IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Service Design

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
Fevereiro/2018
Candidate-se
Sexo

RG / RNE / Passaporte


Desenvolva todo o seu potencial criativo, com portas abertas para o mundo e para o design.
Para participar do processo de seleção de alunos do IED, preencha o formulário abaixo e nós agendaremos uma entrevista com você.

Sexo




Por quê?

Numa economia em que o gasto das famílias é maior em serviços do que em produtos e novos negócios como Uber, Nubank e AirBNB transformaram o setor de atuação, se faz necessário formar profissionais com ferramentas e mindset para se inserirem nesta cultura de serviços, construindo e ressignificando os setores do mercado.

Para quem?

O curso tem aplicação prática para profissionais de diversas áreas de atuação como: negócios, tecnologia, administração, processos, marketing, inovação, design e arquitetura, além de empreendedores interessados em Design de Serviços. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a atuar em consultorias, em áreas de inovação em empresas ou até mesmo empreendendo em startups.

Como é?

Esse é um curso prático que habilitará o aluno a usar as ferramentas, técnicas e modelo mental do Design de Serviços por meio de experiências reais. Os alunos terão contato com professores especialistas e um ambiente propício para colocar em prática todo o aprendizado, no formato de LABs, no final de cada módulo.


Em um momento onde a sociedade começa a migrar da posse para o uso, embalado principalmente pelos novos modelos econômicos (economia criativa e economia colaborativa), o Design de Serviços tem se tornado uma área muito promissora e de grande aplicabilidade. Desde novos negócios como Uber, Nubank e AirBNB, que já se transformaram em empresas de grande destaque pela forma como os serviços foram projetados, outros setores como Governo, Saúde, Transporte, Entretenimento, Turismo, Educação e Serviços Financeiros, vêm buscando um novo significado para suas estratégias e operações de relacionamento e atendimento ao cliente, olhando para uma sociedade que está em constante transformação. Neste cenário, o Designer de Serviços é o profissional capacitado a lidar com projetos de tal complexidade e desenhar as respostas e estratégias mais adequadas para a implantação de soluções em serviços alinhadas aos desejos e necessidades dos usuários.

O curso propicia o desenvolvimento prático para que os alunos apliquem todo o conhecimento adquirido no curso. Os projetos serão trabalhados em grupos e o no dia dos LABs haverá a tutoria de um professor especializados que irá acompanhar os projetos do início ao fim, ajudando os alunos a conectar todos os pontos aprendidos ao longo da jornada.

 

PROGRAMA DO CURSO

Módulos ministrados no Instituto Europeu di Design – IED São Paulo

Service Mindset

  • Sociedade do Serviço
  • Tecnologias Exponenciais & 4a. Revolução industrial
  • Sistemas Complexos
  • Lab # 1 – Frame the Challenge

Human Centered Design

  • Design Tools
  • Ferramentas e técnicas etnográficas avançadas
  • Design Insights (analise e Sintese)
  • Design for good
  • Lab #2 – Research

Pensamento Criativo

  • Protagonismo Criativo
  • Criatividade Aplicada – Lego Serious Play
  • Gamification
  • Cocriando com usuários e stakeholders
  • Lab #3 – Create

Make it Real

  • Storytelling
  • Design Communication
  • Service Prototyping
  • Lab #4 – Validate

Modelagem de Negócios

  • Pensamento Estratégico
  • Service Blueprint
  • Oficina de Modelos de Negócios
  • Lab #5 – Service Jam – Pitch

Final

  • Pré-Pitch
  • Pitch final das ideias

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 

Innovation and Future Thinking (40h) – Módulo Internacional na Unidade IED Barcelona

O módulo internacional do curso de Design de Serviços será em Barcelona –  uma cidade visionária que se reinventou para se tornar uma das melhores cidades do mundo para se viver – onde teremos a oportunidade de realizar um profundo mergulho na arte de analisar tendências e entender seu potencial impacto no futuro. Esse módulo vai ajudar os alunos a ampliarem sua capacidade de detectar os sinais de mudança e organizarem insights em modelos aplicáveis que os permitam antecipar mudanças e desenhar os serviços que irão transformar o mundo nas próximas décadas.


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

JOSé MELLO

José Mello é mestre em design estratégico pelo IIT Institute of Design de Chicago e graduado no Programa Executivo de Tecnologias Exponenciais da Singularity University da Califórnia. Ao longo de 25 anos de carreira, orbitou entre o empreendedorismo e o mundo corporativo ajudando empresas a buscar desenvolvimento sustentável e diferenciação através da inovação. Atualmente é Head de Inovação da Liberty Seguros e líder da pesquisa O Inovador Brasileiro.

Início previsto: Fevereiro/2018
Horário: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: Total 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: Fevereiro/2018

Valores:
R$25.560,00 ou 12 parcelas de R$2.130,00
À vista com 10% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Introdução ao curso e Apresentação do trabalho final + Sociedade de Serviços3h
Tecnologias Exponenciais & 4a. Revolução industrial6h
Sistemas Complexos6h
Lab # 1 – Frame the Challenge6h
Design Tools12h
Ferramentas e técnicas etnográficas avançadas6h
Design Insights (analise e Sintese)6h
Design for good6h
Lab #2 – Research6h
Protagonismo Criativo6h
Criatividade Aplicada – Lego Serious Play3h
Gamification3h
Cocriando com usuários e stakeholders6h
Lab #3 – Create6h
Storytelling6h
Design Communication6h
Service Prototyping6h
Lab #4 – Validate6h
Pensamento Estratégico6h
Service Blueprint6h
Oficina de Modelos de Negócios6h
Lab #5 – Service Jam – Pitch6h
Pré-Pitch6h
Pitch final das ideias6h

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID