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EXTENSãO

Food Design: food service experience

PRESENCIAL

60 horas

Abril/2020

Sábados e domingos, das 9h às 17h (dois finais de semana por mês)
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Sexo

RG / RNE / Passaporte

Por quê?

Para além da função básica que é nutrir o corpo, a alimentação adquiriu um contorno de experiência no atual momento da sociedade. O sabor da comida está acompanhado de uma série de elementos que estão em seu entorno, como ambiente, serviço, embalagens, entre outros, que constroem a experiência em um restaurante e a maneira como ela é avaliada. Nesse contexto, pensar a experiência da alimentação é um ponto que pode e deve ser explorado como parte de um projeto de construção de serviços gastronômicos.

Para quem?

Este curso é desenhado para atender aqueles que desejam atuar no amplo segmento da alimentação fora do lar, estudantes de gastronomia, profissionais do segmento de hospitalidade e food service. Uma possibilidade de especialização para designers que desejam atuar no mundo da alimentação, além de todos os profissionais que buscam conectar seus saberes ao universo do Food Design de forma pioneira e inovadora.

Como é?

O curso oferece vivências reflexivas, imersivas e projetuais para desenvolver as capacidades e habilidades necessárias à criação e gestão de experiências gastronômicas para o mercado a partir da abordagem do design, o que possibilita construir as relações entre alimentos, consumidores e os contextos relacionados à alimentação.


Food Design é um processo que apoia a criação de novos negócios e soluções inovadoras no setor da alimentação, conectando as emoções e necessidades das pessoas com todos os aspectos da estratégia de negócio.

A comida é uma plataforma poderosa para contar histórias e se comunicar, levando em consideração todas as suas necessidades, percepções, sensações e experiências. É assim que adotamos o food service experience como próximo passo para se projetar essa nova experiência na gastronomia. Nossos alunos adquirem conhecimentos no campo do design estratégico, service thinking, branding e design sensorial, levantamento de tendências e demais disciplinas que se complementam por meio do contato com profissionais que irão ampliar repertórios para promover o “saber” e o “saber fazer” – princípios básicos do IED e de pensadores criativos para um novo mundo.

PROGRAMA DO CURSO

  • Design for food
  • Behavior trends
  • Tools for food service design
  • Food service experience
  • Branding e design sensorial
  • Comunicação e plataformas food
  • Design estratégico para negócios gastronômicos
  • Design aplicado à embalagem
  • LAB FOOD DESIGN #2: Food service experience

Download do plano de estudo

COORDENAÇÃO

WAGNER LúCIO

Dono de uma energia revigorante, Wagner está sempre motivado a oxigenar o mindset e motivar a equipe, focando nos objetivos e demandas de cada membro. É professor da pós-graduação em  Design Estratégico e Inovação e Service Design no Istituto Europeo di Design (IED-SP) e estuda profundamente o tema Food Design, o que garante sua presença em uma série de eventos sobre o tema. Desde muito cedo, soube que seu espírito era criativo e, mais tarde, descobriu que poderia expressar essa criatividade através do design. É o tipo de pessoa que fica horas montando e desmontando coisas, experimentando novos métodos na prática. Possui uma visão que ressignifica a forma de como as coisas são tradicionalmente vistas, um verdadeiro idealista, conectando diversos conhecimentos para criar uma versão mais inovadora do mundo.

PROFESSORES

ELIS CAVALCANTE

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Consultora em Gestão Estratégica e Governança Corporativa de Negócios em Alimentação, possui mais de 30 anos de experiência em operação de A&B, UAN.
Trabalhou em Planejamento e Controle da Produção para fornecimento de refeições para workforce das vênues Maracanã, Estádio Olímpico, Sambódromo e Cerimônias Cariocas nas Olimpíadas e Paralimpíadas/Rio 2016.
Formada em Gestão Empresarial pela HSM Educação/The Drucker Institute, cursou Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, é graduada em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de São Paulo e técnica em Nutrição e Dietética de ETE Getúlio Vargas.


PRISCILA SABARá

+

CEO e sócia-proprietária da plataforma de entretenimento gastronômico Foodpass, Priscila fez carreira como jornalista especializada em gastronomia na Folha de S. Paulo e no Guia Josimar Melo. Teve ainda passagem por empresas de comunicação como a Purport e a Anexo, antes de assumir a gestão de marketing dos chocolates AMMA.
Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Sociologia da Alimentação pela Unicamp, e pós-graduação em gestão da comunicação, políticas, educação e cultura pela Universidade de São Paulo (USP


ALCIONE SILVA

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Fundadora e CEO da Connecting Food, uma empresa de tecnologia que ajuda empresas a gerenciar as perdas de alimentos.Trabalhou com gestão de projetos estratégicos, cadeia de suprimentos e logística, e processo de melhoria contínua para organizações globais nos segmentos de alimentos.
É palestrante frequente em fóruns sobre soluções para a redução das perdas e desperdícios de alimentos (PDA) no Brasil, membro do comitê estratégico para redução de PDA do Ministério do Desenvolvimento Social e atua como consultora de organizações públicas e privadas no tema.
Bacharel em Engenharia de Alimentos, MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA), especialização em Marketing de Serviços e atualmente faz Mestrado em Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas.


JULIANA BERTOLINE

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Professora no curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2002), mestre pelo programa de Educação, Arte e História da Cultura na mesma instituição (2009), onde pesquisou as relações e possibilidades da biomimética aplicada ao design.

Início das aulas: Abril/2020
Horário: Sábados e domingos, das 9h às 17h (dois finais de semana por mês)
Duração: 60 horas
Inscrições até: Abril/2020


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