IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EXTENSãO

Home Design 3.0: imersão intensiva, on-line e ao vivo

ONLINE

12 horas

22/05/2021

sábado e domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Tenho interesse
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Quer mais informações?

Por quê?

Num momento em que a domesticidade sofre profundas transformações, compreender o que é o décor brasileiro contemporâneo, buscar as raízes que configuraram nossas casas e repensar espacialidade e materialidade são fundamentais. Hibridismos e geografias simbólicas exigem um novo olhar acerca da identidade nos interiores residenciais e oferecem uma valiosa oportunidade para discutir design como expressão a partir das questões de autoria, curadoria e repertório.

Para quem?

Profissionais atuantes, estudantes e/ou interessados nas áreas de arquitetura e design de interiores residenciais em geral, que buscam conexões com as mudanças culturais, tecnológicas, sociais, de comportamento e consumo, visando repensar propostas e posturas na área do Home Design.

Como é?

Imersão on-line com grandes profissionais do mercado de decoração, arquitetura e design, selecionados pelo IED em parceria com a revista Casa Vogue, articulando momentos de exposição de conteúdos e experiências colaborativas para  discussão, reflexão e aplicação do conteúdo compartilhado.


DISCIPLINAS

A partir das premissas editoriais da Casa Vogue, estabeleceremos uma jornada de aprendizagem e aprofundamento.

  1. Espacialidade e materialidade
  2. Design autoral
  3. Curadoria e repertório
  4. Brasilidade e identidade

EXPLORAR

Serão exploradas ferramentas de processos contemporâneos de projeto por meio de uma abordagem crítica apoiada na diversidade e sustentabilidade e em temas relativos à decolonização, responsabilidade sócio-ambiental e design ecossistêmico.

CRIAR

Ampliar o repertório e criar oportunidades de discutir, por meio da curadoria e da proposição projetual, questões relativas à identidade e brasilidade no campo dos interiores.

MERCADO, METODOLOGIA e HABILIDADES

Mercado
Design de interiores residencial: profissionais, estudantes e atores do mercado de produtos e serviços atentos às transformações e oportunidades.

Metodologia
100% on-line, com encontros ao-vivo e atividades dinâmicas e colaborativas.

Habilidades desenvolvidas
Entendimento das nossas relações com os espaços domésticos a partir da identidade e brasilidade, e estratégias relativas à curadoria e ao repertório.

CARREIRA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Compreender de forma aprofundada como os ambientes domésticos foram criados e transformados historicamente explorando ferramentas e métodos contemporâneos é fundamental para se posicionar criticamente nos dias atuais, além de ser capaz de desenvolver respostas projetuais inovadoras e relevantes no campo do design de interiores residenciais.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


COORDENAÇÃO

GRAZIELA NIVOLONI

Mestra em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), Graziela Nivoloni trabalhou em escritórios de arquitetura e interiores nos quais desenvolveu projetos nacionais e internacionais. Atualmente, é docente nos cursos de Design de Interiores e Design de Produto e Serviço no SENAC, na Belas Artes e no IED – Istituto Europeo di Design em São Paulo, onde também atua na coordenação do curso de extensão Home Design por Casa Vogue e na co-coordenação da pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo. É consultora do Sebrae-GO na área de arquitetura e interiores. Interessada em processos de projeto contemporâneos colaborativos e empáticos e em métodos de potencialização da criatividade para inovação em design e negócios. Sua dissertação de mestrado foi selecionada para compor o 32º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira na categoria trabalhos escritos não publicados em 2018.

Palestrantes confirmados até o momento

GUILHERME AMOROZO

DIRETOR DE CONTEúDO DA CASA VOGUE

Início das aulas: 22/05/2021
Horário: sábado e domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Duração: 12 horas

Valores:
R$ 1.831,50 em até 6x no cartão de crédito ou à vista

DISCIPLINAS
Espacialidade e materialidade3h
Design autoral3h
Curadoria e repertório3h
Brasilidade e identidade3h


CURSOS RELACIONADOS
Outubro/2021
400 horas
PRESENCIAL
Design de Interiores Contemporâneo
Em breve
144 horas
PRESENCIAL
Design de Mobiliário
Agosto/2021
PRESENCIAL
Design de Produto e Serviço
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.