IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Cursos Livres

Gestão da Inovação: O Design do Jeans Sustentável

SEMIPRESENCIAL

34 horas

17/03/2022

Terça e Quinta das 19h às 22h, Sexta e Sábado 9h às 18h
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

A moda é um mercado em constante evolução. Se por um lado buscamos cada vez mais encontrar soluções sustentáveis que mantenham as cadeias produtivas que alimentam as passarelas, também é preciso levantar respostas para o alto consumo de recursos naturais envolvidos na produção dessa que é uma peça bastante comum em nosso vestuário: o jeans. A proposta do curso livre Gestão da Inovação: O Design do Jeans Sustentável é buscar soluções, por meio do design e da gestão de projetos ágeis, que preservem o meio ambiente e tenham responsabilidade social para revitalizar sua produção.

Para quem?

Designers, profissionais que atuam na cadeia têxtil e quem deseja entender mais sobre esse universo precisam conhecer e se atualizar em relação aos processos de produção do jeans. O curso oferece o conhecimento de professores que atuam na indústria para que os participantes possam contribuir com o mercado e torná-lo mais inovador e consciente das consequências de seus processos. Além de prepará-los para atuar nesse setor, será apresentado um leque de possibilidades para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em diferentes áreas da produção do tecido denim, tanto no processo de desenvolvimento do jeans, quanto na gestão de projetos com foco em sustentabilidade.

Como é?

Explorar a história desse material (denim), passando pelo contraponto entre slow fashion e fast fashion e seus respectivos impactos na indústria, será nosso ponto de partida para entendermos a cadeia produtiva e, assim, projetar soluções capazes de revitalizar o setor e torná-lo uma importante referência global em termos de inovação e sustentabilidade. O time de professores é composto especialistas em gestão de negócios, sustentabilidade, marketing e moda, com atuação relevante e metodologias de ensino que facilitam o aprendizado dos participantes.


Curso

Quais os principais obstáculos relacionados à sustentabilidade, mão-de-obra e responsabilidade social por parte das empresas? O curso livre Gestão da Inovação: O Design do Jeans Sustentável propõe discutir esses aspectos a partir do ponto de vista da gestão de negócios ágeis. É preciso analisar a cadeia têxtil com um novo olhar, voltado à sustentabilidade, para saber quais medidas, mudanças e inovações podem ser propostas, da produção ao descarte, para que o produto final seja sustentável, com foco em escolha de materiais e design.

Com um olhar crítico e atento aos processos, vamos explorar a história e a cadeia produtiva do jeans, desde sua matéria-prima principal, o algodão, passando pela produção do denim, até a confecção e venda do produto final aos consumidores.

Nessa jornada, o processo de inovação será nossa bússola e a busca por soluções sustentáveis para a fabricação desse material nosso norte. Faremos um contraponto entre negócios slow fashion e fast fashion com o objetivo de analisar seus impactos na produção, assim como estudar o conceito ESG (meio-ambiente, social e governança corporativa), que será explorado do ponto de vista dos negócios. 

Para alcançar resultados satisfatórios, o estudo sobre diferentes técnicas de lavagem é fundamental para saber como é possível produzir um jeans mais sustentável, assim como conhecer as principais inovações tecnológicas que podem contribuir para uma produção mais responsável. Para isso, precisamos encontrar as respostas para saber: o que é viável; o que pode ser implementado e o que ainda falta evoluir?

IED +

A Denim City São Paulo é a primeira fora da Holanda, fruto da iniciativa de um grupo de empresários que foi até Amsterdã buscar o modelo de empreendimento com objetivo de fortalecer o setor no Brasil, preparando-o para os desafios do mundo contemporâneo.

O objetivo deste curso, em parceria com a Denim City São Paulo, é colocar sob o mesmo teto os principais agentes da indústria do jeans, formando um hub para desenvolver iniciativas de inovação, sustentabilidade, educação e negócios. Assim, criam-se as condições para consolidar o Brasil como um polo de relevância mundial do jeans (denim).

Com 4,8 mil metros quadrados, o espaço que abriga a Denim City Academy é um misto de escola e oficina destinada a disseminar o conhecimento necessário para elevar o padrão técnico e prático da indústria, bem como reduzir o impacto ambiental e fomentar a inovação e projetos de educação, colaboração e co-criação.


Entrega

Organizado com o intuito de capacitar profissionais do mercado têxtil, o curso oferece as bases para pensar e desenvolver soluções inovadoras, utilizando ferramentas do design e técnicas de gestão de projetos ágeis.

Na Denin City SP, o projeto elaborado será colocado em prática por meio de experiências conduzidas por profissionais do mercado, com uma oportunidade única para estabelecer um networking com professores que fazem parte da indústria de produção do denim e estão inseridos em programas que buscam tornar esse processo menos dispendioso ao meio ambiente, com práticas sustentáveis que visam a preservação dos recursos naturais.

O acesso aos ateliês da Denim City SP, para que os participantes do curso possam desenvolver uma peça a partir da escolha do tecido, corte, costura e lavagem sustentável, facilitam e dinamizam o aprendizado das disciplinas do curso.

Ao final, os estudantes estarão aptos para atuar na indústria têxtil, seja no processo de desenvolvimento do jeans ou na gestão de projetos com mindset sustentável e foco em inovação, diferenciais valorizados no mercado de trabalho.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 17/03/2022
Dias: Terça, Quinta, Sexta e Sábado
Horário: Terça e Quinta das 19h às 22h, Sexta e Sábado 9h às 18h
Duração: 34 horas

Valores:
Cartão de crédito: 6 parcelas de R$510,00
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

COORDENAÇÃO

CALINE MIGLIATO

Mestre em Gestão de Negócios pela FIA, pós-graduada em Jornalismo de Moda pela UFV de Madri, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas e certificada Scrum Product Owner pela Scrum Alliance. Possui 20 anos de experiência, morou dois anos na Espanha, onde trabalhou para as edições espanholas das revistas VOGUE e InStyle e como diretora de comunicação da marca Delpozo. De volta ao Brasil, atuou no Grupo Estado e nas revistas Manequim e Glamour. Durante quatro anos, trabalhou como gerente de marketing de conteúdo no Dafiti Group, atuando com as equipes de UX, Produto e TI no desenvolvimento de plataformas de conteúdo e com os times de Vendas e Comercial na criação de estratégias focadas em performance e engajamento.

PROFESSORES

MARIA JOSé ORIONE

-

Formada em Engenharia Mecânica Têxtil com especialização em MáquinasTêxteis pela “Scuola Superiore Mecanotessile e Tessile”, de Pordenone, Itália. Atualmente é Diretora de Planejamento Estratégico e Marketing na Capricórnio Têxtil. Atua no setor Jeanswear há mais de 20 anos com vivências anteriores na Tavex/Santista, Zoomp, e SantaConstância Tecelagem.


VANESSA PINSKY

+

Especialista em sustentabilidade corporativa no aconselhamento e apoio a líderes de negócios em estratégias para sustentabilidade e gestão e execução de programas, incluindo riscos e oportunidades em ESG (Environmental and Social, Governance), inovação sustentável, desenvolvimento de produtos, engajamento de partes interessadas, relatórios e comunicação, investimento social privado e consultoria. Possui excelente habilidade organizacional e de gerenciamento de projetos para transformar ideias em ações, capacidade de obter adesão sênior multifuncional para influenciar uma organização, paixão por “business for good” para impactar a sociedade, pesquisa e ensino em estratégias para a sustentabilidade, inovação, governança e financiamento do clima, propiciando conhecimento e pensamento crítico sobre como políticas públicas e estratégias de negócios se desdobram no mundo real com a emergência climática, os riscos e as oportunidades com a emergência da agenda ESG nas empresas.

Início das aulas: 17/03/2022
Dias: Terça, Quinta, Sexta e Sábado
Horário: Terça e Quinta das 19h às 22h, Sexta e Sábado 9h às 18h
Duração: 34 horas

Valores:
Cartão de crédito: 6 parcelas de R$510,00
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

DISCIPLINAS
A cadeia produtiva do jeans – online
Moda e ESG – online
Design Circular do Jeans – online
Inovação tecnológica na lavanderia – online
Gestão de projetos ágeis – online
Jeans sustentável na prática – presencial na DENIM CITY
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.