IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Smart Cities: Design para Cidades do Futuro

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
Abril/2018
Candidate-se
ou

Desenvolva todo o seu potencial criativo, com portas abertas para o mundo e para o design.
Para participar do processo de seleção de alunos do IED, preencha o formulário abaixo e nós agendaremos uma entrevista com você.

Sexo



entre em contato para pedir mais informações
Sexo

RG / RNE / Passaporte



Por quê?

O enorme crescimento urbano e a grande evolução tecnológica dos últimos 100 anos transformaram definitivamente a sociedade. O design para as cidades do futuro pode melhorar a conectividade, a sustentabilidade e a mobilidade urbana criando cidades inteligentes.

Para quem?

Designers, arquitetos, urbanistas, gestores, e outros profissionais e estudantes das áreas, interessados em aplicar conceitos de sustentabilidade, mobilidade, e tecnologias de conectividade em projetos para as cidades inteligentes e com qualidade de vida.

Como é?

O curso promove a integração de conhecimentos nas áreas de sustentabilidade, conectividade e mobilidade através de blocos teóricos específicos e promove projetos com empresas parceiras de cada área. Culmina com uma semana de Smart Cities no IED Barcelona.


O curso de One Year em Smart Cities – Design para Cidades do Futuro, oferecido pelo IED São Paulo, é voltado para profissionais que buscam uma compreensão holística da sociedade, o conhecimento prático e técnico para criar cidades inteligentes, inclusivas e sustentáveis.

Ao longo do curso serão abordadas as bases fundamentais sobre Big Data e Smart Cities, Sustainable Urban Design Strategies e Mobilidade Urbana. Cada um, formando um bloco teórico-prático, com especialistas das áreas e projetos desenvolvidos com empresas. A partir de briefings formulados em conjunto pelo o IED e as empresas parceiras, o conhecimento é consolidado em aplicações práticas reais. O curso tem ênfase na integração do conhecimento teórico de áreas distintas, pela criação de soluções para a cidades através da prática projetual e da experimentação.

O curso integra ao processo de projeto de design de mobilidade urbana e de cidades inteligentes, o questionamento da qualidade ambiental e social, através da familiarização dos alunos à problemática atual e às possibilidades tecnológicas. Investiga os novos metabolismos socioeconômicos, os modelos de gestão e criação, as interfaces, os sistemas de tecnologia da informação, a eficiência no uso de recursos, os novos paradigmas da mobilidade e as novas agendas urbanas.

O curso possui um módulo internacional no IED de Barcelona e outro no IED do Rio de Janeiro, criando contrapontos essenciais para a compreensão das propostas de design para cidades do futuro.

 

Módulo Internacional: IED Barcelona

O módulo internacional no IED Barcelona traz a oportunidade de conhecer de perto uma referência mundial na área de Smart Cities, possibilitando a expansão de network em fóruns específicos. Barcelona transformou-se através da implantação tecnologias responsivas por sistemas urbanos incluindo transporte e público, estacionamentos, iluminação pública e coleta de lixo.    

Além disso, Barcelona traz a oportunidade de visitar a Expo Smart Cities e conhecer as tecnologias e tendências que ditarão o futuro das cidades.

 

MÓDULO INTERNACIONAL

Barcelona

Design inovador e gestão criativa para cidades e negócios inteligentes
Saiba mais sobre a sede em Barcelona


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

ARTUR GRISANTI MAUSBACH

ARTUR GRISANTI MAUSBACH é PhD em design de veículos pelo Royal College of Art (Londres) e pesquisador na área de sustentabilidade e estética para mobilidade. Formado em arquitetura e urbanismo pela FAU USP, onde também realizou mestrado na área de design de transportes e lecionou nos cursos de design e arquitetura entre 2006 e 2013. Possui estúdio próprio e trabalha como consultor de design para a indústria automobilística, além de ter prêmios e projetos de arquitetura no Brasil, Áustria e Inglaterra. Foi coordenador do Júri de Design de Produto do 29º Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, organizou a evento internacional Pensando Design Automotivo na USP, e sessões de design na conferência internacional sobre de Veículos Elétricos e Energias Renováveis EVER em Mônaco. É professor em cursos de graduação, extensão e pós-graduação no IED desde 2013.

Início previsto: Abril/2018
Dias: Sábados e Domingos
Horário: 9h-12h / 14h-17h
Duração: Total 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: Abril/2018

Valores:
12 parcelas de R$ 2.130,00
À vista com 10% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Nova Agenda para as Cidades3h
Placemaking e Identidade3h
Ecossistemas Urbanos e Resource Efficiency6h
Smart Real Estate Development6h
Espaços Públicos e Walkability6h
Cidades Dinâmicas e Economia Criativa3h
Cidades Resilientes3h
Oficina de Sustentabilidade Urbana12h
Conectividade e Interação3h
Design e Inovação para Cidades6h
Conectividade e Cidadania3h
Smart Cities6h
Cidades e Big Data3h
Interfaces Urbanas Inteligentes3h
Metacidade6h
Oficina de Conectividade Urbana12h
Mobilidade em Contexto Urbano3h
Componentes da Mobilidade3h
Design de Transportes6h
Sustentabilidade nos Transportes3h
Novos Paradigmas da Mobilidade6h
Branding Future Mobility6h
Design de Sistemas e Serviços3h
Oficina de Mobilidade Urbana12h
Estudos de Propostas de Futuro6h
Projeto para Cidades do Futuro12h

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID