IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
One Year

Service Design

144 horas Nacional
Semana Internacional
SEMIPRESENCIAL
09/04/2022
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Vivemos em um mundo pautado pela economia de serviço e saber criar experiências valorosas é um grande diferencial em meio a tanta oferta. O mercado de Serviços, um dos maiores e mais importantes para o PIB brasileiro, busca atender alguma necessidade humana, sem que haja, necessariamente, a posse de um bem material. Nesse cenário, o curso Service Design procura a formação de profissionais que entendam os princípios do design aplicados à construção de serviços, tanto de maneira conceitual, quanto prática, para saber propor soluções inovadoras, capazes de ressignificar o mundo pós-pandemia.

Para quem?

Buscamos a formação de líderes de projetos capazes de pesquisar, analisar, criar, planejar e desenvolver experiências de serviços em diferentes setores do mercado. O curso oferece o conhecimento teórico e prático necessário para profissionais de diversas áreas, como tecnologia, administração, marketing, design e arquitetura, que pretendem atuar como consultores em áreas estratégicas de inovação em empresas, organizações governamentais ou não-governamentais e empreendimentos próprios, como startups.

Como é?

As aulas do curso são ministradas por professores especialistas que atuam na área e vão ajudá-lo a aumentar seu o repertório ferramental, além de desenvolver suas próprias ferramentas dentro da lente do design. Por meio de experiências reais, os estudantes são apresentados aos principais conceitos, modelos mentais e ferramentas do design para saber desenhar os serviços do futuro. Os projetos serão realizados em ambiente apropriado para colocar o aprendizado em prática ao final de cada módulo, no formato de LABs.


CURSO

O que seria da sociedade moderna sem alguns dos serviços aos quais nos habituamos diariamente e que fazem parte do nosso cotidiano? Podemos não perceber, mas estamos rodeados por serviços que, quando bem planejados, oferecem uma experiência fluída, impactante e ainda agregam valor por “simplesmente” serem facilitadores de processos. Porém, compreender o emaranhado de possibilidades que o mundo se tornou e saber resolver problemas em um cenário de alta complexidade, pode não ser uma tarefa simples.

Faz parte do papel do profissional de design de serviços saber navegar nessa nova cultura para construir e ressignificar os setores do mercado, principalmente após a pandemia. Para isso, essa pessoa precisará ter as ferramentas, teóricas e práticas, para abrir novos caminhos, com um mindset atento ao presente e seus diferentes contextos.

As aulas do curso Service Design são ministradas por profissionais com grande experiência no mercado, nacional e internacional (Lisboa, Madrid, Toronto e Londres), e professores que estão ajudando empresas a desenvolver novos conteúdos, assim como o próprio design de serviços no Brasil. Os projetos serão realizados em grupos e, no dia dos LABs, haverá tutoria de um professor especializado que acompanhará os trabalhos do início ao fim para ajudá-lo a conectar os aprendizados do Saber, Saber Fazer e Saber Ser propostos nessa jornada.


Entrega

O curso é dividido em 4 módulos, onde cada um passa por uma etapa do design de serviços. Sendo assim, o 1º módulo procura adaptar o mindset dos estudantes para tornar evidente a importância dos serviços dentro da sociedade e nos contextos onde está inserido. No 2º módulo vamos entender como buscamos informação, o que pode ser um insight, como analisar dados e a transformar desafios em oportunidades. O 3º e 4º módulo é onde utilizaremos a criatividade para transformar essas oportunidades em ideias para, então, desenvolver um serviço verdadeiramente eficaz.

Além disso, o curso terá 4 laboratórios: no 1º encontro apresentaremos os métodos e principais ferramentas para o designer de serviços, além de ensinar a customizá-las para alcançar novos resultados; no 2º encontro, aprenderemos conceitos e técnicas para estudar e mapear sinais/manifestações futuras, drivers e alguns cenários que podem ajudar a repensar a jornada de experiência do consumidor, com estratégias de médio e longo prazo; no 3º encontro, conheceremos as técnicas necessárias para desenhar sessões de cocriação produtivas para impulsionar boas ideias e soluções; e, por último, no 4º encontro vamos explorar propostas de valor para os usuários e como monetizar e rentabilizar negócios.

Ao final do curso, os participantes podem atuar como consultores estratégicos em áreas de inovação, design/UX, produtos, tecnologia, operações, assim como em áreas onde a visão sistêmica do serviço é extremamente relevante para a organização ou empreendimentos pessoais.


Semana internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Obs: O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 09/04/2022
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas

Valores:
18 parcelas de R$1.388,89
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições
À vista com 4% de desconto

COORDENAÇÃO

FABIO AMADO

Facilitador por paixão, adora se conectar com pessoas e projetos relacionados ao “novo”. Service Designer com MBA em Branding, foi co-fundador e consultor no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação na WAKE Insights, construindo novos produtos e serviços em diversos setores para marcas brasileiras e globais. Já fez parte do time Livework, desenhando serviços e processos de alto impacto e atuou como estrategista de inovação na Box1824. Hoje, Fábio é Head de Produto e Experience Design na KES ajudando líderes executivos de grandes empresas a se inspirarem e discutirem uma visão de futuro mais inovadora. É coordenador do programa internacional One Year de Service Design no IED São Paulo.

PROFESSORES

CASSIA DESBESEL

-

Designer especializada em Design de Serviços pela EISE (Escola de Inovação em Serviços), Cassia possui experiência e formação multidisciplinar e atua há mais de 13 anos como designer. Inicialmente trabalhando nas áreas gráfica, de web, tratamento de imagens e branding para grandes marcas, em 2013, intensificou sua atuação no ramo de inovação, tendo participado do desenvolvimento prático e conceitual da nova seguradora Aliro, da Liberty Seguros, e de novos serviços para grandes indústrias do setor financeiro e alimentício. Atualmente, estuda temas como Métodos de Tangibilização e Systemic Design.


CARLOS DENISIESKI

+

Carlos Denisieski é designer gráfico há mais tempo do que gostaria de lembrar. Foi coordenador de design na Ana Couto e na Reserva antes de abrir o Macaco Ciano, estúdio de design focado em gestão de marca, inovação, projetos editoriais, moda e cultura.
É professor e dá cursos e palestras no IED, em universidades e empresas. Já contou histórias na Globo, L’oréal, Melissa, Blueman, Sportv, TCU, CNI, Nike, Banco do Brasil, Vale, Natura, Bodytech e em várias mesas de bar.


CAROL ZATORRE

+

Antropóloga, formada na UFPR com experiência em projetos de pesquisa com equipes de design para diversas áreas, tais como varejo, indústria, startups e serviços. Atua em projetos estratégicos por meio de pesquisa etnográfica com base na teoria antropológica a respeito da cultura observada. É professora de Pesquisa em Design em cursos de pós-graduação de Design Centrado no Usuário. Iniciou suas atividades como pesquisadora no mercado com o AntropoloDia, que tinha como o objetivo divulgar o conhecimento acadêmico da antropologia. Já trabalhou para empresas como Tigre, Gazeta do Povo, Whirpool, Itaú, BS2, Mapfre, Banco do Brasil, Bradesco, Porto Seguro, Multiplus e Globosat e consultorias como Mckinsey e Insitum. Além disso, é cofundadora da Kyvo, onde atua como head de pesquisa, e é integrando do board global Epic People, como representante da América Latina.


DOUGLAS CAVENDISH

+

Designer, pesquisador e professor. Trabalha no mercado digital desde 2008, com ampla experiência nas áreas de design gráfico, pesquisa de comportamento, design de serviço e ux design. Teve oportunidade de explorar diferentes setores e industrias como: serviços bancários e de pagamentos, saúde, telecomunicações, mobilidade urbana, entrega de alimentos, varejo digital, entre outros. Em 2016 concluiu o mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI/MG) e passou a atuar também como professor e produtor de conteúdos sobre: design; sociedade; complexidade; pesquisa de comportamento e futurismo. Atualmente é design lead no olist, a maior plataforma de serviços para comércio digital de ponta a ponta no Brasil – dos marketplaces até operação logística. É professor e coordenador de cursos no IED/SP.


ERICO FILENO

+

Designer com bacharelado e mestrado pela UFPR, trabalha com Design Estratégico, Inovação em Serviços e Experiência do Usuário há mais de 25 anos. Gosta de empreender, já foi sócio-fundador de empresas, consultorias e escritórios de Design, com centenas de projetos entregues para grandes empresas nacionais e internacionais, que fazem parte da lista de empresas Fortune 500. Além disso, é pioneiro nos temas Design Thinking, Design de Serviço e Design de Interação, responsável por lançar os primeiros cursos de formação, principais eventos e por abrir as primeiras escolas sobre esses temas no Brasil. Hoje, além de liderar transformações em empresas globais, é professor e facilitador do Mapa Innovation Leadership by Design – programa de formação executiva de liderança em design e inovação.


FERNANDA DE DIVITIIS

+

É designer de serviço, atua em projetos de inovação usando o design como abordagem estratégica. Também é professora, facilitadora e palestrante, formada pela USP – FGV – EISE – NN/g. Trabalha como Designer de Serviço na Wake Insights e dá aulas no IED. Participa de projetos como especialista em customer experience e service designer para a MESA.

Como designer de serviço, faz parte da rotina de Fernanda estar imersa em processos que envolvem ciclos de descoberta, análise e definição, o que já faz há bastante tempo (mais de 10 anos). Neste período, trabalhou com grandes corporações de diferentes segmentos e que são referência em suas áreas, o que a permite saber sobre assuntos diversos e se manter conectada com a inovação. 

 


GRAZIELA DI GIORGI

+

Formada em Engenharia de Produção pela UFRJ, gestão empresarial pela Universidad Complutense de Madrid, MBA em Marketing pela Coppead e Inovação pela EISE. Começou sua jornada profissional como trainee na Telefónica da Espanha, em Madrid, passando pelo marketing da Oi, de onde saiu para trabalhar na Quantum Brands, consultoria de inovação em Amsterdã. Em 2008, levou a consultoria SCOPEN ao Brasil, e hoje é CGO na matriz da empresa, na Espanha, onde é responsável pela expansão da metodologia de concorrência inovadora que desenvolveu no Brasil. É professora de Inovação no IED, mentora do MIT IIC Latam e da Inovativa e palestrante internacional. É autora do livro “O Efeito Iguana“, que une inovação com economia comportamental, para decodificar o mindset que bloqueia e estimula a inovação para acontecer nas empresas.


IZABELLA NEVES

+

Izabella Neves é designer de serviço, especializada em Social Innovation Management. Com mais de 9 anos de experiência em projetos nacionais e internacionais, Izabella tem utilizado Design Thinking nos contextos mais diversos, de startups a grandes organizações, ONGs internacionais e projetos da ONU, como Pacto Global e SDSN Amazônia. Além de apoiar a criação da primeira gerência de design de serviço do Itaú, atuou como coordenadora de Inovação na B3, onde especializou-se na remodelação de organizações através da inovação aberta, gerando novos empreendimentos entre empresas e startups. Hoje, vive em Berlim e realiza projetos que impactam mercados na Europa, Ásia e América Latina.


LéO FERREIRA

+

Léo Ferreira é recifense, pai da Ziggy, uma bulldog francesa, e do Luca, ser humaninho recém-chegado por essas bandas. Entre suas últimas experiências, atuou como Product Owner no Carrefour, onde auxiliou na estruturação de produtos digitais e liderou as primeiras iniciativas de UX/design de serviço da companhia, e também como Program Lead na Kyvo, onde colaborou com grandes empresas para desenvolverem projetos e negócios com startups. Com MBA em Design de Serviço e Gestão Empresarial, hoje é gerente de inovação da Faber-Castell.


MAíRA BLASI

+

Maíra Blasi acredita em formas de trabalho mais evolutivas e horizontais. Atualmente é Designer Organizacional e Fundadora da Subversiva, consultoria especializada em transformação organizacional. Possui mais de 15 anos de carreira desenvolvida em Marketing e Transformação Digital com passagem por empresas como Itaú, TIM, Pagseguro e GetNinjas. É voz ativa na comunidade Ágil. Foi palestrante em eventos como The Developers Conference BH e SP, Agile BR e Agile Trends. Fez MBA em Marketing pela Universidade Federal Fluminense e é especializada em Comunicação Não Violenta pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É saxofonista e ativista, co-criadora das Obscênicas, fanfarra carnavalesca formada somente por mulheres em SP.


MARCELO NICOLAU

+

Graduado pela ESPM-SP, com MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e mestrado em Design Methods pelo IIT Institute of Design, Marcelo Nicolau possui experiência em gestão de inovação, marcas e marketing para grandes empresas como Red Bull, Puma e Universal Pictures e consultorias internacionais de inovação e design estratégico. Possui enorme interesse na intersecção entre as áreas de business e design estratégico e em encontrar formas de aperfeiçoar a interação entre essas áreas para criar melhores soluções para usuários em diferentes segmentos.


MARIO ROSA

+

Mario é estrategista de inovação e transformação digital na Ioasys, empresa de tecnologia do grupo Alpargatas. É também Diretor da Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design), Brand Strategist e Design Thinker. Foi Sócio e Responsável pela Echos Laboratório de inovação no Brasil e em Portugal por 6 anos. Líder Local Lisboa do World Creativity Day (2020/2021) e curador da Semana do Empreendedorismo de Lisboa (2020/2021). Especialista responsável pela elaboração do texto base de INOVAÇÃO para o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (2019). Curador do Fórum BDA/Brasil Design Award (2018), evento da maior premiação de design no Brasil, com o tema Futuro Desejável do Design Brasileiro. Como Design Thinker, viajou pelo Brasil ministrando o curso Design Thinking Experience. Também atuou como facilitador de aprendizagem em cursos in company para a capacitação de colaboradores de grandes empresas na abordagem do design thinking e também foi responsável por facilitar e gerenciar Jornadas de Inovação (trilha de aprendizagem de inovação para lideranças) pela Escola Design Thinking para clientes como Natura, Caixa Seguradora, Itaú, Visa, Klabin e Porto Seguro Atuou na Tatil por 5 anos como estrategista e desenvolveu projetos de branding e experiência para clientes como Comitê Olímpico e Paralímpico (case premiado da marca Olímpica e Paralímpica Rio 2016), Natura, Lopes, Philips, Nokia, Coca Cola, Renault. Além de ter atuado também como consultor autônomo para clientes como IPPLAN e OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). Acredita que estamos vivendo um novo paradigma de visão de mundo e que o design concentra as habilidades necessárias para desenhar novos cenários e construir um futuro mais equilibrado.


NATALIA KAUPA

+

COO na WKS e Coordenadora do curso Future Studies no IED São Paulo, Natalia é observadora, imaginativa e boa ouvinte, habilidades que a guiaram e despertaram interesse no entendimento de possibilidades futuras e construção de novas narrativas. Designer com olhar de futuros, foi coordenadora da EISE, primeira escola de inovação em serviços do Brasil. Co-fundou a Wake Insights onde trabalhou como designer e pesquisadora, atuando principalmente em projetos que envolvem educação em clientes como o Senac e Somos Educação.

Início das aulas: 09/04/2022
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas

Valores:
18 parcelas de R$1.388,89
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições
À vista com 4% de desconto

DISCIPLINAS
Experiência do Consumidor CX3h
Introdução ao Programa3h
Sociedade de Serviços6h
Design como Abordagem6h
Sistemas Complexos6h
Service Design6h
Serviços de Impacto6h
Gestão de projetos6h
Projeto #1 – Definindo o Tema do Projeto6h
Design Research Parte I6h
Service Design6h
Ciências Comportamentais6h
Design Research Parte II6h
Pensamento Criativo6h
Cocriando com Usuários6h
Pensamento Estratégico6h
Prototipando Serviços6h
Autoliderança6h
Service Blueprint6h
Service Design6h
Modelo de Negócios6h
Mindset & Gestão Ágil6h
Service Design6h
Liderança no design6h
Projeto #3 – Finalizando o Projeto6h
Pitch final6h
CURSOS RELACIONADOS
01/02/2022
PRESENCIAL
Design de Produto e Serviço
27/04/2022
36 horas
SEMIPRESENCIAL
Design Thinking
28/04/2022
SEMIPRESENCIAL
Future Studies & Trend Hunting
em breve
36 horas
ONLINE
Smart Cities: inovação e tecnologia para cidades inteligentes, sustentáveis e saudáveis
17/03/2022
SEMIPRESENCIAL
Design Estratégico e Inovação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.