IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EXTENSãO

Smart Cities: design para cidades do futuro

PRESENCIAL

60 horas

21/09/2019

Sábados e domingos, das 9h às 16h30 (um fim de semana por mês)
Inscreva-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

A evolução tecnológica e a revolução digital transformaram o design e o modo de viver nas cidades. A aplicação dessas ferramentas no contexto urbano contribui para um desenvolvimento mais sustentável, com o uso inteligente de recursos, maior eficiência operacional, inclusão social e melhoria na qualidade de vida.

Para quem?

Designers, arquitetos, urbanistas, desenvolvedores urbanos e gestores, bem como outros profissionais e estudantes de áreas afins, interessados em aplicar conceitos de sustentabilidade, mobilidade e tecnologias de conectividade em projetos para as cidades sustentáveis.

Como é?

O curso promove a integração de conhecimentos nas áreas de sustentabilidade, conectividade e infraestrutura urbana, através de blocos teóricos com professores especialistas, apresentação de cases nacionais e internacionais e desenvolvimento de projetos para cidades do futuro.


O curso Smart Cities – Design para Cidades do Futuro, oferecido pelo IED São Paulo, é voltado para profissionais que buscam uma compreensão global das transformações urbanas atuais e que visam se aprofundar no tema de cidades inteligentes, aplicando o conhecimento técnico na criação de projetos para cidades mais conectadas, sustentáveis e inclusivas.

Partindo de uma abordagem mais abrangente sobre o contexto de surgimento das Smart Cities e alcançando análises mais detalhadas de sistemas urbanos específicos, o curso oferece o ferramental necessário para aplicar o conhecimento teórico no desenvolvimento de projetos.

Ao longo de cinco módulos, o curso investiga, entre outros temas, os novos ecossistemas favoráveis à implantação de Cidades Inteligentes, seus impactos no desenvolvimento urbano sustentável, conceitos e aplicações das tecnologias digitais e o potencial de transformação das estratégias Smart Cities na infraestrutura, gestão e qualidade de vida nas cidades.

As disciplinas serão ministradas por diferentes especialistas, sempre com a apresentação de cases. Assim, o curso integra teoria e prática de forma dinâmica com o objetivo de oferecer aos alunos o entendimento da problemática urbana atual e das possibilidades tecnológicas de transformação, para a sua aplicação em projetos inovadores de cidades do futuro.

PROGRAMA DO CURSO

Cenários urbanos e futuros

  • Relação entre as tecnologias digitais e a cultura contemporânea
  • Placemaking e identidade

Cidades inteligentes = Cidades sustentáveis

  • Indicadores e práticas de sustentabilidade em cidades resilientes
  • Nova economia: criativa, colaborativa e circular

 Conectividade e design urbano

  • IoT, big data e inteligência artificial e as dinâmicas urbanas
  • Design de serviços, interação e inovação para cidades e oficina de projetos para cidades do futuro/design thinking

Design de infraestrutura e interfaces urbanas inteligentes

  • Novos paradigmas da mobilidade
  • Tecnologias smart em energia
  • Saneamento básico em cidades inteligentes
  • Design urbano e de mobiliário em cidades inteligentes

Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

MYRIAM TSCHIPTSCHIN

Myriam Tschiptschin é Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é Mestre, também pela FAU-USP, na área de Planejamento Urbano e Regional (2016). Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC) e, desde então, atua como consultora de diversos projetos sustentáveis em nível nacional e internacional, ministra cursos e palestras e participa de comissões julgadoras na área de sustentabilidade. Hoje lidera o Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

PROFESSORES

CAIO VASSãO

-

Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo.
Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.


CAIO ESTEVES

+

Fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em place branding do Brasil e primeira startup certificada com o selo B corp|Pending de impacto social, e autor do livro Place Branding, primeiro livro sobre place branding do país.
Colaborador, membro do conselho consultivo e jurado do City Nation Place, congresso internacional de place branding em Londres, membro do Institute of Place Management de Manchester-UK e associado à IPBA – International Place Branding Association.
Idealizador e coordenador do MBA Place Branding das Faculdades Integradas Rio Branco, e professor de branding no IED em São Paulo, Rio Branco-SP, Alfa-GO, SENAC-SP.

 


ROBERTO SPEICYS

+

PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP, Roberto é fundador da Scipopulis e trabalha na área de cidades inteligentes há 5 anos, desenvolvendo soluções de coleta e análise de dados de mobilidade que facilitem a participação do cidadão e forneçam informações fundamentais para suportar a tomada de decisão baseada em evidências, tanto do cidadão quanto do governo e das operadoras de transporte.
É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) e da UITP (Union Internationale des Transports Publics) e fellow da Royal Society of Engineering (UK). Entre suas áreas de interesse estão a proteção da privacidade no contexto das cidades inteligentes, técnicas lúdicas de participação do cidadão e a criação de plataformas para coleta de dados que transformem os cidadãos em sensores da cidade.


HEIDER BERLINK

+

Engenheiro Eletricista e mestre em Engenharia de Sistemas pela USP, Heider é especialista em Inteligência Artificial com foco na aplicação em sistemas inteligentes de suporte à tomada de decisão, fundador de startups como SmartSolar e Pague Verde, atuou em projetos de P&D em SmartHome na AES Eletropaulo e como consultor na modelagem de negócios e criação da experiência digital da plataforma de compartilhamento de usinas de energia solar na EBES.
Atuou como gerente de produtos em startups como EduK e Webmotors, é Head de Produtos no PicPay, e atua como consultor de inovação e como pesquisador de Aprendizado de Máquina e sua aplicação em produtos digitais.


BEATRIZ VILELA

+

Engenheira civil pela Universidade Mackenzie e mestre em hidráulica e saneamento pela escola politécnica da USP, Beatriz é sócia da Empresa Geasanevita Engenharia e possui experiência de 20 anos em planos, estudos, projetos básicos e executivos de infraestrutura urbana hídrica e saneamento, incluindo revisão do plano diretor de esgoto da cidade de São Paulo, tendo atuado em todos os estados do Brasil e internacionalmente, na America Latina e África. Recentemente, trabalhou em projetos de infraestrutura verdes nos EUA e desenvolveu metodologia de drenagem sustentável aplicada na infraestrutura urbana para a realidade brasileira com projetos em implantação para novas urbanizações e Retrofit de cidades.


BARãO DI SARNO

+

Barão é sócio-fundador da Questtonó, consultoria de inovação e design com mais de 180 prêmios conquistados, onde atua em projetos focados na construção de futuros mais humanos e sustentáveis, vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo que visa melhorar a vida nas cidades através da ativação de espaços públicos, e já ministrou aulas em diversas instituições de ensino, como o Instituto Europeu de Design, Universidade Paulista e Escola Pan-americana de Arte.

Início das aulas: 21/09/2019
Término das aulas: 15/12/2019
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 16h30 (um fim de semana por mês)
Duração: 60 horas
Inscrições até: 21/09/2019

Valores:
R$ 6.760,00
Em até 9 vezes no cartão de crédito
À vista com 5% de desconto


SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.