IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
PóS-GRADUAçãO

Experiência do Usuário (UX)

PRESENCIAL
18 meses
07/04/2020
Terças e Quintas: 19h30 às 22h45
Candidate-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

O mercado demanda profissionais com visão crítica, porém com capacidade de execução: idealizar, projetar, construir e avaliar a experiência do usuário já se tornaram obrigação de todo e qualquer negócio criativo ou inovador, passando de diferencial para essencial.
O curso de pós-graduação em Experiência do Usuário busca preencher essa lacuna.

Para quem?

Profissionais de quaisquer áreas interessados em uma compreensão global de projetos que considerem o design centrado no usuário e que busquem dominar as competências, habilidades e ferramentas necessárias para refletir e projetar excelentes experiências para os usuários de produtos e serviços, tanto digitais quanto analógicos.

Como é?

O curso apresenta, de forma detalhada, técnicas de UX (User Experience), como arquitetura da informação e pesquisa com usuário. Os alunos conhecerão diferentes aspectos de projeto, como o uso de interfaces naturais, internet das coisas (IoT),  estratégias de negócios e gestão de liderança em design.


CURSO

Por sua multidisciplinaridade, o curso tem atraído e formado profissionais de diversas áreas, como linguistas, educadores, artistas, arquitetos e, sobretudo, designers gráficos, que estão migrando ou desejam migrar para o digital, e cientistas da computação, que desejam agregar competências criativas a sua atuação.

A cada encontro, são trabalhadas atividades práticas conjugadas com fundamentação teórica e validação conceitual. O arcabouço teórico do curso se apoia nas teorias e na história do design, fundamentadas por aspectos do pensamento sistêmico e de teorias da complexidade.

ENTREGA

O curso de pós-graduação oferece aos profissionais o aprimoramento na compreensão das múltiplas faces do design de interação e dos agentes envolvidos, como etapas de pesquisa, design thinking, prototipagem, estratégias de marketing e lógica de programação, bem como a compreensão dos relacionamentos entre as partes, sejam elas estéticas, técnicas ou humanas.

O conteúdo visa desenvolver um olhar holístico e sistêmico, fundamental para que o aluno seja capaz de conectar os diferentes elementos e agentes. Também é parte importante do curso estimular atividades que busquem a compreensão do outro de maneira ética. Um design mais alinhado com o usuário significa estabelecer uma relação melhor do usuário com o produto.

SEMANA INTERNACIONAL

Os alunos de pós-graduação têm acesso a uma semana internacional em uma das sedes do IED Europa, onde serão introduzidos a áreas distintas do design por meio de conteúdo teórico atrelado a experiências no mercado do design – eventos relacionados, visitas técnicas, entre outros.

A acontecer nos meses de julho ou setembro, o módulo se divide em cinco dias e oferece aos participantes a oportunidade de expandir seu networking com profissionais de diversas áreas do design, alunos e professores do IED Europa.

MASTER CLASS

Com um encontro por semestre, a pós-graduação do IED São Paulo oferece três master classes como parte da grade curricular dos cursos, convidando profissionais de renome no mercado para apresentar temas interdisciplinares e relevantes ao universo do design, da tecnologia e da inovação, garantindo ao aluno uma visão ampla e real do mercado atual e do futuro.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

RICARDO COUTO

Apaixonado pela criação e produção de artefatos digitais elegantes, esteticamente cativantes e, sobretudo, úteis. Designer de Interação com mais de 15 anos de experiência. Atualmente é Head de UX da fintech RecargaPay e fundador da Semantics – Consultoria em UX e Pesquisas, professor universitário e contínuo estudante da Psicologia Cognitiva e da Ciência da Informação.

PROFESSORES

ANITA CAVALEIRO

-

Mestra em Artes Visuais com ênfase em Multimeios, tendo desenvolvido a pesquisa “Sobre jogos e não-jogos: um estudo sobre exposições de jogos digitais experimentais”. Foi curadora do FILE Games Festival, e hoje atua como docente e pesquisadora, ministrando cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Jogos Digitais e Analógicos, Narrativas Interativas, Design Gráfico e Ilustração.


CAIO VASSãO

+

Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo.
Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.


CARLA DE BONA

+

Designer com mestrado em comunicação e semiótica e com mais de 12 anos de experiência de mercado. É consultora para projetos de design sprint e UX/UI design em empresas e startups e atua também fazendo mentoria de UX para startups. Em 2007, foi 2º lugar do WorldSkills Competition e hoje é mentora de jovens designers nessa competição. É também empreendedora, cofundadora da {reprograma}.


ELISA VOLPATO

+

Formada em jornalismo e pós-graduada em pesquisa de mercado pela USP, trabalha com experiência do usuário (UX) desde 2005. Passou pela Try Consultoria, AgênciaClick e UOL, Predicta e Itaú (área de inovação). É cofundadora do TESTR – ferramenta de teste de usabilidade remoto, em que cuida do desenvolvimento do produto. Também é professora e mentora de UX em aceleradoras de startups.


ROBSON SANTOS

+

Pesquisador e professor em User Experience, atua como designer estratégico para o desenvolvimento de produtos digitais na PorQueNão?. Passou por empresas como Itaú e Nokia e com experiência em pesquisa com usuários, usabilidade e concepção de produtos digitais. É consultor e pesquisador em Experiência do Usuário, mentor na Interaction Design Foundation (IDF) e líder local na Interaction Design Association (IxDA SP).

Início das aulas: 07/04/2020
Horário: Terças e Quintas: 19h30 às 22h45
Duração: 18 meses
Inscrições até: 07/04/2020

Valores:
18 parcelas de R$ 2.337,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 36x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.


CURSOS RELACIONADOS
16/10/2019
36 horas
PRESENCIAL
Design Thinking for Business
25/04/2020
144 horas
PRESENCIAL
Service Design
07/04/2020
400 horas
PRESENCIAL
Design Estratégico e Inovação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.