Língua

Português

Início

Agosto 2022

Frequência

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

230 Horas

Coordenador do curso

Yamê Reis

Preço

15 parcelas de R$ 1.423,81

Conheça também diferentes áreas de atuação dentro do design de moda, como produto, pesquisa, comunicação, e gestão de negócios.

Data de início: 31/08, segunda e quarta, das 19h às 22h (poderão ocorrer algumas aulas aos sábados).

O mercado de moda amadureceu e não basta apenas vender roupas: é preciso entender posicionamento, pensar identidade e buscar inovação no design e no branding. Para atuar no mercado da moda é preciso dominar habilidades como pesquisa, marketing, branding, mídias sociais, direção criativa e ilustração, além de conhecer o mundo da moda por meio de um diálogo com a cultura de nosso tempo e outras áreas de conhecimento.

Com uma proposta única e completa, o curso de Design de Moda busca a formação de profissionais para atuarem em um dos mercados mais ativos e inovadores do mundo. Você terá a oportunidade de criar e assinar sua própria coleção ao lado de professoras e professores reconhecidos no mercado, aptos para auxiliar durante as aulas e direcionar sua jornada de aprendizado. 

Além de práticas projetuais e um photoshooting em parceria com uma marca de moda escolhida pela instituição, as aulas apresentam técnicas introdutórias de ilustração, para planejar, desenvolver e finalizar a construção da sua própria coleção autoral.

Informação para decidir

Se você ama design de moda e quer fazer parte deste mercado, o curso One Year do IED foi feito para você!

Nosso programa contempla projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

Para atuar no mercado da moda e se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos e tendências, é preciso dominar diferentes habilidades, como: pesquisa, marketing, branding, mídias sociais, direção criativa e ilustração. Conheça o mundo da moda por meio de um diálogo com a cultura de nosso tempo e outras áreas de conhecimento, e desenvolva habilidades necessárias ao empreendedorismo, como análise de cenários e mercados, competências, identificação de colaboradores e planejamento para inovação e diferenciação do seu negócio de moda.

O curso One Year em Design de Moda tem uma abordagem sistêmica e holística sobre o mercado e sobre a atividade do profissional que atua nesta área, com professores especializados e atuantes nas áreas relacionadas às disciplinas do curso, para que os participantes se desenvolvam de maneira transdisciplinar, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, ou mesmo de empreender em projetos autorais.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Curiosidade investigativa e capacidade de correlacionar diferentes movimentos globais e locais são habilidades importantes para quem deseja atuar com Design de Moda. Esse curso foi planejado para receber profissionais de diversas áreas que querem entrar para o mundo da moda, assim como empreendedores e entusiastas, que procuram construir um portfólio com projetos reais, aprofundar seus conhecimentos na área e ampliar seu network para atuar como consultores e estilistas.

Além de práticas projetuais sobre o que é ser stylist e um photoshooting para mídias sociais em parceria com uma marca de moda escolhida pela instituição, as aulas do curso Design de Moda do IED Rio aliam teoria e prática para que você conheça técnicas introdutórias de ilustração, assim como noções básicas de modelagem e saiba escolher materiais têxteis para planejar, desenvolver e finalizar a construção da sua própria coleção autoral, que será apresentada em forma de desfile no final do curso.

Com uma proposta única e completa, o curso de Design de Moda busca a formação de profissionais para atuarem em um dos mercados mais ativos e inovadores do mundo. Você terá a oportunidade de criar e assinar sua própria coleção ao lado de professoras e professores reconhecidos no mercado, aptos para auxiliar durante as aulas e direcionar sua jornada de aprendizado de forma personalizada. 

Além de aprender a definir seu público, tema de coleção, cartela de cores, materiais têxteis, técnicas de beneficiamento e mix de produtos, de modo a criar coerência e autenticidade nas coleções, você também terá acesso aos melhores fornecedores para criar um projeto temático que corresponda às suas expectativas.

Com aulas teóricas online, faremos exercícios para aguçar sua intuição e senso crítico na hora de analisar cenários reais que influenciam comportamentos sociais e de consumo, além de contextualizar alta costura, prêt-à-porter, cultura pop, 4ª revolução industrial e anti-moda ao panorama atual da moda brasileira. 

Também olharemos para o cenário atual da indústria da moda pela ótica dos impactos socioambientais causados, e analisar a partir da conscientização dos legados das culturas afro-indígenas, a identidade da moda brasileira a fim explorar de forma crítica temáticas como apropriação cultural e antirracismo.

Semana Internacional

O programa internacional busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional dominado pela tecnologia digital e os novos valores de governança socioambiental que transformaram as formas e os conteúdos da comunicação das marcas com sua audiência. Durante o percurso em Milão, que acontecerá na prestigiada Semana de Moda, vamos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.

Conteúdos abordados:

Fashion Styling
Stylists são hoje grandes propagadores e comunicadores das marcas e celebridades. Iremos examinar qual é o seu papel na criação da imagem de moda veiculadas pelas marcas e imprensa especializada. De que forma o stylist trabalha associado ao buyer e ao criador pensando estratégias para alavancar produtos? O curso vai apresentar cases de diversas marcas e campanhas, estabelecendo conexões entre a moda e as diferentes áreas da cultura.

Fashion Branding
Iremos abordar como o processo de construção e gestão de marcas é fundamental para gerar diferenciação em cenários competitivos, como o da indústria da moda. Vamos mostrar como fashion brands europeias elaboram suas estratégias para se posicionarem como marcas de relevância no contexto mundial. Discutiremos os desafios dos profissionais que trabalham com Branding no atual cenário de grandes mudanças no comportamento de consumo, focando especialmente nas estratégias que contemplem ações para a interação das marcas com seus públicos no universo on-line.

Retail Tour 
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo. Visitas guiadas às lojas e showrooms com foco no design de interiores, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com interseções entre design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Faremos visitas à Fundação Prada, Museu Giorgio Armani, Galeria Vittorio Emanuelle, lojas de departamento, brechós e outros estabelecimentos para ancorar conteúdos de aulas. Visitas agendadas nos principais museus de moda e design, assim como acompanhar a street style da cidade durante a Semana de Moda de Milão, serão complementos importantes para um mergulho no cenário cultural da cidade.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

O curso Design de Moda foi estruturado em 3 módulos. No primeiro, vamos contextualizar a moda e sua indústria a partir de uma análise da relação com as artes, cultura e sociedade, além de abordar temas como sustentabilidade e economia.

Os tecidos entram no 2º módulo, quando teremos contato com materiais têxteis, práticas de costura e processos de desenvolvimento e gestão de coleções.

Nesta etapa, vamos materializar um produto criado por você para então, no 3º e último módulo, combinar conceitos de imagem de marca e branding às aulas práticas de styling e fotografia para desenvolver em conjunto um photoshooting para mídias sociais em parceria com uma marca de moda escolhida pela instituição. 

Uma vez aprovado pela Banca Examinadora, seu projeto será apresentado num desfile anual oferecido pela Instituição para seus formandos.

Disciplinas

  • Cultura de Moda (9h)
  • Cool Hunting (9h)
  • Moda e Sustentabilidade (6h)
  • Narrativas Afro Indígenas (12h)
  • Desenho de Moda (21h)
  • Materiais Têxteis (12h)
  • Branding e Marketing (9h)
  • Estamparia (15h)
  • Desenvolvimento de Coleção (33h)
  • Moulage (24h)
  • Gestão de Negócios (6h)
  • Visual Merchandising (9h)
  • Styling (12h)
  • Imagem de Moda (9h)
  • Photoshooting Styling (6h)
  • Projeto Individual (27h)
  • Banca de Projetos (11h)

Docentes

Yamê Reis

Coordenador do curso

Veronica Araujo

Rick Yates

Renata Carvalho

Paula Ritto

Maya Marx

Marta Zollinger

Mariana Mansur

Lilyan Berlim

Julia Vidal

Isadora Barros

Eleonora Alves

Daniele Amaral

Cynara Lourenço

Notícias