IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EXTENSãO

Future Studies & Coolhunting

PRESENCIAL

48 horas

05/11/2019

Terças e quintas e dois sábados, das 19h às 22h30
Inscreva-se
Quer mais informações?
Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

Existe uma grande procura por pessoas capacitadas a navegarem os desafios complexos dos dias de hoje. Acessar novos modelos mentais e adquirir novas ferramentas nos permite compreender o presente e moldar de forma consciente o amanhã.

Para quem?

Destinado a designers, times de inovação, pesquisadores, estrategistas, desenvolvedores de app e curiosos em geral, o curso é pensado para quem deseja adquirir novas lentes para observar o mundo, desenvolver capacidades e ferramental para fazer conexões não óbvias e criar soluções relevantes para seus contextos.

Como é?

O curso prepara os participantes para planejarem e executarem pesquisas de tendências e mapeamento de futuros possíveis por meio da imersão no contexto global das disciplinas de tendências e estudos de futuros. Para cada imersão, uma prática.


Conteúdo

Em um mundo de divisões e colapsos, torna-se imprescindível adotar novas lentes para o presente para desenhar um futuro mais desejado. Por isso, acreditamos que os termos em volta de estudos de futuro estão mais contextualizados com as necessidades da sociedade hoje – tanto para o mercado profissional quanto para nós, como indivíduos.

Para antecipar e construir esses futuros, preferencialmente desejáveis, é preciso assumir o papel de protagonistas do amanhã, entendendo comportamentos, identificando oportunidades e viabilizando soluções ganha-ganha para que essa construção resulte em algo diferente e melhor do que o hoje.

Para isso, o curso trabalha com conceitos e ferramentas que ajudam os alunos a fazer essa transição de mindset, a aprenderem a identificar comportamentos e necessidades influentes e que quebram paradigmas para construir possíveis cenários futuros e explorar suas oportunidades.

“Num mundo em constante transformação todos fazem design: seja individual ou coletivamente, em empreendimentos ou instituições, em pequenas comunidades ou cidades e regiões, as pessoas devem definir e aprimorar um projeto de vida” — Ezio Manzini, Design: quando todos fazem design.

Programa do curso

  • Por que o futuro importa?
  • Modelos mentais para observar o futuro emergente
  • Sinais do futuro hoje
  • Sinais de comportamento “offline”
  • Tendências
  • Safári de sinais
  • Desenhando estratégia de futuros
  • Relação humano-máquina
  • Construção de cenários futuros

Acesso livre à WGSN!

Alunos da extensão em Future Studies e Coolhunting têm acesso livre à ferramenta durante o período do curso em todos os computadores do IED ou pelo Wi-Fi do Instituto, sem a necessidade de assinatura ou senha, além do direito de dois treinamentos com a WGSN para uso da plataforma.

Fundada em 1998, em Londres, a empresa foi pioneira na criação de uma biblioteca online de tendências, transformando o mercado ao ser a primeira a combinar tecnologia de ponta com a criatividade humana para atender às necessidades únicas da indústria criativa internacional.

Com mais de 250 especialistas em previsão de tendências e cientistas de dados em todo o mundo, a WGSN ajudou 6.500 empresas a se manterem relevantes e encontrarem as próximas oportunidades de crescimento, fornecendo informações e inspirações de todo o mundo a 74.000 usuários com um só clique: wgsn.com


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

NATALIA KAUPA | TIENI MENINATO
NATALIA KAUPA
Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us. A startup tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. Atualmente, é cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã.

Início das aulas: 05/11/2019
Horário: Terças e quintas e dois sábados, das 19h às 22h30
Duração: 48 horas
Inscrições até: 05/11/2019

Valores:
R$ 5.410,00
Em até 9 vezes no cartão de crédito
À vista com 5% de desconto


SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.