IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
One Year

Future Studies

144 horas Nacional
Semana internacional
SEMIPRESENCIAL
06/11/2021
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Em um mundo onde o tempo presente é insatisfatório, e recheado de muitas incertezas, entender os fatores que influenciam nosso comportamento e o modo de operação da vida social ajuda a trazer mais consciência para nossos atos. O One Year em Future Studies existe para ajudar a desconstruir o modus operandi de como navegamos dentro desses sistemas complexos de forma inconsciente, para que possamos intencionar, construir e projetar futuros mais desejáveis em todos os aspectos da vida.

Para quem?

O curso desperta uma nova lente e uma nova maneira de enxergar o mundo. Impacta e aciona a autoconsciência e ensina a navegar por sistemas que têm aplicação prática em nosso dia a dia e em diversas áreas de atuação, como sociedade, negócios, tecnologia, administração, processos, marketing, inovação, design, moda, arquitetura, ecologia e muito mais.

Como é?

Por meio de uma experiência com encontros presenciais e digitais, de imersões no mercado, natureza e em diferentes aspectos de nossa sociedade hoje, a metodologia do One Year em Future Studies estimula e ensina seus alunos a PENSAR, PLANEJAR, EXPLORAR e CRIAR FUTUROS com acolhimento, profundidade, prática e vivências únicas. Oferta única e exclusiva do IED São Paulo.


IED +

A Nissan é uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, com um extenso line-up em diferentes segmentos do mercado automobilístico. Presente no Brasil desde 2000, a empresa também possui um estúdio de design em São Paulo, o The Box, que foi responsável por importantes projetos na América Latina e no mundo, como o Nissan Kicks Concept, lançado em 2016, desenvolvido no Brasil e recentemente remodelado.

Além desse, outros projetos grandes foram criados no The Box, como os showcars do Salão do Automóvel de 2018 e inúmeras edições especiais do Kicks, como: Kicks Champions League, Frontier Attack e Kicks Surf Concept.

Para John Sahs, Chief Designer Nissan NDLA, “não existe um futuro único, estático e ideal, mas sim uma infinidade de futuros possíveis.” Com isso, o The Box vai além em seu propósito de trabalhar a formação da próxima geração de profissionais, e também passa a buscar a formação dos profissionais que construirão as novas narrativas de futuro.

Com o objetivo de tornar reais os caminhos mais desejáveis, diversos e conscientes, surgiu o Nissan E-life concept: uma comunidade de produtos e serviços focados na energia elétrica sustentável para potencializar o dia a dia de seus clientes e proporcionar uma experiência de mobilidade única.

Objetivo e entrega

• Entender de onde vem e para onde está caminhando o estudo de futuros.
• Desenvolver novos modelos mentais que possam ser aplicados em diversos desafios.
• Imergir e conhecer empresas que já atuem com soluções que vão fazer a diferença no futuro.
• Participar e construir eventos, facilitar e mediar conversas com profissionais em experiência de “sala de aula”.
• Por fim, os alunos vão exercer a prática em um projeto real, construindo futuros desejáveis junto a empresas/organizações parceiras.

Mercado

Em qual mercado o profissional poderá atuar? Como está o mercado na área atualmente?

Capturar e entender sinais de futuros sempre foi importante para a estratégia e tomada de decisão de qualquer tipo de planejamento.

Catalisada pela atual pandemia, a busca por profissionais que atuem diretamente com projetos de construção de futuros aumentou, assim como a demanda por criação de estratégias de contenção de risco e de exploração de oportunidades a partir da criação de cenários.

Habilidades desenvolvidas

• Entender o contexto da sociedade, como chegamos até aqui e como podemos evoluir a partir de então.
• Desenvolver e aplicar ferramentas e abordagens para o mapeamento e a criação de cenários futuros.
• Metodologias de análise, interpretação e endereçamento de insights e tendências.
• Desenvolver relatórios e protótipos que evidenciem os sinais capturados, tendências identificadas e cenários construídos.
• Identificar sinais de possíveis mudanças impactantes de padrões.
• Compilar e identificar tendências de maneiras não óbvias.
• Antecipar e construir futuros desejáveis.

Desenvolvimento

Conhecer

Pensar futuros. Momento de conhecer diversos pontos de vista e abrir a mente para futuroS possíveis, acessíveis e inclusivos. Esse módulo está dividido em 4 pilares principais de conhecimento: sociedade, tecnologia, diversidade e ecologia.

Explorar

Planejar futuros. Momento de maior conexão com o mercado e com as práticas de pesquisa e construção de futuros. Esse módulo também está divido em 4 pilares principais de aprendizagem: sinais, tendências, cenários e estratégias.

Criar

Criar futuros. Módulo organizado para exercer a prática junto a mentores, parceiros e coordenadores a fim de criar futuros para empresas/organizações parceiras e compartilhar os resultados de aprendizagem da jornada do curso em um evento de futuros de acesso disponível para todo o mercado.

Carreira e desenvolvimento profissional

Para profissionais que queiram se aprofundar e levar para dentro de suas empresas um olhar de futuros para áreas de pesquisa, desenvolvimento, marketing, inovação e até de construção de cenários e futuros, e para profissionais que queiram instaurar o mindset de futuros e transformar seus projetos, espaço de trabalho e relacionamento interpessoal.

Semana internacional

O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


    Informe os dados abaixo para baixar o arquivo




    Baixe o programa do curso

    Início das aulas: 06/11/2021
    Dias: terças, quintas, sábados
    Horário: das 9h às 17h
    Duração: 144 horas

    Valores:
    18 parcelas de R$ 1.388,89
    À vista com 4% de desconto
    Parcelamento em até 24 vezes via Intersector
    Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

    NATALIA KAUPA
    Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora do One Year em Future Studies do IED São Paulo.

    PROFESSORES

    CAROL HOTH

    -

    Acredita no poder das conexões, entre pessoas e com a natureza, e também no pensamento sistêmico, regenerativo e holístico na construção de produtos, serviços, processos e relações. É fomentadora de comunidades, especialista e pesquisadora apaixonada por economia circular, designer estratégica e circular, ativista ambiental e climática, com formação em Direito pela Universidade Federal de Viçosa. 


    FABIO AMADO

    CO-FOUNDER AND DESIGN STRATEGIST AT WAKE INSIGHTS

    +

    Facilitador por paixão, adora se conectar com pessoas e projetos relacionados ao “novo”. Fabio é Service Designer com MBA em Branding, fez parte da equipe da Livework, desenhando serviços e processos de alto impacto, e atuou como estrategista de inovação na Box1824. Atualmente, é cofundador da WAKE, onde atua como facilitador e consultor no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação, construindo novos produtos e serviços em diversos setores. É também professor e fundador do curso Innovation Tools e coordenador/professor do One Year em Service Design no IED São Paulo.


    LUCAS SANTANA

    +

    Lucas Santana é atual consultor da área de Novas Tecnologias do CCTI da Votorantim S.A. Atua como Arquiteto de Soluções, trabalhando com componentes de computação em nuvem da Microsoft (Azure), tecnologias Open Source para Big Data e Inteligência Artificial e desenvolvimento em Python, além de contribuir com a formação de estagiários.

    Foi palestrante em eventos nacionais e internacionais, como o Festival Path 2017 e 2018, no Menos 30 Fest 2017 e o Harvard AI & Inclusion Symposium, em 2017. Foi mentor do Hackaton+ Salvador, do Desafios Bahia Hackathon — Edição “Respeita as Mina” — e da Campus Party Bahia 2017. Foi curador de uma mesa de tecnologia do Festival Path 2019, e é professor convidado do IED na disciplina de Tecnologias Emergentes na pós-graduação em Design Estratégico e Inovação.

    Fez parte do Movimento Empresa Júnior, sendo presidente da EletroJr, em 2012, e presidente da UNIJr-BA, em 2013.


    MONIQUE EVELLE

    +

    Reconhecida pela Forbes como “30 under 30”, LinkedIn Top Voices, YouPix Builders e autora do livro “Empreendedorismo Feminino: Olhar estratégico sem romantismo”, Monique Evelle é idealizadora da Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais; da Inventivos, comunidade para desenvolvimento pessoal e profissional; sócia da SHARP, hub de inteligência cultural; Alumni International Visitor Leadership Program (IVLP), o principal programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos EUA, e conselheira do Programa VOA, da Ambev.


    MONIQUE LEMOS

    +

    Antropóloga, pesquisadora apaixonada e estrategista criativa. Ajuda parceiros e clientes a construir futuros, garantindo estratégias de impacto social, relevância e propósito. Formada em Cinema e Ciências Sociais, procura traduzir tendências culturais por meio de pesquisas etnográficas, comportamentais, culturais, sociais e humanas. Desenvolve percepções aplicáveis ​​ao desenvolvimento de produtos, design de serviços, planejamento estratégico, impacto social, estratégia de negócios, design de experiência, conteúdo de marca, documentários e outras mídias criativas. Hoje, trabalha como pesquisadora e estrategista na URUBU, estúdio de estratégia e criação, e também como fundadora da Topográficas, dupla que cria estratégias e narrativas com propósito de futuro para empresas como LadyBird.tv.

    Faz parte do GAIA, Grupo de Inteligência Artificial e Arte do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisas sobre mulheres na Amazônia, turca mecânica e etnoarqueologia de IA, em busca de experiências artísticas e projetos coloniais no Brasil. Trabalha com construção de IA no Global South. Além disso, foi mentora sobre o futuro da imagem e do consumo no Future Lab do Istituto Europeo di Design (IED-SP).

    Início das aulas: 06/11/2021
    Dias: terças, quintas, sábados
    Horário: das 9h às 17h
    Duração: 144 horas

    Valores:
    18 parcelas de R$ 1.388,89
    À vista com 4% de desconto
    Parcelamento em até 24 vezes via Intersector
    Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

    DISCIPLINAS
    Pensar futuros6h
    Filosofia orientada a futuros9h
    Tecnologias emergentes9h
    Futuros para quem?9h
    Eco futuros9h
    Futuros ancestrais6h
    Planejar futuros6h
    Coletas de sinais9h
    Pesquisa e tendências9h
    Construção de cenários futuros9h
    Estratégias para futuros9h
    Imersão na natureza6h
    Criar futuros6h
    Mentoria15h
    Sessão de trabalho15h
    Evento: Máquina do Tempo12h
    CURSOS RELACIONADOS
    EM BREVE
    36 horas
    ONLINE
    Design Thinking
    Em breve
    ONLINE
    Branding: Construção, Gestão e Tendência de Marca
    2022
    400 horas
    PRESENCIAL
    Design Estratégico e Inovação
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.