Língua

Português

Início

Outubro 2024

Período

Fim de Semana

Formato

Presencial

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Alexandre Salles

Preço

15 parcelas de R$1.852,00

As peças de mobiliário são estratégicas nas vidas das pessoas, pois refletem personalidade, crenças e gosto pessoal.

Data de início: 05/10/24, sábados e domingos, das 9h às 17h.

O Design de Mobiliário está ligado à arquitetura e ao Home Design, dedicado ao desenvolvimento de todo tipo de móveis. No entanto, esse trabalho vai além da preocupação com a funcionalidade.

É claro que a função prática das peças de mobiliário deve ser uma das prioridades, entretanto, designers também buscam agregar conceitos aos seus projetos. Afinal, mais do que um simples objeto, móveis podem ter significados importantes que chamam a atenção por expressar características culturais e de épocas específicas.

Nosso curso One Year em Design de Mobiliário tem como proposta fomentar a visão e o conhecimento multidisciplinar do Design de Mobiliário como ferramenta de inovação para atuação profissional em todas as áreas do mercado moveleiro.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design de Mobiliário!

A metodologia tem ênfase na pesquisa, reflexão e prática, com atividades que aproximam o participante da realidade do mercado moveleiro através do estudo específico do processo de Design de Mobiliário, visando fomentar a inovação quanto à utilização de matéria-prima, novos usos, novos processos fabris, novos procedimentos de gestão e disseminação de conhecimentos relacionados a questões atuais de sustentabilidade, globalização e identidade cultural.

O corpo docente é formado por profissionais com vasta experiência que, por meio do conjunto de disciplinas, propõem uma metodologia de ensino em que os participantes possam aplicar de forma objetiva o conhecimento construído na criação e proposição de soluções inovadoras.

 

Este curso possui formato presencial, seguindo um cronograma pré-determinado. As aulas presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Visitas externas também podem ser parte das aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso busca proporcionar novos caminhos e possibilidades para o pensamento do Design de Mobiliário através do desenvolvimento e proposição de ideias, conceitos e soluções de projetos, sinérgicos à realidade do mercado, e propõe a potencialização de repertório multidisciplinar em design, da visão empreendedora e da formatação de portfólio para atuação na área.

A proposta de ensino é ideal para profissionais e estudantes das áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Design de Produto, entre outras, que buscam aperfeiçoamento ou pretendem migrar para a área de Design de Mobiliário.

Os profissionais da área se especializam no estudo das funções dos móveis, ergonomia, processos fabris, identidade cultural, sustentabilidade, entre outros temas. Afinal, precisam ter uma base de conhecimento interdisciplinar para criar móveis cada vez mais inovadores.

Além de trabalhar para a indústria, muitos profissionais decidem abrir o próprio negócio, desenvolvendo móveis assinados por eles. Para quem gosta da ideia de trabalhar com um lado mais conceitual, esse é um caminho atrativo.

Módulo Internacional - Milano Furniture Week 2024

No período de 02 a 06 de setembro será realizada visita na cidade de Milão para uma imersão internacional completa no universo do mobiliário e design “Made in Italy". Serão examinadas e acessadas diferentes tipologias: escritório, cozinha, mobiliários externos, sistemas construtivos de mobiliário e tecnologias contemporâneas de materiais. Do design tradicional e histórico ao design contemporâneo, será estabelecida uma imersão na pesquisa, na análise e no conhecimento sobre reutilização e sustentabilidade contemporâneas, nos fabricantes e bricolagem.

Dias 02, 03, 04, 05 e 06.09

Conteúdos abordados:

Introdução às tendências de design pós Salone 2023: Apresentação das principais tendências registradas durante o Salone del Mobile 2023 para mobiliário e design, incluindo também o Salone Satélite - ponto de encontro de empreendedores, novos talentos e designers emergentes - além de uma série de outras localidades ao redor da cidade dedicadas às atividades do Fuori Salone.

Introdução às tipologias de mobiliários e análise de produção: Imersão junto às diversas tipologias de mobiliário e suas derivações, a partir do Made in Italy, conectando a tradição com a contemporaneidade do design, atrelado às diferentes tecnologias aplicadas à produção do mobiliário.

Visitas Técnicas com análises presenciais: Visitas técnicas junto às principais marcas italianas de mobiliário. Estão previstas visitas em diferentes tipos de showroom, estúdios e empresas de design de mobiliário para entendimento na prática dos conteúdos abordados.

Visitas Culturais: Estão previstas visitas às fundações e centros culturais diretamente relacionados à história do design, tanto no que diz respeito ao acervo, quanto ao papel que ocupa no cenário italiano e global.

Workshop – Mood Board: Para conclusão da imersão Milano Design Week, é proposto um workshop para o grupo de alunos, visando a criação de Moodboard, onde os participantes deverão sintetizar os conteúdos adquiridos através de proposição de possíveis conexões entre os novos saberes, repertório pessoal e ações futuras, e como este poderá ser efetivo no seu desenvolvimento profissional no mercado de mobiliário.

 

Profissionais estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso de One Year em Design de Mobiliário (Furniture Design) do IED São Paulo traz um programa avançado para a formação de designers de mobiliário que estejam interessados em atuar nas áreas de criação e produção.

Vamos abordar temas importantes para o Design de Mobiliário, como fundamentos de linguagem e estética, história e teoria, mercadologia e tendências, materiais e processos de fabricação, sustentabilidade, ergonomia e conforto. Também vamos nos aprofundar na área de negócios, com aulas de desenvolvimento e gerenciamento de projetos, gestão da produção de mobiliário e análises de valor (comercial e simbólico).

Ao final do curso, os participantes farão a entrega do protótipo do projeto final, bem como a apresentação do item proposto.

 

  • Apresentação + Mentoring (3h)

  • Oficina de Mobiliário (3h)

  • Fundamentos de Linguagem e Estética do Design Mobiliário I e II (12h)

  • História e Teoria do Design de Mobiliário I e II (12h)

  • Mercadologia e Tendências I e II (12h)

  • Materiais e Processos de Fabricação de Mobiliário I e II (12h)

  • Laboratório de Novos Materiais (6h)

  • Laboratório de Modelos Experimentais (6h)

  • Design e Sustentabilidade I e II (12h)

  • Ergonomia, Percepção e Conforto I e II (12h)

  • Desenvolvimento e Gerenciamento de Projeto I e II (12h)

  • Gestão da Produção de Mobiliário I e II (12h)

  • Técnicas de Representação Gráfica e Informatização (6h)

  • Análise de Valor (Comercial e Simbólico) (6h)

  • Mentoring - Empreendedorismo e Marketplace (3h)

  • Projeto Final - Atendimento (12h)

  • Projeto Final - Apresentação (3h)

     

Docentes

Alexandre Salles

Coordenador do curso

Carol Piccin

Giorgio Giorgi

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Notícias