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EXTENSãO

FOOD DESIGN: Inovação, Serviço e Experiência

PRESENCIAL

60 horas

18/07/2020

Sábados e domingos alternados, das 9h às 17h
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Sexo

RG / RNE / Passaporte
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Por quê?

Comida une, inspira, desperta, ativa e muda a vida das pessoas. Porém, quando o design e a alimentação vêm à mesa, tudo que envolve o universo “food” ganha novos significados, uma trama complexa que enreda a inovação, a experiência, e as novas necessidades de produtos e serviços, de sistemas e cadeias, todas relacionadas ao comer e ao alimento.

Para quem?

Profissionais que desejem atuar nos campos da inovação, da experiência e do food service em toda a cadeia produtiva do mercado de alimentos e bebidas. Este é um curso pioneiro para os profissionais da indústria e do setor de serviço, designers, empreendedores, pesquisadores e desenvolvedores, de startups a foodtechs, consultorias e agências de conteúdo, empresas de hospitalidade e de inovação, aos mais diversos players.

Como é?

O curso oferece vivências reflexivas, imersivas e projetuais para desenvolver as capacidades e habilidades necessárias à criação e gestão de experiências enogastronômicas, possibilitando a construção das relações entre alimentos, consumidores e contextos referentes à alimentação.


OBJETIVO

Muito além da função básica que é nutrir o corpo, a alimentação adquire um contorno de experiência na mesa contemporânea. O sabor da comida está acompanhado de uma série de elementos que estão em seu entorno, como ambiente, serviço, embalagens, entre outros. Nesse contexto, investigar e implementar as práticas de Food Design é um ponto imperativo a ser explorado, em busca da excelência e contemporaneidade para uma necessária (des)construção do negócio e do futuro da alimentação. Mais que alimento, produzimos significados para o comer.

 

AO TÉRMINO DO CURSO, VOCÊ TERÁ OBTIDO:

– Repertório enriquecido com cases, tendências e informações para tomada de decisões no mercado de alimentação e de sua própria carreira;
– Network com profissionais da área que estão em contato direto com as grandes transformações de food design;
– Aplicação imediata do conhecimento adquirido em projetos de novos produtos, serviços e tecnologias dentro da indústria e do serviço;
– Desenvolvimento de novos produtos e serviços, caso você seja empreendedor, pesquisador, designer ou engenheiro de alimentos, e
– Desenvolvimento inicial do seu próprio plano de negócios através de um projeto experimental a ser entregue no final do curso.

 

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


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COORDENAÇÃO

ALEXANDRE CARVALHO

Publicitário, pós-graduado em Marketing, e mestre em Comunicação Midiática pela UNESP, desenvolve projetos de marketing, branding, inovação e conteúdo para o mercado de Alimentos & Bebidas, Gastronomia e Hospitalidade, além de pesquisar manifestações socioculturais ligadas à alimentação saudável e à antropologia. É professor de Food Design Communications do IED – Istituto Europeo de Design (São Paulo/SP), colaborador editorial da Revista Carbono Uomo, e coautor com o Chef Renato Caleffi (Le Manjue Organique) da série infantil “Achaz – Alimentação, Consciência e Humanidade de A a Z”.

PROFESSORES

CAMILLE LAU

-

Publicitária de formação e pós-graduada em gestão de negócios, Camille Lau possui mais de 7 anos de experiência em empresas de alimentos com foco no setor de Food Service. Responsável por diversos projetos de inovação durante sua trajetória pelas empresas Nestlé, Nespresso e Unilever, é apaixonada pelo poder transformador do alimento e acredita que a indústria tem um papel fundamental para acelerar essa transformação. Atualmente, se dedica a projetos de propósito de marca e inovações sustentáveis.


FRANCISCO TORTORELLI

+

Formado em administração de empresas pela FGV, Francisco Tortorelli é o líder da área de estratégia e insights da divisão de produtos lácteos e de base vegetal da Danone Brasil, ajudando a desenhar a agenda estratégica e de inovação de marcas como Danoninho, Activia, Corpus, Silk e YoPro.
Por onze anos, atuou no marketing da Unilever em marcas de alimentos e sorvetes, dentre outras divisões da empresa, participou da Academia de Marketing da Unilever em Londres durante dois anos, ajudando a desenvolver o conteúdo de ferramentas de treinamento utilizadas em todos os escritórios da empresa no mundo, e trabalhou com marcas da divisão de snacks por dois anos na Elma Chips/Pepsico. Atuou como diretor de planejamento estratégico da McCann Erikson no Rio de Janeiro, desenvolvendo projetos para marcas como Coca Cola, L’Oreal e TIM.
Iniciando  sua carreira em Consumer Insights na Diageo, desenvolveu projetos para marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Buchanan’s, White Horse, Cîroc e Ketel One. Por seis anos, atuou como consultor em projetos de posicionamento de marcas e inovação para empresas como Diageo, Unilever, Whirpool, Pfizer, Banco Original, Campari e Bonafont, e é autor do livro O jogo das marcas, inspiração e ação, em parceria com Fernando Jucá.


GUSTAVO GUADAGNINI

+

Gustavo Guadagnini é administrador de empresas formado pela PUC-SP e atua como Managing Director da organização The Good Food Institute no Brasil. Seu objetivo é criar uma cadeia de produção de alimentos mais saudável, justa e sustentável através de apoio às indústrias que visam eliminar o uso de ingredientes com origem animal, seja em tecnologias de base vegetal ou de tecidos cultivados. Ele é dos mais ativos advogados do setor, por isso já palestrou em diversas grandes empresas, universidades, centros de inovação e projetos como TEDx. Também já teve a oportunidade de colaborar com a mídia com entrevistas ou comentários para o Fantástico, GloboNews, Exame, UOL, Terra, dentre outros.


GUSTAVO NEGRINI

+

Iniciando sua carreira como gerente de marketing na rede de academias R.White, Gustavo Negrini foi pioneiro em Marketing Nutricional quando, em 2007, fundou a agência E4, que hoje possui filial na Europa com sede em Lisboa, atendendo clientes na área de suplementos e alimentos saudáveis. Em 2009, abriu a E4 Eventos, a maior agência organizadora de eventos na área de nutrição, propondo o Meeting Brasileiro de Nutrição Estética, Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva e Gluten Free Brasil, que ocorrem uma vez ao ano.
Empreendedor, entusiasta, palestrante, apaixonado por nutrição e fotógrafo, é diretor de marketing da Sociedade Brasileira de Nutrição Estética, foi responsável por mais de 150 projetos na área de marketing nutricional e pela formulação e lançamento de 9 novas marcas, e foi diretor do Projeto Corinthians & E4
Futebol Feminino Profissional, que visava trazer a nutrição individualizada para 24 atletas.
Em 2018, fundou a Campanha Maio Verde, com o objetivo de divulgar o diagnóstico correto da doença celíaca; em 2019, conseguiu iluminar o Cristo Redentor na cor verde para simbolizar a campanha. Lançou o Livro Cacau, da agrofloresta à mesa, em parceria com a editora Europa, e inspirou o Livro Gugu Vegano, da Escritora e ilustradora Eve Ferretti. Em 2020, traz para o Brasil a Free From Functional Foods, feira que acontece anualmente em Barcelona e Amsterdã, agora com a versão sul-americana.


JULIANA OLIVEIRA

+

Apaixonada pelo mundo dos alimentos e toda a alquimia que surge da mistura dos ingredientes na cozinha, Juliana Oliveira é formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV.
Iniciou sua carreira na área de Pesquisa e Desenvolvimento da BRF, coordenando estudos de Análise Sensorial e Consumidor. Por 8 anos, trabalhou na área de Consumer Insights da Unilever, nos Centros de Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos em times Globais e Regionais, tendo a experiência de morar em diferentes países, como Holanda e Itália, e de desenvolver estudos de entendimento do consumidor na área de Alimentos, Higiene e Beleza ao redor do mundo, explorando culturas e hábitos em países como Índia, Indonésia, Tailândia e África do Sul.
Após 4 anos morando na Europa, retornou ao Brasil para a área de Knowledge & Insights da Coca-Cola Brasil, com foco na construção de Branding e Comunicação. Atualmente, é Head de User Experience para América Latina na Danone Brasil na área de Research & Innovation. Nos últimos 4 anos, junto do time de Inovação e Strategy & Insights, tem liderado o processo de transformação do portfólio da companhia, readequando suas marcas e produtos ao novo paradigma da Revolução Alimentar pelo qual estamos passando.


MARCELO GONçALVES MIGUEL

+

Graduado em Design Gráfico e mestre em Comunicação pela Unesp-Bauru, Marcelo Gonçalves Miguel é diretor de arte da Aero Comunicação e parceiro criativo da Axle Brand Engineering. Trabalha diretamente com design e direção de arte desde 1995, com foco em Branding e Embalagem, com trabalhos selecionados pela ADG e premiados em concursos da revista Recall e APP. Na área acadêmica, com mais de 15 anos de experiência como professor em cursos de graduação de Design e Publicidade, ministra aulas para cursos de pós-graduação em Design e Comunicação nas áreas de Tipografia, Criatividade, História do Design Gráfico, Direção de Arte, Criação Publicitária, Embalagem, entre outras.


MARIANA BACCI

+

Comunicadora inquieta, Food Designer e jornalista, Mariana Bacci iniciou sua trajetória profissional em vendas, passou por TV (pauta, edição e apresentação), assessoria de imprensa, comunicação institucional e consultoria para varejo. Apaixonada por novas plataformas, também atua em projetos de comunicação, mídias sociais e consultoria para Food Service. Fez parte da primeira turma de Food Design do IED, aprofundando o estudo da comunicação do segmento com um olhar sistêmico do processo. É curadora da Food Design Week, desenvolve projetos de Food Design e acredita que, por meio da inovação nos processos, o comportamento das pessoas pode ser transformado.


RENATO CALEFFI

+

Pioneiro em gastronomia funcional e orgânica no Brasil, Renato Caleffi é chef e proprietário da rede de cafés Le Manjue e do restaurante Le Manjue Organique em São Paulo, reconhecido pela crítica e pelo público por suas receitas autorais, saudáveis e orgânicas. Formado em Direito e em Gastronomia pela faculdade Anhembi Morumbi, teve passagens por cozinhas no exterior e no Brasil. É professor e pesquisador e ministra cursos por todo o país, além de ser autor dos livros: Escolhas e impactos – gastronomia funcional, Tudo sobre panelas, série infantil Achaz, Na ponta da língua, e Gastronomia funcional no esporte.


SIDMARA MALAGODI

+

Engenheira de Alimentos com 15 anos de experiência na área de desenvolvimento de novos produtos, Sidmara Malagodi atuou na área de Confeccionary, Bakery e Snacks com biscoitos, cookies, bolos, granolas, cereais matinais, massas, linha de produtos naturais e orgânicos, e produtos sem glúten e veganos. Com passagem por empresas como Nestlé, Mãe Terra, Bimbo e Bauducco, atualmente, ela atua como R&D Manager na empresa Kellogg do Brasil.


VALERIA PASCHOAL

+

Nutricionista e mestre em Nutrição e Pediatria pela UNIFESP, Valeria Paschoal é coordenadora científica e docente convidada dos cursos de Nutrição Clínica Funcional da Universidade Cruzeiro do Sul, editora científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional, coordenadora da comissão científica do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) e membro do The Institute for Functional Medicine e do Slow Food Brasil. Autora do livro Nutrição Funcional, Sustentabilidade & Agroecologia: alimentando um mundo saudável?, é nutricionista da CSA Brasil (Agricultura Sustentada pela Comunidade) e do Projeto Angico do Cerrado de Bauru e atua na linha de pesquisa em alimentos da biodiversidade brasileira.

Início das aulas: 18/07/2020
Horário: Sábados e domingos alternados, das 9h às 17h
Duração: 60 horas

Valores:
R$ 6.760,00
Em até 9 vezes no cartão de crédito
Consulte outras formas de parcelamento

DISCIPLINAS
Design for food
Behavior trends
Inovação e P&D em Food Design
Comunicação, Curadoria e Ativação de Conteúdo, Plataformas Food
Food Design & Design for Senses
Food Service Experience & Tools
Design Estratégico para Negócios Gastronômicos
Design aplicado à embalagem
Food Design for Brands, Business & PR
Food Design Future: What’s Next?
LAB FOOD DESIGN: Consultoria e Desenvolvimento


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