IED | Istituto Europeo di Design
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ONE YEAR

Food Design

144 horas Nacional
40 horas Internacional
PRESENCIAL
18/05/2019
Candidate-se
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Por quê?

O sistema de alimentos e da alimentação envolve várias indústrias e etapas – desde a produção, preservação e logística até a preparação, apresentação e consumo – e demanda projetos com olhar criativo para gerar inovação em produtos e serviços a partir das abordagens do Design, com grandes oportunidades presentes e futuras.

Para quem?

Apaixonados por comida, profissionais e estudantes de Gastronomia, Comunicação, Marketing, Turismo, Hotelaria, Eventos, Produção Cultural, Arquitetura e todas as áreas do Design que buscam aprofundar conhecimentos, explorar novas oportunidades e desejam atuar no universo do Food Design de forma pioneira e inovadora.

Como é?

O curso oferece vivências reflexivas, imersivas e projetuais para formar as capacidades e habilidades necessárias à criação e gestão de experiências gastronômicas para o mercado a partir da abordagem do Design, o que possibilita construir as relações entre alimentos, consumidores e os contextos relacionados à alimentação.


MANIFESTO FOOD DESIGN IED

Navegamos no limiar do presente com o futuro, e é nesse cenário que FOOD DESIGNERS projetam novos hábitos e soluções para a alimentação do presente com o objetivo de estarmos adaptados e adequados para um futuro emergente.

O que novos hábitos influenciam em nossa alimentação seus espaços e rituais? O que vamos comer em 2050 com uma população de 9.5bi de pessoas? Como mudamos o paradigma do desperdício de alimento?

São desafios como estes que habilitam uma nova categoria de profissionais, os Food Designers, que reconhecem a importância de “l’art de la table” mas também abordam a alimentação de forma sistêmica – do campo à mesa.

Ativam novas ferramentas de inovação aliadas a capacidade do design em compreender padrões para criar soluções centradas no ser humano, encarando o atual momento de transformação como uma oportunidade de inovação, ao invés de replicar soluções pré-existentes.

Sobre o Curso FOOD DESIGN IED

A formação em Food Design tem como objetivo básico adentrar camadas invisíveis na cadeia da alimentação, explorando a versatilidade do tema através de novos prismas como: Sistema alimentar, plataformas de negócio, comida como agente de transformação e metadesign. Conceitos base para um novo mindset que habilita explorar territórios infinitos no mercado.

Acreditamos que a comida é uma plataforma poderosa para contar histórias e se comunicar, levando em consideração todas suas necessidades, percepções sensações e experiências. É assim que adotamos o “food service experience” como o “next step” para se projetar uma nova experiência na gastronomia.

Nossos alunos adquirem conhecimentos no campo da: Biomimética, Service Thinking, Ambience, Branding gastronômico e design sensorial que se complementam com uma vivência internacional onde entram em contato com profissionais que irão ampliar seu repertório para promover o “saber e o “saber fazer” – princípios básico do IED e de pensadores criativos para um novo mundo.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

 

SEMANA INTERNACIONAL

A semana internacional do curso em Food Design traz a possibilidade de ampliar o conhecimento de Food Design em um contexto europeu, em uma das sedes do IED na Europa.


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

WAGNER LúCIO

Dono de uma energia revigorante, Wagner está sempre motivado a oxigenar o mindset e motivar a equipe, focando nos objetivos e demandas de cada membro. É professor da pós-graduação em  Design Estratégico e Inovação e Service Design no Istituto Europeo di Design (IED-SP) e estuda profundamente o tema Food Design, o que garante sua presença em uma série de eventos sobre o tema. Desde muito cedo, soube que seu espírito era criativo e, mais tarde, descobriu que poderia expressar essa criatividade através do design. É o tipo de pessoa que fica horas montando e desmontando coisas, experimentando novos métodos na prática. Possui uma visão que ressignifica a forma de como as coisas são tradicionalmente vistas, um verdadeiro idealista, conectando diversos conhecimentos para criar uma versão mais inovadora do mundo.

PROFESSORES

ALCIONE SILVA

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Fundadora e CEO da Connecting Food, uma empresa de tecnologia que ajuda empresas a gerenciar as perdas de alimentos.Trabalhou com gestão de projetos estratégicos, cadeia de suprimentos e logística, e processo de melhoria contínua para organizações globais nos segmentos de alimentos.
É palestrante frequente em fóruns sobre soluções para a redução das perdas e desperdícios de alimentos (PDA) no Brasil, membro do comitê estratégico para redução de PDA do Ministério do Desenvolvimento Social e atua como consultora de organizações públicas e privadas no tema.
Bacharel em Engenharia de Alimentos, MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA), especialização em Marketing de Serviços e atualmente faz Mestrado em Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas.


CHRISTIAN ULLMANN

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Designer porteño, maker predigital, reside no Brasil desde 1996, consultor em design, inovação e um dos idealizadores do curso de food design do IED-SP.
Em sua experiência pautada como coordenador de projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e Latinoamérica. Seus projetos já receberam prêmios na Itália, Espanha, Brasil e Argentina
Formado em Diseño Industrial pela Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires – Argentina


VITOR MAGNANI

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Head of Public Affairs do iFood, empresa líder no setor de entregas de comidas pela internet da América Latina, uma das referência no segmento de Food Tech no Brasil.
Sua atuação na área de tecnologia se estende ao cargo de Presidente da Associação Brasileira Online to Offline e na direção da Comissão de Economia Digital e Colaborativa da Câmara de Comércio Brasil-Ásia.
Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP e em Direito pelo Mackenzie. Pós Graduado em Comunicação Corporativa e Gestão Governamental.


ELIS CAVALCANTE

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Consultora em Gestão Estratégica e Governança Corporativa de Negócios em Alimentação, possui mais de 30 anos de experiência em operação de A&B, UAN.
Trabalhou em Planejamento e Controle da Produção para fornecimento de refeições para workforce das vênues Maracanã, Estádio Olímpico, Sambódromo e Cerimônias Cariocas nas Olimpíadas e Paralimpíadas/Rio 2016.
Formada em Gestão Empresarial pela HSM Educação/The Drucker Institute, cursou Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é graduada em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de São Paulo e técnica em Nutrição e Dietética de ETE Getúlio Vargas.


CINTIA ALFIERI GAMA-ROLLAND

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Atua nas áreas de história da gastronomia, arqueologia e egiptologia com enfoque na alimentação. Integrante de missões arqueológicas no Egito e pesquisadora da coleção egípcia do Museu de Arte de São Paulo – Masp foi conselheira científica do Museu do Louvre.
Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, mestre em arqueologia pela Universidade federal do Rio de Janeiro, doutora pela École Pratique de Hautes Études, Paris.


PRISCILA SABARá

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CEO e sócia-proprietária da plataforma de entretenimento gastronômico Foodpass, Priscila fez carreira como jornalista especializada em gastronomia na Folha de S. Paulo e no Guia Josimar Melo. Teve ainda passagem por empresas de comunicação como a Purport e a Anexo, antes de assumir a gestão de marketing dos chocolates AMMA.
Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Sociologia da Alimentação pela Unicamp, e pós-graduação em gestão da comunicação, políticas, educação e cultura pela Universidade de São Paulo (USP

Início das aulas: 18/05/2019
Dias: sábados e domingos alternados em 12 encontros
Duração: 184 horas
Carga horária: 184 horas
Inscrições até: 18/05/2019

Valores:
12 parcelas de R$ 2.226,00
À vista com 5% de desconto
Parcelamento em até 24x via Intersector
Consulte outras formas de parcelamento.

DISCIPLINAS
Design, Cultura e Alimentação6 horas
Alimentação e sistema alimentar6 horas
Indústria da Alimentação e o mercado6 horas
O campo no sistema alimentar6 horas
A comida como agente de Cultura e transformação6 horas
Empreendedorismo em plataformas Food3 horas
FOOD LAB #1: Save food12 horas
Semiótica, Valores e Território3 horas
Safári Urbano3 horas
Design for Food6 horas
Tools for Service Design6 horas
Food Service Experience6 horas
Food Design Communication6 horas
Plataformas de Food Marketing3 horas
Branding Gastronômico e Place Branding6 horas
Design Estratégico para Negócios Gastronômicos3 horas
Alimentação e consumo3 horas
Conceitos de Biomimética e Biomimética aplicada a embalagem6 horas
LAB FOOD DESIGN #2: Food service experience12 horas
Semana internacional40 horas
Metadesign3 horas
Metadesign – Visão sistêmica do futuro da alimentação3 horas
Trends for food6 horas
Design Sensorial6 horas
Alimentação e tecnologias emergentes3 horas
Food Techs3 horas
LAB FOOD DESIGN #3: FOOD DESIGN FUTURE12 horas

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.