IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
CURSOS LIVRES

Design para crise — práticas inovadoras de gestão

ONLINE

24 horas

05/10/2021

das 19h às 22h
Matrícula online
Quer mais informações?

Por quê?

Todo plano exige uma tomada de decisão. Essa tomada de decisão envolve sentir, explorar, interpretar, discernir, avaliar, adaptar e agir. Essas ações são moldadas pela natureza e abrangência das possibilidades de caminhos quando nos deparamos com a tomada de decisão, seja ela de âmbito privado ou social. E o curso do IED explora como ferramentas de design podem ser aplicadas para responder a situações de crise para responder a determinadas contingências.

Para quem?

Profissionais de diversas áreas do conhecimento, empreendedores, colaboradores de organizações, designers ou pessoas que desejem elaborar novos cenários e soluções flexíveis para situações de crise, podendo utilizar esse conhecimento ao longo da vida profissional na transformação de organizações, ambientes e dinâmicas, servindo até como substrato para a criação de startups ou novas abordagens de pesquisa e práticas profissionais.

Como é?

Com abordagem prática, o curso explora ferramentas de design para auxiliar a discernir, colaborativamente, um escopo mais amplo de caminhos possíveis, avaliar para a tomada de decisão e assessorar na forma com que nos organizamos coletivamente para a ação. Ao longo do curso, os participantes desenvolvem um projeto prático de transformação de um ambiente, uma organização ou um sistema de sua escolha, culminando com a apresentação final.


ETHOS CRIATIVO

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


COORDENAÇÃO

GISELA DOMSCHKE

Designer, curadora e produtora cultural, Gisele Domschke é doutoranda em Humanidades pelo Diversitas (FFLCH — USP), possui o título de Master of Arts em Design de Comunicação pelo Central Saint Martins College of Arts, University of London (revalidado como Mestre em Artes Visuais pela UFRJ). Foi professora e orientadora do MA Cultura Digital na Goldsmiths University, Londres, e diretora de criação da Euro RSCG e do London Design Festival. Ao retornar ao Brasil, após dez anos em Londres, gerenciou a criação do LabMIS, laboratório de mídias do Museu da Imagem e do Som (2008), e do Labmovel (menção honrosa Ars Electronica 2013, Linz). Desenvolve projetos de curadoria e gestão cultural e é mentora de projetos de inovação.

PROFESSORES

MARIA ALICE GONZALES

-

É graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências pelo programa de mestrado profissional em Inovação na Construção Civil pela POLI USP e doutoranda no Programa de Design na FAU USP. Trabalha na iniciativa IRIS – Interdisciplinary Research for Innovative Solutions, no Centro de Inovação InovaUSP, no qual é responsável por projetos de ambientes para inovação e processos com equipes multidisciplinares para abordagens de design para resolução de problemas complexos, com atividades de ideação e prototipagem de baixa resolução.


CAIO VASSãO

+

Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, e professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.

Início das aulas: 05/10/2021
Término das aulas: 30/11/2021
Dias: terças-feiras
Horário: das 19h às 22h
Duração: 24 horas

Valores:
R$ 2.160,00
Em até 6 vezes no cartão de crédito

DISCIPLINAS
Introdução à ideia de crise3h
Metadesign: mapeando a complexidade3h
Comunicação dinâmica3h
Laboratório: stories3h
Desenvolvimento de projeto I3h
Desenvolvimento de projeto II3h
Desenvolvimento de projeto III — discussão de resultados parciais3h
Apresentação de resultados finais3h
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.