IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Smart Cities: inovação e tecnologia para cidades inteligentes, sustentáveis e saudáveis

ONLINE

36 horas

em breve

Tenho interesse
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Quer mais informações?

Por quê?

A evolução tecnológica e a revolução digital transformaram o design e o modo de viver nas cidades. A demanda por espaços urbanos mais saudáveis e mais sustentáveis torna-se cada vez mais latente. O conhecimento e a aplicação de estratégias Smart no contexto urbano contribuem para o desenvolvimento de cidades mais resilientes, com o uso inteligente de recursos, maior eficiência operacional, inclusão social e melhoria na qualidade de vida.

Para quem?

Designers, arquitetos, urbanistas, engenheiros, desenvolvedores urbanos, advogados e gestores públicos, bem como outros profissionais e estudantes de áreas afins, interessados em estudar e/ou aplicar tecnologia, inovação e sustentabilidade em propostas inseridas no contexto urbano.

Como é?

Através de blocos teóricos e práticos conduzidos por diferentes professores especialistas, o curso propõe uma abordagem interdisciplinar e de múltiplas visões relativas ao tema das cidades inteligentes. Serão apresentados, analisados e discutidos conceitos, objetivos, indicadores, métricas, benefícios, cases e tecnologias de estratégias aplicadas às Smart Cities. As aulas práticas aplicam processos de ideação e cocriação, através de diferentes dinâmicas de Design Thinking, com o objetivo de desenvolver um trabalho propositivo para aplicação em cidades.


OBJETIVO

O curso pretende promover os conteúdos necessários para uma leitura crítica acerca das transformações urbanas, sociais e tecnológicas, bem como os conhecimentos técnicos relacionados a estratégias cujo objetivo é tornar as cidades mais inteligentes, sustentáveis, saudáveis, resilientes e inclusivas. A partir de um ecossistema de inovação, o curso integra teoria e prática de forma dinâmica, com o objetivo de oferecer aos alunos o entendimento da problemática urbana atual e das possibilidades tecnológicas, sustentáveis e colaborativas de transformação para sua aplicação em projetos inovadores inseridos em cidades do futuro.

PROGRAMA

1. Cidade Inteligente + Sustentável + Saudável + Resiliente | Conceitos e objetivos
2. Relação entre as tecnologias digitais e a cultura contemporânea
3. Placemaking e identidade
4. Indicadores e práticas Smart Cities | Saúde e qualidade ambiental
5. Os novos paradigmas da mobilidade
6. IoT, Big Data e Inteligência Artificial e as dinâmicas urbanas
7. Indicadores e práticas Smart Cities | Conservação hídrica e eficiência energética
8. Nova economia aplicada: criativa, colaborativa e circular
9. Design de serviços, interação e inovação para cidades | Oficina de projetos
10. Indicadores e práticas Smart Cities | Materiais sustentáveis e gestão inteligente de resíduos
11. Propostas urbanas multifuncionais | A cidade de sistemas abertos
12. Design de serviços, interação e inovação para cidades | Oficina de projetos

PRÉ-REQUISITOS

Interesse em estudar e/ou aplicar tecnologia, inovação e sustentabilidade em propostas inseridas no contexto urbano.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: em breve
Duração: 36 horas

Valores:
R$ 3.240,00
Em até 6 vezes no cartão de crédito
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

COORDENAÇÃO

MYRIAM TSCHIPTSCHIN

Myriam Tschiptschin é arquiteta e urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é mestre na área de Planejamento Urbano e Regional (2016) também pela FAU-USP. Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC) e, desde então, atua como consultora de diversos projetos sustentáveis em nível nacional e internacional, ministra cursos e palestras e participa de comissões julgadoras na área de sustentabilidade. Hoje, lidera a Unidade de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

PROFESSORES

CAIO VASSãO

-

Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, e professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.


CAIO ESTEVES

+

Fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em place branding do Brasil e primeira startup certificada com o selo B corp|Pending de impacto social, e autor do livro Place Branding, primeiro livro sobre place branding do país.
Colaborador, membro do conselho consultivo e jurado do City Nation Place, congresso internacional de place branding em Londres, membro do Institute of Place Management de Manchester-UK e associado à IPBA – International Place Branding Association.
Idealizador e coordenador do MBA Place Branding das Faculdades Integradas Rio Branco, e professor de branding no IED São Paulo.

 


ROBERTO SPEICYS

+

PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP, Roberto é fundador da Scipopulis e trabalha na área de cidades inteligentes há 5 anos, desenvolvendo soluções de coleta e análise de dados de mobilidade que facilitem a participação do cidadão e forneçam informações fundamentais para suportar a tomada de decisão baseada em evidências, tanto do cidadão quanto do governo e das operadoras de transporte.
É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público) e da UITP (Union Internationale des Transports Publics) e fellow da Royal Society of Engineering (UK). Entre suas áreas de interesse estão a proteção da privacidade no contexto das cidades inteligentes, técnicas lúdicas de participação do cidadão e a criação de plataformas para coleta de dados que transformem os cidadãos em sensores da cidade.


BARãO DI SARNO

+

Barão é sócio-fundador da Questtonó, consultoria de inovação e design com mais de 180 prêmios conquistados, onde atua em projetos focados na construção de futuros mais humanos e sustentáveis, vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo que visa melhorar a vida nas cidades através da ativação de espaços públicos, e já ministrou aulas em diversas instituições de ensino.

Início das aulas: em breve
Duração: 36 horas

Valores:
R$ 3.240,00
Em até 6 vezes no cartão de crédito
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

DISCIPLINAS
Cidade Inteligente, Sustentável, Saudável e Resiliente
Relação entre as tecnologias digitais e a cultura contemporânea
Placemaking e Identidade
Indicadores e práticas Smart Cities
Os novos paradigmas da mobilidade
IOT, Big Data e Inteligência Artificial e as dinâmicas urbanas
Indicadores e práticas Smart Cities
Nova Economia aplicada: Criativa, colaborativa e circular
Design de Serviços, Interação e Inovação para Cidades
Indicadores e práticas Smart Cities
Propostas urbanas multifuncionais
Design de Serviços, Interação e Inovação para Cidades
Smart Cities: inovação e tecnologia para cidades inteligentes, sustentáveis e saudáveis
CURSOS RELACIONADOS
01/02/2022
PRESENCIAL
Design de Produto e Serviço
EM BREVE
36 horas
ONLINE
Design Thinking
Em breve
184 horas
PRESENCIAL
Automotive Design
2022
144 horas
PRESENCIAL
Design de Mobiliário
2022
400 horas
PRESENCIAL
Design de Interiores Contemporâneo
2022
400 horas
PRESENCIAL
Design Estratégico e Inovação
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.