IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EVENTOS

DESIGN DE PIJAMA: A HISTÓRIA DO DESIGN ITALIANO EM CASA

  • Slideshow

A história do design italiano em casa é o tema do ciclo Design de Pijama, organizado pelo Consulado da Itália em São Paulo, Instituto Italiano de Cultura (IIC-SP) e IED como uma forma de levar para as casas de curiosos e entusiastas do design informações sobre alguns dos objetos mais emblemáticos do design italiano e da cultura do país.

Ao longo do mês de agosto, a história de 20 desses objetos será contada pela jornalista italiana e especialista em design Chiara Alessi por meio de minivideos que serão publicados em nossas redes sociais (@iedsp), convidando todos a redescobrir a beleza dos objetos de design que faziam — e fazem — parte do cotidiano de italianos e amantes do design.

Para tornar essa experiência ainda mais enriquecedora, dois bate-papos ao vivo no YouTube do IED marcam o início e o fim desse ciclo, mediados pelo coordenador de Design de Interiores e Design de Mobiliário Alexandre Salles, que é também um grande conhecedor do design italiano, com participação de Guto Requena, Ludovica Leone, Filippo La Rosa, Michele Gialdroni, Stefano Carta Vasconcellos e Chiara Alessi.

Confira a programação e inscreva-se para participar!


6 DE AGOSTO, 17h30 > ASSISTA!

No dia 6 de agosto, às 17h30, o ciclo Design de Pijama tem início com uma conversa ao vivo entre o Cônsul Geral da Itália em São Paulo Filippo La Rosa, o diretor acadêmico do IED Brasil Stefano Carta Vasconcellos, e o diretor do IIC-SP Michele Gialdroni, além do depoimento de Chiara Alessi e a exibição dos vídeos inaugurais da série, sobre a Vespa, a Moka e a garrafa Campari.

20 DE AGOSTO, 17h30

No dia 20 de agosto, no mesmo horário, a conversa é entre o arquiteto e designer Guto Requena, a arquiteta Ludovica Leone, o Cônsul Geral da Itália em São Paulo Filippo La Rosa e o designer e diretor acadêmico do IED Brasil Stefano Carta Vasconcellos, que abordam os objetos de design menos conhecidos e outras sutilezas do design italiano.


Chiara Alessi (Verbania, 1981) é jornalista e ensaísta no campo do design. Colabora com algumas das principais revistas italianas do setor, como Domus, Interni, Icon e Klat, além de vários jornais.
Autora de uma série de provocantes livros sobre o design, entre os quais Dopo gli anni Zero. Il nuovo Design italiano (Edizioni Laterza, 2014) e Design senza Designer (Edizioni Laterza, 2016), publicou, em 2018, o ensaio Le Caffettiere dei miei Bisnonni, pela editora UTET de Turim. Nesse mesmo ano, foi curadora da seção contemporânea da décima primeira edição da Triennale Design Museum, onde colocou em cena uma loja ativa e realmente funcional. Atualmente, é professora do Politécnico de Milão.


Filippo La Rosa é cônsul-geral da Itália em São Paulo. Formado em Direito pela Universidade La Sapienza, em Roma, foi consultor de internacionalização para pequenas e médias empresas e iniciou a carreira diplomática em 1997, atuando no Ministério das Relações Exteriores da Itália, foi conselheiro diplomático, e responsável pelas relações econômicas e comerciais bilaterais na Embaixada da Itália em Brasília, onde também foi vice-chefe de missão. Em agosto de 2018, assumiu o Consulado Geral da Itália em São Paulo.



Michele Gialdroni
é diretor do Istituto Italiano di Cultura em São Paulo. Gestor cultural com vasta experiências em relações internacionais, gestão de eventos, mídia impressa e canais de transmissão, atuou em diversos órgãos italianos pelo mundo, como a Comissão Nacional Italiana da UNESCO, Ministério de Relações Exteriores, Instituto Italiano de Cultura em Stuttgart, Montevideo e, desde 2018, em São Paulo.


Guto Requena é formado em Arquitetura e Urbanismo e mestre pela USP com a dissertação Habitar Híbrido: interatividade e experiência na era da cibercultura. Em 2008, fundou o Estúdio Guto Requena e, desde então, recebeu diversos prêmios, palestrou e expôs em mais de 20 países. Entre 2012 e 2015, foi colunista de design, arquitetura e urbanismo no jornal Folha de São Paulo, além de colaborar com diversas revistas. Desde 2011, Guto cria, roteiriza e apresenta séries para TV, web e cinema.


Ludovica Leone é graduada em Arquitetura — Projeto Arquitetônico pela Universitá degli Studi Roma Tre. Após um ano de estudos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Minho, em Portugal, mudou-se para São Paulo, em 2011, começando sua trajetória profissional. Com experiências em projetos de arquitetura nos escritórios LoebCapote e Mauro Munhoz Arquitetura, complementou sua formação acadêmica com a pós-graduação Lato Sensu em Geografia, Cidade e Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Associação Escola da Cidade. Em 2016, começou sua colaboração com o Estúdio Guto Requena, ao qual se associou em 2019. Diretora do escritório e coordenadora do Núcleo de Arquitetura, gerencia os processos operacionais, desde o atendimento ao cliente ao controle de qualidade dos projetos. Com foco no desenvolvimento de projetos de interiores corporativos, hoje lidera a área de pesquisa sobre o futuro dos espaços de trabalho.


Stefano Carta Vasconcellos é diretor acadêmico do IED Brasil, formado em Economia e em Design de Produto pelo IED Cagliari. É o fundador do estúdio de design que leva seu nome, desenhado como centro inovador que combina a prática artesanal com a fabricação digital para criar acessórios de escritório e cozinha até peças de mobiliário, como o CelerFurniture e CucinaLeggera, projeto que lhe rendeu o SaloneSatellite Award, sendo o primeiro designer italiano a receber o prêmio do Salone de Mobile de Milão, além de exibições na MakerFaire de Roma, no Festival Operae, em Turim, e na Triennale de Milão de 2016.


Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana formado pela FAU-USP e coordenador dos cursos de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo e de One Year em Design de Mobiliário no IED São Paulo. Com vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura, fundou em 2011 o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.

INSCREVA-SE

DATA E HORA

6 e 20 de agosto de 2020, às 17h30

LOCALIZAÇÃO

#EmCasa

Desculpe! Este formulário não existe mais.

 

 

 

 

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.