Laurea Triennale in Video Design - IED Milano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Piergiorgio Gay, Davide Sgalippa

Aprenda a transitar por todas as fases de um projeto e faça vídeos que comunicam sua visão no bacharelado em Video Design em Milão

No bacharelado em Video Design em Milão, será a curiosidade a guiar você para compreender o mundo ao seu redor, você nutrirá seus conhecimentos estudando as produções dos grandes mestres e desenvolverá suas habilidades e sua própria maneira de narrar usando imagens em movimento. Você se dedicará a uma profissão multifacetada, buscando e experimentando seu modo de se expressar.  Você enfrentará um curso desafiador com paixão e entusiasmo e pode ter certeza que, quando chegar ao fim, você estará satisfeito do resultado.

Desde o primeiro ano do curso de Video Design, você aprenderá como se relacionar com o mundo da produção: você escreverá um roteiro, o transformará em imagens, filmará as cenas e para enfim editá-las.

Você recorrerá a diferentes linguagens, como: ficção, publicidade, documentários, videoclipes, vídeoarte, instalações de vídeo interativo e videomapping.

Informação para decidir

Um curso que não cessa de evoluir e que explora novas linguagens e tecnologias

O objetivo do bacharelado em Video Design é ajudar você a desenvolver as habilidades técnicas, operacionais, metodológicas e de conteúdo para trabalhar com as diferentes linguagens de vídeo. 

Participando de projetos reais com empresas, órgãos públicos e associações sem fins lucrativos, você poderá testar todo o conhecimento adquirido. Você se dedicará à experimentação artística, particularmente em relação às técnicas de direção, fotografia, gravação e montagem, além de cuidar de cada detalhe do processo de produção de um vídeo.

Em nossos laboratórios, você desenvolverá técnicas especializadas para a construção dos esquemas narrativos de um roteiro; de tratamento da imagem e dos mecanismos de direção e de gravação; das escolhas estéticas de enquadramento. 

O curso de Video Design é dividido em seis semestres que, passo a passo, tornará você mais confiante e consciente de sua capacidade de projetar produtos audiovisuais de maneira independente.

A bacharelado em Video Design em Milão é pensado para todas as pessoas que veem no ambiente ao seu redor um estímulo para sua criatividade; para aquelas que se abrem ao mundo com curiosidade e encontram nas formas visuais relacionadas à produção de vídeo como a ficção, a publicidade, os documentários, os videoclipes, a vídeoarte, as instalações de vídeo interativo, o videomapping, as principais ferramentas para contar uma história com um olhar autoral. 

Você não precisa ter nenhum conhecimento específico para participar do curso, basta trazer sua curiosidade para explorar todos os meandros do design de vídeo: desde a construção de uma base cultural até o desenvolvimento das habilidades técnicas, bem como o uso de programas para a produção de vídeos.

Ao final do curso de Video Design, você terá desenvolvido um estilo próprio com uma característica que te distingue, trabalhado em sinergia com outros cursos e identificado qual o tipo de linguagem que mais completa seu modo de se expressar.

O bacharelado em Video Design em Milão fornece aos alunos equipamentos atualizados e duas grandes salas de filmagem, uma delas possui um fundo infinito de três lados, equipado com um set de iluminação de fabricação americana; um serviço de empréstimo, que oferece aos alunos a possibilidade de trabalhar independentemente em externa e também uma sala de edição. 

Os nossos docentes são todos profissionais competentes e conhecidos no mercado e estarão ao seu lado em um percurso onde, por ser um curso completo, você poderá experimentar e adquirir competências técnicas, operacionais, metodológicas e de conteúdo no uso de novas tecnologias.

Para nós, este curso é a construção da sua trajetória pessoal, que combina o desenvolvimento da técnica com a evolução de um pensamento crítico pessoal sobre a realidade que nos rodeia: o que você aprenderá não tem a ver apenas com softwares e programas, mas com a capacidade de elaborar uma mentalidade projetual e de transmitir originalidade em seu trabalho.

A metodologia adquirida fará você transitar com destreza nos diversos aspectos da produção: a direção de produtos audiovisuais clássicos com uma narração linear e a produção de vídeos interativos e performativos.

No mundo de hoje, onde a comunicação por vídeo domina todos os meios de comunicação, o video designer é uma profissão em alta e pode ser aplicada em diversos campos: Videomaker para filmes institucionais dirigidos a instituições públicas e grandes empresas; vinhetas e comerciais para redes de televisão e vídeos da web; vídeos para eventos e convênios empresariais; realização de programas de televisão; filmes de concept art; vjing, instalações interativas, exposições e instalações em museus; produção de curtas, médias e longas-metragens; produção de vídeo para as artes cênicas, teatro e desfiles de moda. 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você abordará os temas, tanto teóricos como técnicos, que serão úteis para a construção de um método e de uma base cultural para idear, projetar, apresentar e realizar um produto audiovisual.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
INFORMAÇÕES PARA A ARTE: MEIOS E MÉTODO
ELABORAÇÃO DIGITAL DA IMAGEM
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
EDIÇÃO DE VÍDEO 1
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
SEMIÓTICA DA ARTE
ELEMENTOS DE PRODUÇÃO DE VÍDEO TEATRO



segundo ano

Durante o segundo ano, você testará seus conhecimentos e seu know-how adquirido em projetos, sob a orientação de seus docentes. Você aprofundará ainda mais seus conhecimentos nos programas para o audiovisual e em matérias culturais, que te ajudarão a entender a profissão a partir de uma perspectiva histórica e sociológica, decifrando a atualidade.

VÍDEOGRÁFICA
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
EDIÇÃO DE VÍDEO 2
DIREÇÃO 1
SOUND DESIGN
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
PROJETO DE MULTIMÍDIA 3
INSTALAÇÕES MULTIMÍDIA



terceiro ano

No terceiro ano, você testará suas inclinações na produção de um curta-metragem de ficção e colaborará com os alunos e alunas dos cursos de Design de Mídia e Sound Design, dando forma a um produto multimídia complexo. Finalmente, em seu projeto de conclusão, você mostrará seu próprio estilo expressivo.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
DIREÇÃO 2
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
DIREÇÃO DE ARTE
ELABORAÇÃO DIGITAL DA IMAGEM 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 4

Docentes

Piergiorgio Gay

Diretor

Coordenador do curso

Davide Sgalippa

Coordenador do curso

Massimo Casaroli

Docente

Riccardo Castaldi

Designer de Multimídia    

Roberto Traverso

Autor de Teatro e Cinema

Enrico Maria Brocchetta

Paola Codeluppi

Design Gráfico e Fotografia

Livio Di Miceli

Designer de Vídeo

Vincenzo Fabiano

Diretor de Arte, Designer Visual e Motion Grapher

Paolo Solcia

Gaetano Vaudo

Diretor, consultor em Newton S.p.A.

Dario Gavezotti

Interaction Designer, system integrator, docente

Walter Marocchi

Editor de filmes e músico

Magdalena Barile

Autora teatral e roteirista de TV, professor de técnicas de escrita dramatúrgica

Cristina Proserpio

Diretora de Elenco

Andrea Bettinetti

Diretor documentarista

Francesco Andreola

Freelance Filmmaker, Technical Writer, Digital Video Expert

Veronica Scotti

Montadora de documentários

Debora Magnavacca

Sócia e produtora executiva de Mercurio Cinematografica

Lorenzo Sattin

Ornella Mignone

Raffaele Solaini

Consultor

Giuseppe Baresi

Giorgio Garini

Veronica Tronconi

Notícias