Arts Management

Língua

Inglês

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

1 Ano

Coordenador do curso

Daria Filardo, Francesco Dobrovich

Preço

20.100 €

Realize e gerencie projetos culturais e viva uma experiência inovadora e interdisciplinar na Pós-graduação em Arts Management em Florença e Roma

A Pós-graduação em Arts Management em Florença e Roma forma Art managers profissionais em um ambiente cultural de excelência em 3 capitais artísticas da Itália (Florença, Roma, mas também Veneza, onde acontecerá um workshop de uma semana). Juntos, desenvolveremos uma identidade profissional caracterizada por um espírito humanista, ligado às artes, e pelo empreendedorismo, combinando criatividade e ação.

Nesse curso, você estará envolvido na realização e gestão de eventos e projetos culturais inovadores. Você aprenderá as competências projetuais, logísticas, de marketing e negócios, além de saber adaptar e mediar conteúdos, artistas e espaços, três elementos fundamentais para um evento de sucesso e com os quais você aprenderá a trabalhar.

Informação para decidir

A Pós-graduação que toca todos os aspectos de criação, realização e gestão dos eventos ligados ao mundo da arte e da cultura

A Pós-graduação em Arts Management em Florença e Roma visa fornecer e consolidar todas as ferramentas teóricas e práticas para organizar o desenvolvimento do projeto de um evento no mundo da arte e da cultura, desde a análise das necessidades até o orçamento e planejamento da comunicação, passando pelas lógicas de captação de recursos.

Em uma realidade prática que incentiva a interdisciplinaridade, a troca de conhecimentos e o trabalho em equipe, você viverá 11 meses de aulas e atividades presenciais, visitas a museus, galerias, sítios arqueológicos e realizará de projetos.

A Pós-graduação é dividida em dois módulos operativos: o de Florença é concentrado, principalmente, nos projetos e na organização de eventos e exposições nos campos das artes visuais e performáticas. A excelência dos museus florentinos é uma fonte de grande inspiração para os futuros Art Managers; o módulo romano, por sua vez, segue uma abordagem crossmedia da produção de arte.

A sua tarefa em seu projeto de conclusão será criar e gerenciar uma produção cultural na cidade de Roma, colocando à prova suas habilidades culturais, organizacionais e técnicas. A Pós-graduação também reserva uma semana especial de encontros no Peggy Guggenheim Museum em Veneza. 

A Pós-graduação em Arts Management em Florença e Roma é destinada às pessoas com um diploma de graduação nas áreas de humanas, de artes ou em economia, bem como àquelas formadas no campo criativo ou com pelo menos dois anos de experiência profissional no setor das artes e da cultura.

O curso é dedicado a quem quer combinar a própria paixão pela arte com qualidades organizativas. Para quem procura um ambiente multicultural, conexões internacionais com especialistas para crescer na carreira e ampliar sua visão, bem como seu pensamento criativo.

Como um Art Manager, você será um profissional requisitado no contexto artístico contemporâneo, com conhecimentos horizontais como o planejamento de festivais, museus e exposições ou a comunicação museológica focada no storytelling e design de exposições.

A Pós-graduação em Arts Management em Florença e Roma é a escolha certa para quem quer se transformar em um profissional completo para coordenar cada fase e processo de produção de um evento cultural de maneira única, consciente e, sobretudo, com uma linguagem pessoal.

Em um cenário crescente, evolutivo e tão articulado como o mundo da arte, a Pós-graduação oferece um curso avançado que faz da atualização contínua sua marca registrada e é um ponto de referência para os responsáveis da produção e circulação da cultura visual. Seu papel será central para as instituições culturais: você gerenciará recursos, assim como ferramentas de comunicação inovadoras e flexíveis, além disso, você desenvolverá e adaptará estratégias criativas complexas em diferentes contextos.

O curso, que tem uma forte tendência internacional, é uma oportunidade única para explorar as três capitais artísticas italianas e os incríveis patrimônios culturais de cidades como Florença, Roma e Veneza. Mais do que uma Pós-graduação, o curso é uma imersão completa no tema de maneira interdisciplinar, que abrange um amplo conjunto de habilidades e é estruturado na prática, que leva em conta tanto as artes visuais quanto as artes performáticas, bem como o conhecimento projetual, de gestão, dos negócios e da captação de recursos.

Graças à participação de parceiros importantes, como algumas instituições do mundo da arte (incluindo a Fondazione Palazzo Strozzi, Peggy Guggenheim Collection, MUS.E, MIBAC), você terá a oportunidade de conhecer os especialistas do ambiente artístico e cultural e entrar no mercado de trabalho.

Programa de Estudos

Programa de estudos

A Pós-graduação em Arts Management em Florença e Roma é estruturada em dois módulos. O primeiro se concentra na construção de uma base cultural e histórica sobre o cenário artístico, gerenciamento de projetos, planejamento e habilidades organizacionais por meio de aulas teóricas e estudos de casos internacionais. No segundo módulo, o programa aborda, de maneira operativa, a gestão de projetos em todos os seus aspectos, desde o planejamento estratégico até a identidade visual, orçamento e produção.

Docentes

Daria Filardo

Historiadora da arte, curadora, educadora.

Coordenador do curso

Francesco Dobrovich

Empreendedor cultural

Coordenador do curso

Alessio Boi

Consultor freelancer para projetos culturais e de comunicação

Antonio Scuderi

Empreendedor, Gestor e Jornalista profissional

Giuliana Ciancio

Gerente de Projetos Culturais e Produtora Criativa

Dario Corna

Rita Duina

Nicola Ciancio

Autor, Curador e Gerente de projetos culturais e Diretor Criativo de eventos

Cristina Spinelli

Isabella Ahmadzadeh

Michele Trimarchi

Simona Petrollini

Diretora de Arte

Lorenzo Di Las Plassas

Pietro Gaglianò

Curador

Carlotta Garlanda

Dizem sobre nós

Anna Shvets

Assel Akhmedhzanova

Elisa Bono

Emma Hamilton

Gildo Medina

Giuseppe Veronesi

Notícias