IED | Istituto Europeo di Design
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ONE YEAR

Food Design

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
Agosto/2018
Candidate-se
Sexo

RG / RNE / Passaporte


Desenvolva todo o seu potencial criativo, com portas abertas para o mundo e para o design.
Para participar do processo de seleção de alunos do IED, preencha o formulário abaixo e nós agendaremos uma entrevista com você.

Sexo




Por quê?

O sistema de alimentos e da alimentação envolve várias indústrias e etapas – desde a produção, preservação e logística até a preparação, apresentação e consumo – e demanda projetos com olhar criativo para gerar inovação em produtos e serviços a partir das abordagens do Design, com grandes oportunidades presentes e futuras.

Para quem?

Apaixonados por comida, profissionais e estudantes de Gastronomia, Comunicação, Marketing, Turismo, Hotelaria, Eventos, Produção Cultural, Arquitetura e todas as áreas do Design que buscam aprofundar conhecimentos, explorar novas oportunidades e desejam atuar no universo do Food Design de forma pioneira e inovadora.

Como é?

O curso oferece vivências reflexivas, imersivas e projetuais para formar as capacidades e habilidades necessárias à criação e gestão de experiências gastronômicas para o mercado a partir da abordagem do Design, o que possibilita construir as relações entre alimentos, consumidores e os contextos relacionados à alimentação.


SOBRE O CURSO

O curso de Food Design do IED está divido em 3 pilares e conta com aulas em São Paulo e módulo internacional realizado na Espanha:

Cultura do alimento e Design – conhecimento dos aspectos culturais relacionados ao ato de se alimentar e introdução às ferramentas do Design para um pensamento crítico desse universo.

Tecnologia e Negócios – a partir da visão do Pensamento de Design: pesquisa e desenvolvimento de estratégias para negócios gastronômicos, de grande ou pequena escalas, bem como o desenvolvimento de acessórios e complementos.

Projeto Food Design Experience – aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, observando oportunidades de mercado e desenvolvimento de serviços.

O participante será incentivado a desenvolver projetos com um olhar criativo e crítico para atuar no segmento alimentício, com abordagens gerenciais de Consultoria, Comunicação, Empreendedorismo e Serviços – sempre com foco no consumidor.

Há tempos, o ato de se alimentar deixou de ser a mera satisfação das necessidades de sobrevivência para se tornar um momento de prazer, autoconhecimento, vivência cultural-histórica e socialização. A relação do ser humano com a comida, seja no seu cultivo, industrialização, preparação, comercialização ou consumo, promove elos afetivos únicos e essenciais no convívio da sociedade contemporânea.

A percepção deste vínculo tem levado empresas e profissionais a olharem de modo estratégico para o setor alimentício, com uma visão integrada na qual Indústria e Gastronomia se unem ao Pensamento do Design, num ciclo de geração de valor. Este é o universo do Food Design, que, com sua abordagem, considera o desenvolvimento de novas linhas de produtos e refeições, bem como a inovação em acessórios relacionados ao setor e a criação de novos formatos de comercialização e acesso a sistemas de consumo de alimentos.

O Design, a Indústria da Alimentação e a Gastronomia juntos têm a capacidade de gerar novas experiências no consumo dos alimentos agregando valor para os negócios.

A atividade do Food Designer é um novo campo profissional orientado ao desenvolvimento de produtos e serviços com alto valor agregado, incorporando uma reflexão estratégica ao desenvolvimento de um setor tradicional no cenário brasileiro.

Dentre os setores industriais que estão utilizando esta nova expertise como oportunidade de negócios destacam-se: Agronegócio, Indústria de Alimentos, Hospitalidade, Restauração e Turismo, Varejo, Gestão e Consultoria, Empreendedorismo, Eventos, Agências de Comunicação e Escritórios de Design.

 

PROGRAMA DO CURSO

Módulos ministrados no Instituto Europeu di Design – IED São Paulo

  • Design, Cultura e Alimentação
  • Alimentos, sistema alimentar, estrutura dos líderes do setor
  • A comida como agente de transformação e a alimentação do futuro
  • Semiótica, Marketing e Comunicação
  • Design for Food
  • Design de Embalagens
  • Design de espaços gastronômicos
  • Branding Gastronômico e Brand Spaces
  • Food Design Service
  • Design Thinking
  • Mentoria
  • Workshops e Experiências Gastronômicas
  • Lab Design Experience

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 

MÓDULO INTERNACIONAL

O módulo internacional do curso em Food Design traz a possibilidade de ampliar o conhecimento de Food Design em um contexto europeu, com práticas consolidadas. Barcelona foi a cidade escolhida para o módulo internacional por sua grande experiência em serviços ligados à alimentação e características culturais únicas, que mesclam elementos das cozinhas ibérica, francesa, mediterrânea e internacional, oferecendo diversas possibilidades de vivências. A cidade vem se tornando um ponto de referência global para o universo do design, além de suas já conhecidas expertises em gastronomia, turismo e eventos.

MÓDULO INTERNACIONAL

Barcelona

Design inovador e gestão criativa para cidades e negócios inteligentes
Saiba mais sobre a sede em Barcelona


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COORDENAÇÃO

CHRISTIAN ULLMANN

Christian Ullmann é formado em Desenho Industrial pela Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires – Argentina. No Brasil, atua como designer, consultor e coordenador de projetos para empresas, governos e instituições há mais de 20 anos. Seus produtos e projetos receberam prêmios na Itália, Espanha, Brasil e Argentina.

Participou do Progetto Bilogico Centro Studi Alessi, na Itália e Grécia. A convite de Simone Mattar, atuou como coordenador de Design do Projeto Como Penso Como, iniciativa pioneira em Food Design no Brasil.

É professor de Design e Sustentabilidade na graduação e na pós-graduação do Istituto Europeu di Design – IED desde 2008, onde também é coordenador do NEX – Núcleo Exploratório de Design e, mais recentemente, foi convidado a coordenar e desenvolver o One Year em Food Design.

Início previsto: Agosto/2018
Dias: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: Agosto/2018

Valores:
12 parcelas de R$ 2.130,00
À vista com 10% de desconto
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Design, Cultura e Alimentação3 horas
Alimentos, sistema alimentar, estrutura e líderes do setor12 horas
A comida como agente de transformação e a alimentação do futuro6 horas
Semiótica, Marketing e Comunicação9 horas
Design for Food6 horas
Design de Embalagens6 horas
Design de espaços gastronômicos6 horas
Design Estratégico para Negócios Gastronômicos6 horas
Branding Gastronômico e Brand Spaces6 horas
Food Design Service6 horas
Design Thinking15 horas
Mentoria18 horas
Workshops e Experiências Gastronômicas21 horas
Lab Design Experience24 horas
Módulo Internacional40 horas

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID