IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Service Design

144 horas Nacional
Semana Internacional
PRESENCIAL
Em breve
Tenho interesse
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Quer mais informações?

Por quê?

Numa economia em que o gasto das famílias é maior em serviços do que em produtos, e novos negócios como Quinto Andar, Nubank e iFood transformaram o setor de atuação, faz-se necessário formar profissionais com ferramentas e mindset para se inserir nesta cultura de serviços, construindo e ressignificando os setores do mercado, principalmente em um mundo pós-pandemia.

Para quem?

O curso tem aplicação prática para profissionais de diversas áreas de atuação como negócios, tecnologia, administração, processos, marketing, inovação, design e arquitetura, além de empreendedores interessados em Design de Serviços. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a atuar em consultorias, em áreas de inovação de empresas ou até mesmo empreendendo em startups.

Como é?

Esse é um curso prático que habilitará o aluno a usar as ferramentas, técnicas e o modelo mental do Design de Serviços por meio de experiências reais. Os alunos terão contato com professores especialistas e um ambiente propício para colocar em prática todo o aprendizado, no formato de LABs, no final de cada módulo.


Em um momento no qual a sociedade migra da posse para o uso, embalado principalmente pelos novos modelos econômicos (economia criativa e economia colaborativa), o Design de Serviços tem se tornado uma área muito promissora e de grande aplicabilidade. Desde novos negócios como Uber, Nubank e Airbnb, que já se transformaram em empresas de grande destaque pela forma como os serviços foram projetados, outros setores como Governo, Saúde, Transporte, Entretenimento, Turismo, Educação e Serviços Financeiros vêm buscando um novo significado para suas estratégias e operações de relacionamento e atendimento ao cliente, olhando para uma sociedade que está em constante transformação. Neste cenário, o designer de serviços é o profissional capacitado a lidar com projetos de tal complexidade e a desenhar as respostas e estratégias mais adequadas para a implantação de soluções em serviços alinhadas aos desejos e às necessidades dos usuários.

O curso propicia o desenvolvimento prático para que os alunos apliquem todo o conhecimento adquirido no curso. Os projetos serão trabalhados em grupos e, no dia dos LABs, haverá tutoria de um professor especializado que acompanhará os projetos do início ao fim, ajudando os alunos a conectar todos os pontos aprendidos ao longo da jornada.

Semana internacional na Europa

O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


COORDENAÇÃO

FABIO AMADO

Facilitador por paixão, adora se conectar com pessoas e projetos relacionados ao “novo”. Fabio é Service Designer com MBA em Branding, fez parte da equipe da Livework, desenhando serviços e processos de alto impacto, e atuou como estrategista de inovação na Box1824. Atualmente, é cofundador da WAKE, onde atua como facilitador e consultor no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo novos produtos e serviços em diversos setores. É também professor e fundador do curso Innovation Tools, coordenador/professor do One Year em Service Design no IED São Paulo e professor de Ferramentas de Gestão de Projetos do curso Chave Mestra na Perestroika.

PROFESSORES

CASSIA DESBESEL

-

Designer especializada em Design de Serviços pela EISE (Escola de Inovação em Serviços), Cassia possui experiência e formação multidisciplinar e atua há mais de 13 anos como designer. Inicialmente trabalhando nas áreas gráfica, de web, tratamento de imagens e branding para grandes marcas, em 2013, intensificou sua atuação no ramo de inovação, tendo participado do desenvolvimento prático e conceitual da nova seguradora Aliro, da Liberty Seguros, e de novos serviços para grandes indústrias do setor financeiro e alimentício. Atualmente, estuda temas como Métodos de Tangibilização e Systemic Design.


CAMILA HOLPERT

+

Camila Holpert acredita que, quando o assunto é gente, sempre há mais de uma resposta. Apaixonada pelas ciências humanas, estudou Comunicação Social (ESPM), Ciências Sociais (USP) e Semiótica-Psicanalítica (PUC) e, de forma autodidata, também passeou pela História, Psicologia e Filosofia. Depois de atuar em planejamento estratégico em agências de publicidade (DM9DDB, Ogilvy, Bates) e na indústria (Unilever), lançou o Studio Ideias, em 2005, motivada pelo desejo de humanizar as marcas.


MARCELO NICOLAU

+

Graduado pela ESPM-SP, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e mestrado em Design Methods pelo IIT Institute of Design, Marcelo Nicolau possui experiência em gestão de inovação, marcas e marketing para grandes empresas como Red Bull, Puma e Universal Pictures e consultorias internacionais de inovação e design estratégico. Possui enorme interesse na intersecção entre as áreas de business e design estratégico e em encontrar formas de aperfeiçoar a interação entre essas áreas para criar melhores soluções para usuários em diferentes segmentos.


ANDRé LOMBARDI

+

Curioso desde pequeno, formou-se psicólogo na PUC-SP, especializado em daseinsanalyse e psicologia do corpo, além de um pesquisador de epistemologia, hoje fazendo atendimento clínico em seu consultório. Criou o Labirinto, laboratório de experiências relacionadas aos temas de corpo, arte e filosofia, fez parte da equipe de diretores de Whatever da Perestroika desenvolvendo experiências de aprendizagem, e já trabalhou na área de educação infantil como educador em projetos de ciência com grupos de alunos. Nas horas vagas, toca violão, faz carinho em gatos que encontra na rua e joga Curling.


DIEGO PAIM

+

Consultor e facilitador de grupos, com 12 anos de experiência em desenvolvimento humano e desenho de experiências coletivas no Brasil e internacionalmente (Eslovênia, Suiça, Letônia, Índia). Trabalha com temas de desenvolvimento humano, liderança facilitadora, propósito, autoconhecimento, gestão da mudança, equipes de alta performance e carreira em projetos com diversas multinacionais, startups, ONGs e governos no Brasil. Além de escritor sobre liderança facilitadora, é mestre em gestão de pessoas em organizações pela FEA-USP e pesquisador atuante do núcleo de gestão de pessoas e trabalho da Universidade de São Paulo, buscando sempre conectar o mundo acadêmico e o ambiente profissional.


DOUGLAS CAVENDISH

+

Douglas é entusiasta de uma formação em design que promova profissionais capazes de endereçar soluções justas frente aos desafios cada vez mais crescentes e complexos do mundo atual. Atua nos mercados de pesquisa, inovação e design digital há 12 anos, tendo passagens por Livework, Itaú Unibanco, Kyvo e iFood. Atualmente, é responsável pela área de pesquisa e inteligência da fintech Hash (payments infrastructure) e coordena o curso de Future Studies no IED São Paulo. É formado em Desenho Industrial (UNIFATEA/SP) com uma especialização em Inovação e Design Thinking (ESPM/SP), mestrado na área de Sociologia da Tecnologia (UNIFEI/MG) e doutorado em andamento na área de Comunicação e Semiótica (PUC/SP).


LéO FERREIRA

+

Léo Ferreira é recifense, pai da Ziggy, uma bulldog francesa, e do Luca, ser humaninho recém-chegado por essas bandas. Entre suas últimas experiências, atuou como Product Owner no Carrefour, onde auxiliou na estruturação de produtos digitais e liderou as primeiras iniciativas de UX/design de serviço da companhia, e também como Program Lead na Kyvo, onde colaborou com grandes empresas para desenvolverem projetos e negócios com startups. Com MBA em Design de Serviço e Gestão Empresarial, hoje é gerente de inovação da Faber-Castell.


NATALIA KAUPA

+

Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora do One Year em Future Studies do IED São Paulo.


FRANCISCO ALBUQUERQUE

+

Francisco é Designer Estratégico formado pelo IED São Paulo, onde foi coordenador da pós-graduação em Design Estratégico e Inovação e onde é educador. Possui formação pelo IED São Paulo, IED Madrid e ESPM-SP, leciona nos cursos de pós-graduação e extensão no IED São Paulo e FGV-BH. É sócio-cofundador da Arco | Hub de Inovação, tem cocriado e aplicado programas de cultura criativa e inovação em negócios para empresas como Bradesco, Air BP, Liberty Seguros, BRF, Grupo Segurador BB e Mapfre. É mentor de projetos de inovação e de startups em diversos segmentos do mercado, aplicando o design como abordagem para criar projetos e estratégias de impacto para negócios, e é coautor do livro A Revolução do Design — Conexões para o Século XXI — IED Brasil e dos e-books Ferramentas Visuais para Estrategistas e Pergunta Rara – Festival Educação do Centro Ruth Cardoso. Atualmente, tem agitado estudos etnográficos e grupos de discussão em temas como urban design, smart cities, economia de serviços, cultura criativa, tecnologias emergentes e negócios inovadores.


CAROL ZATORRE

+

Antropóloga formada na UFPR com experiência em projetos de pesquisa com equipes de design para diversas áreas, tais como varejo, indústria, startups e serviços. Atua em projetos estratégicos por meio de pesquisa etnográfica com base na teoria antropológica a respeito da cultura observada. É professora de Pesquisa em Design na pós-graduação em Design Centrado no Usuário — Universidade Positivo. Iniciou suas atividades como pesquisadora no mercado com o AntropoloDia, que tinha como o objetivo divulgar o conhecimento acadêmico da antropologia. Já trabalhou para empresas como Tigre, Gazeta do Povo, Whirpool, Itaú, BS2, Mapfre, Banco do Brasil, Bradesco, Porto Seguro, Multiplus e Globosat e consultorias como Mckinsey e Insitum. Além disso, é cofundadora da Kyvo, onde atua como head de pesquisa.


ERICO FILENO

+

Designer com bacharelado e mestrado pela UFPR, trabalha com Design Estratégico, Inovação em Serviços e Experiência do Usuário há mais de 25 anos. Gosta de empreender: já foi sócio-fundador de empresas, consultorias e escritórios de Design, com centenas de projetos entregues para grandes empresas inter/nacionais. Além disso, é pioneiro nos temas de Design Thinking, Design de Serviço e Design de Interação, sendo responsável por lançar os primeiros cursos de formação e principais eventos e por abrir as primeiras escolas sobre os assuntos no Brasil. Hoje, é professor e coordena o programa de pós-graduação em Design Centrado no Usuário na Universidade Positivo e é head de inovação e design na Visa, onde lidera o Visa Innovation Studio, responsável por lançar uma série de novos serviços nos últimos 5 anos.


BRUNO BONINI

+

Designer organizacional, empreendedor e produtor do podcast Inovação Lado B. Formado em Administração e com especialização em Inovação e Design de Serviços, atua como facilitador pela Darwin Startups, além de mentor de starters e profissionais que desejam empreender. Passou os últimos 14 anos entre o mundo de startups e consultorias liderando e desenvolvendo projetos pela Accenture, Livework, Cooltra, JAM, Sossego, Ignus e também como professor pela Perestroika e Polifonia.

Início das aulas: Em breve
Dias: sábados e domingos
Horário: das 9h às 17h
Duração: 144 horas

Valores:
15 parcelas de R$1.852,00
À vista com 4% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Masterclass3h
Mentoring3h
Sociedade de serviços (de serviços à experiências)6h
Design Tools12h
Perguntar para Entender – Identificando Desafios6h
Lab #1: Mentoria de Projeto6h
Design Research12h
Design Insights (analise e Sintese)6h
Sistemas Complexos6h
LAB #2: Mentoria de Projeto6h
Cocriando com usuários e stakeholders6h
Service Journey/ Blueprint6h
Prototyping6h
Oficina de Modelos de Negócios6h
Storytelling6h
LAB #3: Mentoria de Projeto6h
Gestão de projetos6h
Autoliderança6h
Liderança no design6h
LAB #4: Mentoria de Projeto6h
Pré pitch6h
Pitch final6h


CURSOS RELACIONADOS
Agosto/2021
PRESENCIAL
Design de Produto e Serviço
05/05/2021
36 horas
ONLINE
Design Thinking
Em breve
48 horas
ONLINE
Future Studies & Trend Hunting
06/04/2021
36 horas
ONLINE
Smart Cities: inovação e tecnologia para cidades inteligentes, sustentáveis e saudáveis
Outubro/2021
400 horas
PRESENCIAL
Design Estratégico e Inovação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.