IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Service Design

144 horas Nacional
Semana Internacional
PRESENCIAL
17/10/2020
Candidate-se
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Quer mais informações?

Por quê?

Numa economia em que o gasto das famílias é maior em serviços do que em produtos, e novos negócios como Uber, Nubank e Airbnb transformaram o setor de atuação, se faz necessário formar profissionais com ferramentas e mindset para se inserirem nesta cultura de serviços, construindo e ressignificando os setores do mercado.

Para quem?

O curso tem aplicação prática para profissionais de diversas áreas de atuação como negócios, tecnologia, administração, processos, marketing, inovação, design e arquitetura, além de empreendedores interessados em Design de Serviços. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a atuar em consultorias, em áreas de inovação em empresas ou até mesmo empreendendo em startups.

Como é?

Esse é um curso prático que habilitará o aluno a usar as ferramentas, técnicas e modelo mental do Design de Serviços por meio de experiências reais. Os alunos terão contato com professores especialistas e um ambiente propício para colocar em prática todo o aprendizado, no formato de LABs, no final de cada módulo.


Em um momento onde a sociedade começa a migrar da posse para o uso, embalado principalmente pelos novos modelos econômicos (economia criativa e economia colaborativa), o Design de Serviços tem se tornado uma área muito promissora e de grande aplicabilidade. Desde novos negócios como Uber, Nubank e Airbnb, que já se transformaram em empresas de grande destaque pela forma como os serviços foram projetados, outros setores como Governo, Saúde, Transporte, Entretenimento, Turismo, Educação e Serviços Financeiros vêm buscando um novo significado para suas estratégias e operações de relacionamento e atendimento ao cliente, olhando para uma sociedade que está em constante transformação. Neste cenário, o designer de serviços é o profissional capacitado a lidar com projetos de tal complexidade e desenhar as respostas e estratégias mais adequadas para a implantação de soluções em serviços alinhadas aos desejos e necessidades dos usuários.

O curso propicia o desenvolvimento prático para que os alunos apliquem todo o conhecimento adquirido no curso. Os projetos serão trabalhados em grupos e, no dia dos LABs, haverá tutoria de um professor especializado que irá acompanhar os projetos do início ao fim, ajudando os alunos a conectar todos os pontos aprendidos ao longo da jornada.

 

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 


COORDENAÇÃO

FABIO AMADO

Facilitador por paixão, adora se conectar com pessoas e projetos relacionados ao “novo”. Fabio é Service Designer com MBA em Branding, fez parte da equipe da Livework, desenhando serviços e processos de alto impacto, e atuou como estrategista de inovação na Box1824. Atualmente, é co-fundador da WAKE, onde atua como facilitador e consultor no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo novos produtos e serviços em diversos setores. É também professor e fundador do curso Innovation Tools, coordenador/professor do One Year em Service Design no IED São Paulo e professor de Ferramentas de Gestão de Projetos do curso Chave Mestra na Perestroika.

PROFESSORES

CASSIA DESBESEL

-

Designer especializada em Design de Serviços pela EISE (Escola de Inovação em Serviços), Cassia possui experiência e formação multidisciplinar e atua há mais de 13 anos como designer. Inicialmente trabalhando na área gráfica, web, tratamento de imagens e branding para grandes marcas, em 2013, intensificou sua atuação no ramo de inovação, tendo participado do desenvolvimento prático e conceitual da nova seguradora Aliro, da Liberty Seguros e de novos serviços para grandes indústrias do setor financeiro e alimentício. Atualmente, estuda temas como Métodos de Tangibilização e Systemic Design.


CAMILA HOLPERT

+

Camila Holpert acredita que, quando o assunto é gente, sempre há mais de uma resposta. Apaixonada pelas ciências humanas, estudou Comunicação Social (ESPM), Ciências Sociais (USP) e Semiótica-Psicanalítica (PUC) e, de forma auto-didata, também passeou pela História, Psicologia e Filosofia. Depois de atuar em planejamento estratégico em agências de publicidade (DM9DDB, Ogilvy, Bates) e na indústria (Unilever), lançou o Studio Ideias em 2005, motivada pelo desejo de humanizar as marcas.


MARCELO NICOLAU

+

Graduado pela ESPM-SP, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e Mestrado em Design Methods pelo IIT Institute of Design, Marcelo Nicolau possui experiência em gestão de inovação, marcas e marketing para grandes empresas como Red Bull, Puma e Universal Pictures e consultorias internacionais de inovação e design estratégico. Possui enorme interesse na intersecção entre as áreas de business e design estratégico e em encontrar formas de aperfeiçoar a interação entre essas áreas para criação de melhores soluções para usuários em diferentes segmentos.


FERNANDA DE DIVITIIS

+

Inquieta e diversificada, está sempre atenta aos novos desafios. Formada pela USP com pós-graduação em Administração e Marketing pela FGV e mais de 15 anos de experiência em gestão de pessoas e gerenciamento de projetos, Fernanda é certificada como designer de serviço pela EISE/Hivelab e especialista em Design de Interação pela Nielsen Norman Group. Cofundadora da Wake Insights, empresa que atua na criação e no desenvolvimento de serviços inovadores, e professora de Design de Serviço e Customer Experience no IED SP e outras instituições, está envolvida no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo produtos e serviços em diversos setores. Nesta jornada, tem em seu portfólio desde grandes empresas a pequenas startups.


ANDRé LOMBARDI

+

Curioso desde pequeno, formou-se psicólogo na PUC-SP, especializado em daseinsanalyse e psicologia do corpo, além de um pesquisador de epistemologia, hoje fazendo atendimento clínico em seu consultório. Criou o Labirinto que é um laboratório de experiências relacionadas aos temas de corpo, arte e filosofia, fez parte da equipe de Diretores de Whatever da Perestroika, desenvolvendo experiências de aprendizagem, e já trabalhou na área de educação infantil como educador em projetos de ciência com grupos de alunos. Nas horas vagas, toca violão, faz carinho em gatos que encontra na rua e joga Curling.


DIEGO PAIM

+

Consultor e facilitador de grupos, com 12 anos de experiência em desenvolvimento humano e desenho de experiências coletivas no Brasil e internacionalmente (Eslovênia, Suiça, Letônia, Índia). Trabalha com temas de desenvolvimento humano, liderança facilitadora, propósito, autoconhecimento, gestão da mudança, equipes de alta performance e carreira em projetos com diversas multinacionais, startups, ONGs e governos no Brasil. Além de escritor sobre liderança facilitadora, é mestre em gestão de pessoas em organizações pela FEA-USP e pesquisador atuante do núcleo de gestão de pessoas e trabalho da Universidade de São Paulo, buscando sempre conectar o mundo acadêmico e o ambiente profissional.


DOUGLAS CAVENDISH

+

Douglas é entusiasta de uma formação em design que promova profissionais capazes de endereçar soluções justas frente aos desafios cada vez mais crescentes e complexos do mundo atual. Atua nos mercados de pesquisa, inovação e design digital há 12 anos, tendo passagens por Livework, Itaú Unibanco, Kyvo e iFood. Atualmente, é responsável pela área de pesquisa e inteligência da fintech Hash (payments infrastructure) e coordena o curso de Future Studies no IED/SP. É formado em Desenho Industrial (UNIFATEA/SP); com uma especialização em Inovação e Design Thinking (ESPM/SP); mestrado na área de Sociologia da Tecnologia (UNIFEI/MG); e um doutorado em andamento na área de Comunicação e Semiótica (PUC/SP).


LéO FERREIRA

+

Leo Ferreira é recifense, pai da Ziggy, uma bulldog francesa, e do Luca, ser humaninho recém-chegado por essas bandas. Entre suas últimas experiências, atuou como Product Owner no Carrefour, onde auxiliou na estruturação de produtos digitais e liderou as primeiras iniciativas de UX / design de serviço da companhia, e também como Program Lead na Kyvo, onde colaborou com grandes empresas para desenvolverem projetos e negócios com startups. Com MBA em Design de Serviço e Gestão Empresarial, hoje é Gerente de Inovação da Faber-Castell.


NATALIA KAUPA

+

Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora da extensão em Future Studies & Coolhunting no IED São Paulo.

Início das aulas: 17/10/2020
Horário: Sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: 144 horas

Valores:
15 parcelas de R$ 1.852,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Masterclass3h
Mentoring3h
Sociedade de serviços (de serviços à experiências)6h
Perguntar para Entender – Identificando Desafios6h
Lab #1: Frame the challenge6h
Design research12h
Design tools12h
Design insights (análise e síntese)6h
Lab #2: Research6h
Sistemas complexos6h
Cocriando com usuários e stakeholders6h
Lab #3: Create6h
Storytelling6h
Service Journey/ Blueprint6h
Prototyping6h
Lab #4: Validate6h
Futuro dos serviços6h
Auto liderança6h
Liderança no design6h
Oficina de modelos de negócios6h
Lab #5: Service design – Pitch6h
Pré pitch6h
Pitch final6h
Semana internacional


CURSOS RELACIONADOS
Agosto/2020
PRESENCIAL
Design de Produto e Serviço
Setembro/ 2020
36 horas
PRESENCIAL
Design Thinking
Outubro/ 2020
48 horas
PRESENCIAL
Future Studies & Trend Hunting
Em breve
60 horas
PRESENCIAL
Smart Cities: design para cidades do futuro
05/10/2020
400 horas
PRESENCIAL
Design Estratégico e Inovação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.