Laurea Triennale in CG Animation - IED Milano

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Alessandra Ronco

Crie personagens imaginários e universos em 3D e interaja com eles. Transforme sua imaginação em realidade com o bacharelado em CG Animation em Milão

Se diz “fazer um 3D”, mas se entende criar, construir e dar vida a histórias, cenários, personagens e aventuras interativas. Essa é a magia de quem sabe transformar uma ideia, combinando de maneira original criatividade e tecnologia, com a Computer Generated Animation.

Durante o curso, você poderá concretizar suas ideias em videogames, animações, efeitos visuais, realidade virtual, artes visuais e em todo o mundo da arte 3D, um setor transversal e fundamental para o cinema de animação, a publicidade e o mundo dos games.

Você dará forma e movimento a mundos e criaturas fantásticas e, graças à abordagem extremamente prática do curso, em apenas alguns meses, você será capaz de realizar modelos 3D complexos começando do zero. Nos três anos de curso, você trabalhará em projetos reais ao lado de profissionais, experimentando as mais diferentes áreas de um setor com muitas possibilidades, para poder identificar sua especialização e os passos que você dará no futuro.

Informação para decidir

O curso para você explorar todas as possibilidades da produção em 3D

O bacharelado em CG Animation em Milão fornece todas as ferramentas para enfrentar com confiança e competência o mundo complexo da produção e da comunicação visual. Você adquirirá os conhecimentos técnicos e instrumentais, além de noções teóricas e metodológicas transversais, para modelar e dar vida a personagens e construir ambientes e objetos reais ou de fantasia. 

O objetivo do curso é formar profissionais que conheçam todos os aspectos da produção em 3D e que sejam capazes de exercer as diferentes funções que fazem parte deste setor, para então identificar em qual área se especializar.

Os cursos verticais e as atividades acadêmicas em todas as áreas da profissão (animação, jogos, efeitos visuais, realidade virtual e muito mais) te ajudarão a ganhar confiança e novos conhecimentos, preparando você para a realização do seu projeto de conclusão.

O bacharelado em CG Animation é voltado para todas as pessoas apaixonadas pela tecnologia, pelo cinema, pelos quadrinhos, pelos videogames, pelo desenho animado, pela realidade virtual e pelas artes visuais. Se você já conhece um pouco da área, será ainda mais fácil iniciar o percurso acadêmico e traçar um caminho para seu futuro profissional.

Esse curso foi pensado levando em consideração todos aqueles que sentem a necessidade de criar e liberar a própria imaginação, de criar personagens e mundo fantásticos, de aprender a reproduzir a realidade com tanta precisão chegando ao ponto de enganar o espectador ou de realizar criaturas e cenários nunca vistos.

O curso é direcionado para as pessoas que procuram áreas de atuação verticais e específicas como Artista 3D, Artista de Games, Designer de Personagem e Animador 3D, Texturas, Shader e Artista de Iluminação, Designer VFX e Artista RV. 

Com o bacharelado em Animação CG em Milão, você será o protagonista de suas primeiras experiências profissionais e de vários projetos em colaboração com agências, empresas e instituições. Os professores serão uma parte fundamental do processo: com eles você poderá aprender não apenas o conteúdo presente no programa de estudos, mas todos os truques e segredos da profissão.

Uma das principais razões para escolher este curso é a sua característica multidisciplinar: além das técnicas em 3D, você adquirirá conhecimentos de direção, de escrita e de filmagem, bem como de disciplinas histórico-críticas, sociais, econômicas e de gestão. Você também terá a oportunidade de trabalhar com alunos e alunas de outros cursos ligados à área de animação, tais como Design de Mídia, Video Design, Ilustração e Sound Design, a fim de criar projetos articulados que percorram o mundo da comunicação visual.

O curso segue todas as evoluções e exigências do mercado e tem como objetivo ajudar você a encontrar seu espaço no mundo do trabalho junto de equipes italianas ou internacionais na indústria do entretenimento, tais como estúdios de produção e pós-produção, empresas de desenvolvimento de games, agências de comunicação ou estúdios de design. 

Em três anos, você adquirirá confiança e independência para explorar todas as funções e técnicas necessárias no mundo do 3D, para depois, de maneira autônoma, escolher área que melhor te representa.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você começará a se familiarizar com as ferramentas técnicas, culturais, metodológicas e projetuais básicas para desenvolver o domínio técnico e metodológico. Essa primeira etapa será útil para que você aprenda a gerenciar o fluxo técnico e criativo e elaborar novas formas de transpor sua criatividade em projetos. 

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
TEORIA E ANÁLISE DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL
INFORMAÇÕES PARA A ARTE: MEIOS E MÉTODO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 1
CINEMATOGRAFIA
PROJETO DE MULTIMÍDIA 1
CULTURAS DIGITAIS
SEMIÓTICA DA ARTE
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL – COMPUTAÇÃO 3D 1



segundo ano

Durante o segundo ano, você terá a oportunidade de aprofundar, experimentar e colocar em prática as noções metodológicas e teóricas em projetos transversais. Você experimentará as diversas etapas do projeto e compreenderá o funcionamento de vários campos profissionais.

TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 2
PROJETO DE MULTIMÍDIA 2
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SISTEMAS INTERATIVOS 1
DIREÇÃO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL- COMPUTAÇÃO 3D 2
ANATOMIA DA IMAGEM
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO



terceiro ano

No último ano, você participará de cursos verticais e atividades acadêmicas em todas as áreas de especialização da CG Animation (animação, games/interatividade, vfx etc.) que se concentrarão em um projeto de conclusão de sua escolha, no qual você poderá demonstrar independência, seu estilo e uma identidade bem precisa.

TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DIGITAL 3
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
PROJETO DE MULTIMÍDIA 3
SISTEMAS INTERATIVOS 2
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL- COMPUTAÇÃO 3D 3
PROJETO DE MULTIMÍDIA 4

Docentes

Alessandra Ronco

Coordenador de Corso CG Animation

Coordenador do curso

Lorenzo Denova

Artista 3D e Docente

Davide Famoso

Giorgio Ghisolfi

Diretor e docente

Laura Fiori

Ernesto Paganoni

Docente

Jacopo Panfili

Gianluca Squillace

Yuri Perrini

Animation Supervisor, CCO e Co-Fundador de @MVT Studios

Antonino Amoroso

Mirko Capuzzo

Michele Zelioli

Compositor Digital

Maurizio Galardo

Chief Technologist 3D Visualization and XR

Andrea Cespa

Massimo Comuzio

Matteo Pastorino

Alessandro Feliciani

Regis Rodriguez Roman

Notícias