Língua

Português

Início

Abril 2024

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

230 Horas

Coordenador do curso

Carolina Baltar

Preço

15 parcelas de R$1.423,81

Aprenda noções conceituais sobre habitar e morar com o desmonte estrutural didático de uma unidade residencial.

Data de início: 04/04/24, terças e quintas, das 19h às 22h.

Muito além da decoração, o Design de Interiores é uma área de grande importância para o contínuo desenvolvimento das cidades. O curso promove um contato inicial e abrangente com o universo do design de interiores, com ênfase em aulas práticas de desenvolvimento de projetos. Apresenta os processos e as ferramentas envolvidas na criação de projetos de ambientes harmônicos e funcionais.  

Ao longo do curso, o aluno irá se familiarizar com o vocabulário próprio da disciplina e com as questões importantes para pensar a produção de design de interiores na atualidade e também ampliar seu repertório de soluções e referências arquitetônicas e visuais.

Com um time de professores composto por arquitetos, urbanistas e designers com vasta experiência na área, que são especialistas na construção de espaços e vão acompanhar de perto os trabalhos, a fim de proporcionar uma rica troca de experiências, com uma aproximação  da realidade de mercado.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design de Interiores!

O Design de Interiores desempenha um papel chave nas cidades contemporâneas: proporcionar a contínua transformação funcional dos espaços construídos ao propor soluções e espaços flexíveis. O mercado procura profissionais com domínio da escala própria dos interiores, suas especificidades, seus processos e que conheça as principais ferramentas para compreender e intervir nos ambientes com uma abordagem distinta da arquitetura.

As aulas práticas dão ênfase ao desenvolvimento de projetos de interiores, a teoria complementa o aprendizado. A partir de briefings reais, você desenvolverá um portfólio próprio, acompanhado de perto por professores que são referências na área, capazes de proporcionar uma rica troca de experiências, com uma aproximação ímpar e assertiva da realidade de mercado.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

A profissão do designer de interiores vai além de simplesmente decorar espaços e torná-los agradáveis aos olhos. O curso Design de Interiores foi pensado para quem é apaixonado por design e quer dar os primeiros passos nessa nova carreira, mas também é voltado para atender as expectativas de quem não tem experiência prévia, está migrando de área ou em busca de novos conhecimentos e desafios.

Aprenda a propor soluções flexíveis para diferentes ambientes, capazes de atender às necessidades individuais e coletivas de seus usuários.

 

O designer de interiores precisa saber corresponder a usabilidade de um espaço ao seu objetivo, seja este morar, trabalhar ou expor algo. 

O time de professores do curso Design de Interiores é composto por arquitetos, urbanistas e designers com vasta experiência na área e que são especialistas na construção de espaços internos (residenciais, comerciais e efêmeros), mobiliário, cenografia e iluminação (natural e artificial). 

Após a aula inaugural, onde serão apresentados curso e corpo docente, sua jornada pelo Design de Interiores começa pelo aprendizado das principais técnicas de linguagem gráfica: desenhos à mão livre, projeções ortogonais (planta, corte e vista) e desenho de perspectiva. Uma vez em posse das ferramentas práticas, vamos passar ao aprendizado teórico para contextualizar outros aspectos da profissão do arquiteto de interiores.

Módulo Internacional - International Experience in Interior Design

Será realizada o Módulo de Experiência Internacional na cidade de Milão para uma imersão completa no universo do design de interiores “Made in Italy". Serão combinadas aulas teóricas e visitas a lugares-chave, nos permitindo conhecer a história e identificar as tendências emergentes no setor.

Conteúdos abordados:

História do Design Italiano
A linha do tempo do design italiano – séc. XX + séc.XXI – com os principais movimentos, nomes e peças ícones, e seus respectivos contextos históricos.

Panorama da Contemporaneidade
Iremos explorar a arte e o design contemporâneo, nos permitindo ganhar uma visão geral sobre as novas tendências em termos de móveis e design de interiores, além de aprender mais sobre artistas e designers contemporâneos, assim como as diferentes técnicas e ferramentas que utilizam em suas obras.

Visitas Culturais
Estão previstas visitas à fundações e centros culturais diretamente relacionados à história da arquitetura e do design, tanto no que diz respeito ao acervo, quanto à edificação e o papel que ocupa no cenário italiano e global.

Visitas Técnicas
Estão previstas visitas em diferentes tipos de espaços (fábricas, showrooms, estúdios etc) das principais marcas italianas relacionadas ao design de interiores e mobiliário.

Pesquisa de Tendências de Design
Apresentação das principais tendências registradas durante o Salone del Mobile 2022 para mobiliário e design, com análise de projetos tanto em termos de técnica, quanto de materiais e acabamentos utilizados em diversas áreas. Ao analisar criticamente os diferentes estilos propostos pelas marcas, vamos descobrir uma grande variedade de linguagens de design e aprender mais sobre as especificidades nas identidades de marca.

Professores estrangeiros ministrarão o conteúdo em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

O curso Design de Interiores do IED Rio é dividido em 3 módulos. No 1º módulo, vamos explorar a percepção criativa em espaços efêmeros, como shows, exposições, eventos corporativos e culturais.

Espaços residenciais e mobiliários serão abordados no 2º módulo, onde vamos guiar seu olhar para a articulação do espaço, como: fluxos, circulação, dimensionamento, ergonomia, setorização e divisão por ambientes.

No 3º e último módulo, vamos analisar diferentes situações para o desenvolvimento de conhecimentos sobre a luz, a partir de uma abordagem experimental. Ao longo do curso, também serão abordados assuntos complementares para a atuação do profissional de Design de Interiores, como: precificação, contratos, marketing e processos. 

  • Aula inaugural - Palestra de Boas Vndas (2h)
  • Linguagens Gráficas (24h)
  • Linguagens Gráficas (18h)
  • Palestra: Práticas Contemporâneas - Projetos Efêmeros (2h)
  • Introdução ao Design de Interiores (18h)
  • Espaços Efêmeros (21h)
  • Prática Profissional (15h)
  • Palestra: Práticas Contemporâneas - Projetos Residenciais (2h)
  • Introdução aos Materiais (15h)
  • Espaços Residenciais (33h)
  • Design de Mobiliário (15h)
  • Iluminação de Espaços (15h)
  • Espaços Comerciais (33h)
  • Lighting Design (9h)
  • Projeto de Luz (6h)

Docentes

Carolina Baltar

Coordenador do curso

Ana Paula Laronga

Branca Bronstein

Celio Diniz

Diana Joels

Julia Villela

Marcio Nisenbaum

Rafael Borelli

Suzane Queiroz

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Notícias