IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
PóS-GRADUAçãO

Experiência do Usuário (UX)

PRESENCIAL
400 horas
Em breve
terças e quintas
das 19h30 às 22h45
Tenho interesse
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Quer mais informações?

Por quê?

O mercado demanda profissionais com visão crítica, porém, com capacidade de execução: idealizar, projetar, construir e avaliar a experiência do usuário já se tornaram obrigação de todo e qualquer negócio criativo ou inovador, passando de diferencial para essencial. E o curso de pós-graduação em Experiência do Usuário busca preencher essa lacuna.

Para quem?

Profissionais de quaisquer áreas interessados em uma compreensão global de projetos que considerem o design centrado no usuário e que busquem dominar as competências, habilidades e ferramentas necessárias para refletir e projetar excelentes experiências para os usuários de produtos e serviços, tanto digitais quanto analógicos.

Como é?

O curso apresenta, de forma detalhada, técnicas de UX (User Experience), como arquitetura da informação e pesquisa com usuário, entre outras. E os alunos conhecem diferentes aspectos e tipos de projeto, bem como estratégias de negócios e liderança em design, além de desenvolverem, ao final do curso, um projeto real respondendo a uma necessidade de mercado.


CURSO

Por sua multidisciplinaridade, o curso tem atraído e formado profissionais de diversas áreas, como linguistas, educadores, artistas, arquitetos e, sobretudo, designers gráficos que estão migrando ou desejam migrar para o digital, e cientistas da computação, que desejam agregar competências criativas a sua atuação.

A cada encontro, são trabalhadas atividades práticas conjugadas com fundamentação teórica e validação conceitual. O arcabouço teórico do curso se apoia nas teorias e na história do design, fundamentadas por aspectos do pensamento sistêmico e de teorias da complexidade.

ENTREGA

O curso de pós-graduação oferece aos profissionais o aprimoramento na compreensão das múltiplas faces do design de interação e dos agentes envolvidos, como etapas de pesquisa, design thinking, prototipagem, estratégias de marketing e lógica de programação, bem como a compreensão dos relacionamentos entre as partes, sejam elas estéticas, técnicas ou humanas.

O conteúdo visa desenvolver um olhar holístico e sistêmico, fundamental para que o aluno seja capaz de conectar os diferentes elementos e agentes. Também é parte importante do curso estimular atividades que busquem a compreensão do outro de maneira ética. Um design mais alinhado com o usuário significa estabelecer uma relação melhor do usuário com o produto.

MASTERCLASS

Com um encontro por semestre, a pós-graduação do IED São Paulo oferece três masterclasses como parte da grade curricular dos cursos, convidando profissionais de renome no mercado para apresentar temas interdisciplinares e relevantes ao universo do design, da tecnologia e da inovação, garantindo ao aluno uma visão ampla e real do mercado atual e do futuro.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


    Informe os dados abaixo para baixar o arquivo




    Baixe o programa do curso

    COORDENAÇÃO

    RICARDO COUTO

    Apaixonado pela criação e produção de artefatos digitais elegantes, esteticamente cativantes e, sobretudo, úteis, Ricardo Couto é designer de interação com quase 20 anos de experiência. Atualmente, é head de product design da fintech Lendico, local leader da IxDA São Paulo (Interaction Design Association), professor e contínuo estudante da Psicologia Cognitiva e da Ciência da Informação.

    PROFESSORES

    CAIO VASSãO

    -

    Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, e professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.


    CARLA DE BONA

    +

    Designer com mestrado em comunicação e semiótica e com mais de 12 anos de experiência de mercado. É consultora para projetos de design sprint e UX/UI design em empresas e startups e atua também fazendo mentoria de UX para startups. Em 2007, foi 2º lugar do WorldSkills Competition e hoje é mentora de jovens designers nessa competição. É também empreendedora, cofundadora da {reprograma}.


    CAROL TOLEDO

    +

    Bacharel e mestre em Artes Visuais com especialização em Mídias Digitais, Carolina Toledo é designer, programadora e docente nas áreas de UX, Design de Interfaces e Programação Web, nas quais atua profissionalmente desde 2001. Como gerente de Produto Digital na Astec.design, já desenvolveu projetos para clientes de diversos segmentos, como Philips, Pro Matre Paulista, Chivas Regal, Natu Nobilis, Filiperson, Mario Sergio Cortella, Intermarine, Ventisilva, Enjoy House, Fruit de la Passion e Banese. Na DoctorApp, atua na intersecção entre UX, tecnologia e negócios, como responsável pelo desenvolvimento de produtos digitais para a área da saúde. É professora na pós-graduação em Experiência do Usuário (UX) e nas graduações em Design Gráfico e Digital e Design de Produto e Serviço do IED São Paulo (2013-atual), com destaque para o ensino de Design de Interfaces e Programação para Criativos. Lecionou na pós-graduação em Design de Experiência (UX) e na graduação em Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi (2017-2019). De 2005 a 2016, atuou como docente nas graduações em Artes Plásticas e Licenciatura em Educação Artística da Faculdade Santa Marcelina, em cursos de extensão universitária (Webdesign e E-commerce) e como pesquisadora do grupo Arte & Meios Tecnológicos CNPQ/FASM-SP.


    ELISA VOLPATO

    +

    Formada em jornalismo e pós-graduada em pesquisa de mercado pela USP, trabalha com experiência do usuário (UX) desde 2005. Passou pela Try Consultoria, AgênciaClick e UOL, Predicta e Itaú (área de inovação). É cofundadora do TESTR – ferramenta de teste de usabilidade remoto, em que cuida do desenvolvimento do produto. Também é professora e mentora de UX em aceleradoras de startups.


    FERNANDO SOUZA

    +

    Fernando Souza é consultor e Professor de Negócios Digitais, Marketing e Mídias Sociais, publicitário, palestrante e empreteco. Possui 20 anos de atuação no mercado digital e 10 como empreendedor. É docente na São Paulo Digital School, Mirago, entre outras, e também nas pós-graduações de UX e Marketing e Comunicação de Moda no IED, Marketing e Negócios na FIA e E-commerce na FEI, além de palestrar em convenções, capacitar equipes e conduzir treinamentos e workshops para diversas instituições, entre elas: Globosat, Hospital Israelita Albert Einstein, Jornal do Commercio, Danone, Vida Funcional, Sabrina Sato, Outlet Lingerie, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, G.O.Eyewear (Cartier, Montblanc, Ana Hickmann etc.), Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass e Shopping Eldorado. Desenvolveu projetos para Editora Planeta, Alpargatas, Instituto Rodrigo Mendes, Portal Lunetas, Aprendiz, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Alana, Corinthians, Editora Abril, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.


    GUILHERME KUJAWSKI

    +

    Mestre pela Donau-Universität Krems, centro de excelência em new media art, na Áustria, e doutor em Estética do Ecodesign pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou por mais de 10 anos como coordenador do ItauLab, laboratório de inovação do Instituto Itaú Cultural, e foi curador do mais importante programa de artes digitais do Brasil, o Emoção Art.ficial.


    ROBSON SANTOS

    +

    Graduado em Design (Esdi — Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas e sistemas digitais, e gerente de pesquisa e desenvolvimento no Luizalabs — área de tecnologia e inovação do Magalu.


    ROGER PASCOAL

    +

    Consultor com 20 anos de experiência em conteúdos e mídias digitais, atua em projetos de inovação em Comunicação, Design e Transformação Digital. É jornalista pela Unesp/SP e mestre e doutor em Design Digital pela PUC/SP. No início da carreira, atuou como repórter e editor cobrindo temas nas áreas de Ciência e Tecnologia. Depois, foi coordenador e diretor em produtoras de conteúdo digital e diretor responsável pelo portal da Universidade de São Paulo/USP. Como produtor e designer, desenvolveu projetos de mídia digital envolvendo conteúdo, interface, programação web/frontend e metodologias ágeis. Como professor, lecionou em cursos superiores de Jornalismo, Relações Públicas e Design de Interação e UX/Experiência do Usuário. Como consultor, já facilitou processos de cocriação de conteúdo, mídias e estratégias digitais em diferentes segmentos para empresas como B3, Roche Farmacêutica, Senac e Edenred/Ticket. É fundador e gestor de projetos na consultoria de codesign e colearning Trixco.

    Início das aulas: Em breve
    Dias: terças e quintas
    Horário: das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.752,75
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento

    DISCIPLINAS
    UX – User Experience18h
    Sociedade e tecnologia18h
    Pesquisa com Usuários36h
    Complexidade e metadesign18h
    Inovação e design thinking18h
    Visual design (UI)36h
    Arquitetura da Informação18h
    Redação para UX (UX writing)18h
    Design de Serviço18h
    Internet das coisas18h
    Métodos e técnicas de avaliação18h
    Gamificação e engajamento18h
    Design system e designops18h
    Estratégia de produto18h
    Negócios Digitais18h
    Gestão do design18h
    Projeto I, II e III9h
    Trabalho de conclusão de curso (TCC)40h
    Masterclass e mentoring27h


    CURSOS RELACIONADOS
    05/05/2021
    36 horas
    ONLINE
    Design Thinking
    Em breve
    144 horas
    PRESENCIAL
    Service Design
    Outubro/2021
    400 horas
    PRESENCIAL
    Design Estratégico e Inovação
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.