IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Future Studies

144 horas Nacional
Semana internacional
SEMIPRESENCIAL
02/10/2021
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Em um mundo onde o tempo presente é insatisfatório, e recheado de muitas incertezas, entender os fatores que influenciam nosso comportamento e o modo de operação da vida social ajuda a trazer mais consciência para nossos atos. O One Year em Future Studies existe para ajudar a desconstruir o modus operandi de como navegamos dentro desses sistemas complexos de forma inconsciente, para que possamos intencionar, construir e projetar futuros mais desejáveis em todos os aspectos da vida.

Para quem?

O curso desperta uma nova lente e uma nova maneira de enxergar o mundo. Impacta e aciona a autoconsciência e ensina a navegar por sistemas que têm aplicação prática em nosso dia a dia e em diversas áreas de atuação, como sociedade, negócios, tecnologia, administração, processos, marketing, inovação, design, moda, arquitetura, ecologia e muito mais.

Como é?

Por meio de uma experiência com encontros presenciais e digitais, de imersões no mercado, natureza e em diferentes aspectos de nossa sociedade hoje, a metodologia do One Year em Future Studies estimula e ensina seus alunos a PENSAR, PLANEJAR, EXPLORAR e CRIAR FUTUROS com acolhimento, profundidade, prática e vivências únicas. Oferta única e exclusiva do IED São Paulo.


Objetivo e entrega

• Entender de onde vem e para onde está caminhando o estudo de futuros.
• Desenvolver novos modelos mentais que possam ser aplicados em diversos desafios.
• Imergir e conhecer empresas que já atuem com soluções que vão fazer a diferença no futuro.
• Participar e construir eventos, facilitar e mediar conversas com profissionais em experiência de “sala de aula”.
• Por fim, os alunos vão exercer a prática em um projeto real, construindo futuros desejáveis junto a empresas/organizações parceiras.

Mercado

Em qual mercado o profissional poderá atuar? Como está o mercado na área atualmente?

Capturar e entender sinais de futuros sempre foi importante para a estratégia e tomada de decisão de qualquer tipo de planejamento.

Catalisada pela atual pandemia, a busca por profissionais que atuem diretamente com projetos de construção de futuros aumentou, assim como a demanda por criação de estratégias de contenção de risco e de exploração de oportunidades a partir da criação de cenários.

Habilidades desenvolvidas

• Entender o contexto da sociedade, como chegamos até aqui e como podemos evoluir a partir de então.
• Desenvolver e aplicar ferramentas e abordagens para o mapeamento e a criação de cenários futuros.
• Metodologias de análise, interpretação e endereçamento de insights e tendências.
• Desenvolver relatórios e protótipos que evidenciem os sinais capturados, tendências identificadas e cenários construídos.
• Identificar sinais de possíveis mudanças impactantes de padrões.
• Compilar e identificar tendências de maneiras não óbvias.
• Antecipar e construir futuros desejáveis.

Desenvolvimento

Conhecer

Pensar futuros. Momento de conhecer diversos pontos de vista e abrir a mente para futuroS possíveis, acessíveis e inclusivos. Esse módulo está dividido em 4 pilares principais de conhecimento: sociedade, tecnologia, diversidade e ecologia.

Explorar

Planejar futuros. Momento de maior conexão com o mercado e com as práticas de pesquisa e construção de futuros. Esse módulo também está divido em 4 pilares principais de aprendizagem: sinais, tendências, cenários e estratégias.

Criar

Criar futuros. Módulo organizado para exercer a prática junto a mentores, parceiros e coordenadores a fim de criar futuros para empresas/organizações parceiras e compartilhar os resultados de aprendizagem da jornada do curso em um evento de futuros de acesso disponível para todo o mercado.

Carreira e desenvolvimento profissional

Para profissionais que queiram se aprofundar e levar para dentro de suas empresas um olhar de futuros para áreas de pesquisa, desenvolvimento, marketing, inovação e até de construção de cenários e futuros, e para profissionais que queiram instaurar o mindset de futuros e transformar seus projetos, espaço de trabalho e relacionamento interpessoal.

Semana internacional

O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


NATALIA KAUPA
Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora do One Year em Future Studies do IED São Paulo.

PROFESSORES

CAROL HOTH

-

Acredita no poder das conexões, entre pessoas e com a natureza, e também no pensamento sistêmico, regenerativo e holístico na construção de produtos, serviços, processos e relações. É fomentadora de comunidades, especialista e pesquisadora apaixonada por economia circular, designer estratégica e circular, ativista ambiental e climática, com formação em Direito pela Universidade Federal de Viçosa. 


FABIO AMADO

CO-FOUNDER AND DESIGN STRATEGIST AT WAKE INSIGHTS

+

Facilitador por paixão, adora se conectar com pessoas e projetos relacionados ao “novo”. Fabio é Service Designer com MBA em Branding, fez parte da equipe da Livework, desenhando serviços e processos de alto impacto, e atuou como estrategista de inovação na Box1824. Atualmente, é cofundador da WAKE, onde atua como facilitador e consultor no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo novos produtos e serviços em diversos setores. É também professor e fundador do curso Innovation Tools e coordenador/professor do One Year em Service Design no IED São Paulo.


LUCAS SANTANA

+

Lucas Santana é atual consultor da área de Novas Tecnologias do CCTI da Votorantim S.A. Atua como Arquiteto de Soluções, trabalhando com componentes de computação em nuvem da Microsoft (Azure), tecnologias Open Source para Big Data e Inteligência Artificial e desenvolvimento em Python, além de contribuir com a formação de estagiários.

Foi palestrante em eventos nacionais e internacionais, como o Festival Path 2017 e 2018, no Menos 30 Fest 2017 e o Harvard AI & Inclusion Symposium, em 2017. Foi mentor do Hackaton+ Salvador, do Desafios Bahia Hackathon — Edição “Respeita as Mina” — e da Campus Party Bahia 2017. Foi curador de uma mesa de tecnologia do Festival Path 2019, e é professor convidado do IED na disciplina de Tecnologias Emergentes na pós-graduação em Design Estratégico e Inovação.

Fez parte do Movimento Empresa Júnior, sendo presidente da EletroJr, em 2012, e presidente da UNIJr-BA, em 2013.


MONIQUE EVELLE

+

Reconhecida pela Forbes como “30 under 30”, LinkedIn Top Voices, YouPix Builders e autora do livro “Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo”, Monique Evelle é idealizadora da Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais; da Inventivos, comunidade para desenvolvimento pessoal e profissional; sócia da SHARP, hub de inteligência cultural; Alumni International Visitor Leadership Program (IVLP), o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos EUA, e conselheira do Programa VOA, da Ambev.


MONIQUE LEMOS

+

Antropóloga, pesquisadora apaixonada e estrategista criativa. Ajuda parceiros e clientes a construir futuros, garantindo estratégias de impacto social, relevância e propósito. Formada em Cinema e Ciências Sociais, procura traduzir tendências culturais por meio de pesquisas etnográficas, comportamentais, culturais, sociais e humanas. Desenvolve percepções aplicáveis ​​ao desenvolvimento de produtos, design de serviços, planejamento estratégico, impacto social, estratégia de negócios, design de experiência, conteúdo de marca, documentários e outras mídias criativas. Hoje, trabalha como pesquisadora e estrategista na URUBU, estúdio de estratégia e criação, e também como fundadora da Topográficas, dupla que cria estratégias e narrativas com propósito de futuro para empresas como LadyBird.tv.

Faz parte do GAIA, Grupo de Inteligência Artificial e Arte do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisas sobre mulheres na Amazônia, turca mecânica e etnoarqueologia de IA, em busca de experiências artísticas e projetos coloniais no Brasil. Trabalha com construção de IA no Global South. Além disso, foi mentora sobre o futuro da imagem e do consumo no Future Lab do Istituto Europeo di Design (IED-SP).

Início das aulas: 02/10/2021
Dias: sábados e domingos, uma vez por mês
Horário: das 9h às 17h
Duração: 144 horas

Valores:
15 parcelas de R$1.852,00
À vista com 4% de desconto
Parcelamento em até 24 vezes via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento

DISCIPLINAS
Pensar futuros6h
Filosofia orientada a futuros9h
Tecnologias emergentes9h
Futuros para quem?9h
Eco futuros9h
Futuros ancestrais6h
Planejar futuros6h
Coletas de sinais9h
Pesquisa e tendências9h
Construção de cenários futuros9h
Estratégias para futuros9h
Imersão na natureza6h
Criar futuros6h
Mentoria15h
Sessão de trabalho15h
Evento: Máquina do Tempo12h
CURSOS RELACIONADOS
13/10/2021
36 horas
ONLINE
Design Thinking
Em breve
ONLINE
Branding: Construção, Gestão e Tendência de Marca
22/09/2021
400 horas
PRESENCIAL
Design Estratégico e Inovação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.