IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

O morar e o design de interiores: emoção e evolução

SEMIPRESENCIAL

36 horas

Reserve sua vaga

quartas e sextas, ao vivo online, das 19h às 22h algumas sextas e sábados presenciais.
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Quer mais informações?

Por quê?

Repensar a morada contemporânea nunca foi tão urgente e complexo. Acrescer às camadas próprias dos espaços domésticos situações de trabalho, lazer, gastronomia e cultura tornou-se fundamental. Como o design pode transformar essa nova espacialidade, redesenhar essas novas geografias simbólicas e propor o conceito de lar em meio ao hibridismo que emergiu tão intensamente em nossos lares?

Para quem?

Profissionais atuantes, estudantes e formados nas áreas de arquitetura e design de interiores que busquem aprofundar o conhecimento e potencializar conexões com as mudanças culturais, tecnológicas, sociais, de comportamento e consumo visando repensar propostas e posturas na área residencial.

Como é?

Por meio de uma estratégia híbrida de ensino e aprendizagem ativa, com encontros presenciais e conteúdos online via Zoom, visitas externas, professores do time do IED e profissionais do mercado de decoração, arquitetura e design selecionados pelo IED.


OBJETIVO E ENTREGA

O objetivo geral é oferecer formação consistente, atualizada e segmentada para que o aluno seja capaz de aplicar os saberes profissionalmente de forma autêntica e crítica, além de uma bagagem e experiência únicas.

O curso se estabelece por meio de um projeto integrador que se encerra com uma entrega — individual ou em grupo — para que o aluno seja capaz de visualizar sua trajetória e tangibilizar seus aprendizados.

MERCADO

Existe uma grande demanda pelo aprofundamento dos temas do design de interiores residencial, com abordagem exploratória, teórica, crítica e de negócios e empreendedorismo. Trata-se de uma lacuna importante que obriga profissionais a aprenderem na prática, sem oportunidade de aprofundamento, experimentação e reflexão.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

É importante afastar a ideia de que o design de interiores serve somente ao luxo, à exclusividade e ao frivolismo, e compreender que é um campo importante, que necessita de profissionalização, gestão, aprofundamento, atualização, capacidade crítica e criativa para se obter sucesso e reconhecimento.

PROGRAMA DO CURSO

Disciplinas:

– História — mais do que tecnologia e estética

– Comportamento e brasilidade

– Desenvolvimento e ancestralidade

– Tendências


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: quartas e sextas, ao vivo online, das 19h às 22h algumas sextas e sábados presenciais.
Duração: 36 horas

COORDENAÇÃO

GRAZIELA NIVOLONI

Mestra em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). É coordenadora do Bacharelado em Design de Produto e Serviço do Istituto Europeo di Design. Foi co-coordenadora da Pós-graduação lato sensu em Design de Interiores Contemporâneo na mesma instituição por três anos. Atua como conselheira acadêmica do Centro de Inovação, Design e Pesquisa do Istituto Europeo di Design no Brasil. Orientou e participou da banca examinadora de diversos trabalhos dos cursos de pós-graduação lato sensu em Design Estratégico em Goiânia e Brasília por meio do IED e do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Possui 12 anos de experiência como docente, palestrante e mediadora nos campos de inovação, criatividade, processos de criação e experimentação, circularidade, colaboração, design de interiores e arquitetura. Já foi docente de cursos técnicos e de extensão do Senac São Paulo e da pós-graduação em Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes. Possui experiência na área profissional por meio da atuação em escritórios de arquitetura e interiores nos quais participou de projetos de residências, mostras, lojas e mobiliário expositivo no Brasil e no exterior. Sua dissertação de mestrado em Design foi selecionada pela 32º edição do Prêmio Museu da Casa Brasileira na categoria trabalhos não publicados.

Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: quartas e sextas, ao vivo online, das 19h às 22h algumas sextas e sábados presenciais.
Duração: 36 horas

CURSOS RELACIONADOS
09/04/2022
144 horas
SEMIPRESENCIAL
Retail Design & Visual Merchandising
Em breve
ONLINE
Novas dinâmicas comerciais para Design de Interiores
21/09/2022
SEMIPRESENCIAL
Design de Interiores Contemporâneo
Reserve sua vaga
SEMIPRESENCIAL
Coolhunting para arquitetos
Reserve sua vaga
SEMIPRESENCIAL
Lighting Design
Reserve sua vaga
SEMIPRESENCIAL
Gestão e Empreendedorismo para Escritórios de Arquitetura
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.