IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Design Invisível: Voice User Interface

ONLINE

36 horas

Reserve sua vaga

Segundas e Quartas das 19h00 às 22h00
Sexo

RG / RNE / Passaporte
Inscrições encerradas
Para mais informações sobre novas turmas:

Por quê?

Sistemas baseados em Voice User Interface (VUI) podem surgir em futuro próximo como ferramentas comuns aos usuários, capazes de oferecer experiência imersiva, porém de natureza mais humana. Os avanços na tecnologia, como o desenvolvimento de algoritmos e softwares complexos capazes de simular comportamentos humanos, abriram oportunidades para essa ferramenta, tanto no trabalho, como em tarefas domésticas básicas – como acender e apagar luzes. Mas quais serão os impactos dessa tecnologia aplicada nos negócios?

Para quem?

Não falta muito até que nossa principal ferramenta de interação com diferentes tecnologias seja guiada pelo VUI, ou seja, a voz poderá ser nosso meio principal de interação. Pensando nisso, o curso Design Invisível: Voice User Interface tem como intuito formar profissionais híbridos de humanas e exatas, além de atender simultaneamente aos interesses de profissionais de diversas áreas, como: comunicação, criação, conteúdo, jornalismo, marketing e roteiro.

Como é?

Numa época em que conteúdo é um dos principais ativos de organizações, este curso traz uma camada extra de interação orientada por inteligência artificial para profissionais de comunicação, criação, conteúdo, jornalismo, marketing e roteiro, que estão em busca de novos conhecimentos. O curso é orientado por conceitos como Low-code e No-code, e é sugerido para profissionais sem conhecimento ou experiência prévia em programação ou Inteligência Artificial.


CURSO

A Voice User Interface – VUI é um recurso que permite controlar dispositivos pela voz, como a Alexa, da Amazon (presente também em empresas como Microsoft, Google e Apple). A experiência oferece meios mais rápidos e eficientes para executar tarefas e, uma vez que incorporam IA, são capazes de aprender padrões de fala para construir vocabulários personalizados. Tarefas rotineiras podem ser otimizadas pelo recurso, como: ouvir música, programar alarmes, criar lista de tarefas, entre outras.

O VUI não será apenas um assistente pessoal, mas também será capaz de entender as necessidades do usuário e ainda prever outras. Nesse contexto, é preciso conhecer o processo de comunicação entre sistema e dispositivo com base no comportamento interativo (sistema X usuário), para então desenvolver o design do protótipo do produto.

O professor e coordenador do curso de extensão Design Invisível: Voice User Interface, Billy Garcia, é fundador de duas startups (WRKSHP e VOICEBOX.games) e consultor de projetos conversacionais de inteligência artificial para clientes nacionais e internacionais.

As aulas contam com exercícios práticos de mapeamento do conteúdo, criação de aplicação de voz baseada em briefing pré-definido. Conheça as principais ferramentas para trabalhar com VUI e as plataformas de criação e desenvolvimento, como Figma e VoiceFlow.


ENTREGA

O curso de extensão Design Invisível: Voice User Interface do IED apresenta uma visão abrangente sobre o uso da voz pelo mundo, com um overview sobre o mercado global e nacional, e a evolução histórica da voz enquanto mecanismo de interação entre sistemas e pessoas. 

Com uma introdução ao VUI e a inteligência artificial como interface conversacional, vamos buscar respostas para perguntas chave ao longo do curso, como: o que são Objetivos e Intenções no processo de entendimento das interações entre humanos e sistemas? Quais os padrões de comunicação? O que são fluxos conversacionais? O que é o Canvas Conversacional e como definir um projeto final? 

Serão explicados conceitos de uso, assim como desenvolvimento e mapeamento de oportunidades deste segmento e, com base na jornada de aprendizado dos estudantes, serão apresentados os projetos definidos e realizados a partir do segundo módulo.

Vamos entender como projetos conversacionais são sistemas “vivos”, capazes de trazer pistas para melhorar sua performance com dados quantitativos e qualitativos, e descobrir quais as oportunidades de melhoria contínua desses projetos.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: Segundas e Quartas das 19h00 às 22h00
Duração: 36 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 540,00
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições

COORDENAÇÃO

BILLY GARCIA

Publicitário por formação e identidade, professor, palestrante, fundador de duas startups (WRKSHP e VOICEBOX.games) e consultor de projetos conversacionais de inteligência artificial para clientes nacionais e internacionais. Desenvolveu diversos artefatos para projetos conversacionais, como o Persona Deck, Chatbot Design Business Canvas, Canvas Conversacional e o Voice Game Design Canvas (VGDC). Com mais de 25 anos de experiência em comunicação, já foi diretor criativo em algumas das agências de comunicação do Brasil, atendendo players como Coca-Cola, Tik Tok, Tinder, Burger King, Dominos, Disney, Renner, C&A, Nike, Lacta, Mondelez, Globo.com, Americanas, entre diversos outros.

Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: Segundas e Quartas das 19h00 às 22h00
Duração: 36 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 540,00
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições

DISCIPLINAS
A voz pelo mundo: Overview do mercado global3h
Introdução ao VUI (Voice User Interface)6h
Ferramentas: Abrindo a caixa de ferramentas3h
Ferramentas: Usando suas ferramentas3h
Curadoria de Conteúdo3h
Introdução ao UX Writing3h
Criando o primeiro protótipo3h
Criando o primeiro protótipo II3h
Testando e publicando o primeiro protótipo3h
PDCA: Processo de melhoria contínua3h
Projeto individual3h
CURSOS RELACIONADOS
01/08/2022
PRESENCIAL
Design de Produto e Serviço
26/05/2022
36 horas
SEMIPRESENCIAL
Design Research & UX
21/09/2022
SEMIPRESENCIAL
UX/UI: Design, Inovação & Estratégia
EM BREVE
SEMIPRESENCIAL
Marketing Digital e Gamificação
Reserve sua vaga
36 horas
ONLINE
Marketing Digital: do planejamento à execução
Reserve sua vaga
36 horas
ONLINE
Smart cities: inovação e tecnologia para cidades sustentáveis
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.