Laurea Triennale in Sound Design - IED Milano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Painè Cuadrelli

Aprenda a expressar uma ideia utilizando o som e crie uma experiência imersiva no primeiro curso italiano de Sound Design.

Ouvir para ver: o bacharelado em Sound Design te ensina como transformar o que você vê em sons e aquilo que se ouve em uma imagem. Daremos a você todas as ferramentas teóricas e práticas para desenvolver com total confiança um projeto de som relacionando áudio e elementos visuais, que sejam capazes de expressar ideias e sensações.

A abordagem projetual será como um mapa que, ano após ano, te guiará não só durante seu percurso aqui conosco, mas em cada paisagem e panorama sonoro que você construirá com os docentes e profissionais do setor, que estarão sempre ao seu lado te orientando, para que você cresça e amplifique seu potencial.

Durante os três anos de curso, você criará trilhas sonoras para eventos e instalações, fará a pós-produção de som para o rádio, cinema, TV e publicidade e definirá a identidade sonora de empresas e de experiências interativas como aplicativos e videogames. E isso é só o início, agora aperta o rec.

Informação para decidir

Um curso transversal que abrange todas as áreas criativas e profissionais dos projetos de som

Durante três anos, aprofundaremos diferentes métodos de estudo e de utilização do som: da teoria passaremos à prática produzindo conteúdos sonoros em nossos laboratórios, chegando até a experimentação multimídia.

O objetivo do curso é fazer você desenvolver uma autonomia criativa e técnica, adquirir uma metodologia crítica em relação aos projetos de som, compreender as ferramentas culturais e tecnológicas de produção e pós-produção e buscar linguagens de expressão novas e ainda inexploradas.

Para se aprofundar nas diversas áreas como a gravação, em estúdio e ao vivo, mixagem, edição de som e efeitos sonoros, serão feitas colaborações com agências, empresas, instituições e profissionais, além da realização de projetos que enriquecerão ainda mais seus conhecimentos e aumentarão suas possibilidades de se inserir no mercado de trabalho ou mesmo se você quiser dar continuidade aos seus estudos.

O curso é destinado a todos que desejam explorar as possibilidades, os estilos e as formas do som, iniciar um percurso de pesquisa no âmbito sonoro e expressar as próprias ideias e personalidade no universo das artes visuais por meio das principais tecnologias. 

O foco do curso é a abertura mental e a curiosidade em relação a todas as áreas de multimídia, videogames, musicais e âmbitos profissionais que privilegiam o som como projeto: quer você já tenha uma experiência com programas de produção musical, quer você tenha uma relação especial com o mundo sonoro, o bacharelado em Sound Design transforma sua paixão em objeto de estudos, para então se tornar sua verdadeira trajetória de vida e profissional. 

Com o IED, você se sentirá parte de uma comunidade de estudantes e professores, colocará os seus conhecimentos em prática aplicando-os em projetos reais de marcas internacionais e colaborará com diversas áreas criativas e profissionais. Você se familiarizará com aquilo que o Sound Designer sabe fazer de melhor: fazer com que as pessoas se comuniquem e que diferentes linguagens dialoguem em uma experiência total.

O bacharelado em Sound Design foi o primeiro curso na Itália, no início dos anos 2000, a aproximar o universo do som, da música e da produção sonora ao mundo dos projetos e da perspectiva multimídia. A partir de então, o curso continuou evoluindo, mas mantendo sempre uma abordagem transversal e uma vocação multidisciplinar e aberta.

O percurso acadêmico tradicional de som é complementado por projetos ligados a conteúdos audiovisuais, de animação e documentários, performances sonoras (musicais, imersivas e multimídia), instalações interativas, projetos em RV e RA e videogame, além de colaborações com museus, festivais e com setores como o da moda, do design e da comunicação.

 Escolher este curso significa explorar todas as possibilidades de uso do som de maneira prática, projetual e baseada na experiência: os laboratórios e as experimentações, em conjunto com o estudo teórico do contexto cultural, são o ponto central do percurso acadêmico e encontram sua máxima expressão nos projetos reais que você realizará ao longo dos três anos de curso.
 
O curso segue as exigências do mercado graças a um corpo docente com experiência e formação em diferentes áreas, trazendo para dentro da sala de aula metodologias e ferramentas que acompanham a evolução dessa profissão. O designer de som é um profissional muito requisitado no campo criativo e técnico: este curso fará você desenvolver uma maior percepção das artes visuais e ampliará seus conhecimentos em tecnologia, parte integrante da expressão sonora.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você conhecerá as ferramentas e o método, compreendendo os diferentes contextos culturais e aprendendo os princípios básicos de uma abordagem prática do som para transformar novas formas criativas em projetos.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA 
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
TECNOLOGIA E APLICAÇÕES DIGITAIS
INFORMAÇÕES PARA A ARTE: MEIOS E MÉTODO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA 1
TÉCNICAS DE GRAVAÇÃO
SOUND DESIGN 1
ÁUDIO E MIXAGEM 1
SEMIÓTICA DA ARTE
HISTÓRIA DA MÚSICA CONTEMPOR NEA 1



segundo ano

Durante o segundo ano, você explorará todas as áreas do universo sonoro e as influências de outras linguagens. Você aprofundará seus conhecimentos tecnológicos durante o desenvolvimento de projetos de logos sonoros, comerciais, aplicativos e instalações.

TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA 2
SOUND DESIGN 2
ÁUDIO E MIXAGEM 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
PROCESSOS E TÉCNICAS DE ESPETÁCULO MULTIMÍDIA
HISTÓRIA DA MÚSICA CONTEMPOR NEA 2
TÉCNICAS PERFORMATIVAS APLICADAS ÀS ARTES VISUAIS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO



terceiro ano

A parte final do curso se concentrará em projetos mais avançados caracterizados por experiências complexas e se concluirá com um projeto de conclusão, onde você poderá expressar de forma totalmente independente sua identidade projetual, desde a ideia inicial, o desenvolvimento até a apresentação do seu trabalho.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
SOUND DESIGN 3
SISTEMAS INTERATIVOS 1
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADAS
DIREITO, LEGISLAÇÃO E ECONOMIA DO ENTRETENIMENTO
PROJETO DE MULTIMÍDIA
SOUND DESIGN 4
 

Docentes

Painè Cuadrelli

Produtor musical, Designer de Som, Dj

Coordenador do curso

Franco Fabbri

Docente

Claudio Gabbiani

Guitarrista e compositor

Gak Sato

Compositor, produtor musical, artista de som, tereminista

Paolo Solcia

Dario Gavezotti

Interaction Designer, system integrator, docente

Taketo Gohara

Produtor Musical, arranjador e designer de som

Matteo Milani

Design de Som & Música

Dario Paini

Designer acústico

Mattia Trabucchi

Alberto Ricca

Docente De Síntese e Técnicas Performativas para as Artes Visuais

Leopoldo Di Lenge

Claudio Buja

Presidente de Universal Music Publishing Ricordi

Fabrizio Foti

Designer de Som, Engenheiro de som direto

Federico Pecoraro

Riccardo Santalucia

Lorenzo Sattin

Lorenzo Di Tria

Jacopo Panfili

Sergio Messina

Músico, Autor radiofônico, Professor, Pesquisador

Raffaele Solaini

Consultor

Tiziana Gemin

Docente de Fenomenologia e curador de Media Art

Giovanni Emilio Simonetti

Docente

Vincenzo Santarcangelo

Ermanno Guarneri

Notícias