IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
CURSOS ESPECIAIS

Economia criativa, Design e Território

ONLINE

12 horas

01/02/2021

Das 17h às 22h
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Vivemos em uma sociedade em ritmo acelerado de mudança, na qual a transição rumo à sustentabilidade é imperativa. E só uma mudança de mindset para projetar novos estilos de vida e modelos produtivos que possam criar um futuro possível. Nesse cenário, a economia criativa se destaca cada vez mais como poderosa ferramenta de valorização dos patrimônios locais e desenvolvimento sustentável, e o design se depara com o grande desafio de assumir um novo papel estratégico, visto sua capacidade de organização entre atores, técnicas e tecnologias. O curso apresenta o design em sua abordagem territorial, que busca dinamizar e promover o reconhecimento dos valores e qualidades locais, funcionando como mediador entre produção e consumo, tradição e inovação. Propõe uma avaliação dos diálogos possíveis entre design e artesanato como mecanismos de promoção da autonomia e resiliência dos locais.

Para quem?

Para todos os designers e não designers que acreditem no poder da criatividade e do “saber fazer” como alternativas para atender às necessidades sociais e, ao mesmo tempo, criar novas relações ou colaborações sociais.

Como é?

O curso propõe a partilha de conhecimentos sobre economia criativa, design e artesanato através de conteúdo teórico com professor especialista, apresentação de cases nacionais e internacionais, análise de estudos de caso e discussões participativas, a fim de visualizar novos caminhos e alternativas guiados pelo design para colaborar na construção de um futuro possível através do estudo de modelos criativos e inovadores de empreendimentos de base artesanal, sustentáveis, locais e com foco nas pessoas.


CONTEÚDO

  • Economia criativa
    • O que é economia criativa
    • Indústrias culturais e criativas
    • Economia da cultura, setores culturais criativos
  • Inovação, criatividade e processos colaborativos
    • Empreendedorismo criativo e inovação tecnológica
    • Novos modelos de negócios
  • Design e economia criativa
  • Diálogos entre design e artesanato

COORDENAÇÃO

ADRIANA FERNANDES

Designer, professora e pesquisadora brasileira, atualmente baseada na cidade do Porto, Portugal. Mestre em Design Industrial e de Produto pela Universidade do Porto e doutoranda no programa doutoral em Design das Universidades do Porto e Aveiro. Especialista em design estratégico, inovação e economia criativa, estuda o design como ferramenta de impacto para mudanças positivas nos negócios, sociais e ambientais. Atuou na área do design industrial por mais de 20 anos, desenvolvendo produtos e projetos de iluminação. Na área acadêmica desde 2006, já lecionou em diversas universidades no Brasil em cursos de graduação e pós-graduação em design. Atualmente, é investigadora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, responsável pela coordenação das atividades da “Oficina Design”, um projeto de design para sustentabilidade e inovação social da Câmara Municipal de Matosinhos, ADEIMA e o Design Studio FEUP. É também consultora em design, com atuação em projetos que visam a aplicação do design estratégico como ferramenta de transformação, em parceria com importantes instituições brasileiras como o IPTI — Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, SEBRAE e IED Brasil.

Início das aulas: 01/02/2021
Término das aulas: 10/02/2021
Dias: Segundas e Quartas
Horário: Das 17h às 22h
Duração: 12 horas

Valores:
R$ 1.500,00
Em até 5 vezes no cartão de crédito



CURSOS RELACIONADOS
06/03/2021
12 horas
ONLINE
Design e Inovação para Economia Circular
Em breve
ONLINE
Design e Metodologias Ágeis
01/02/2021
ONLINE
Design, Diversidade e Inovação Social
01/02/2021
ONLINE
Economia criativa, Design e Território
01/02/2021
ONLINE
Novas dinâmicas comerciais para Design de Interiores
Em breve
ONLINE
Design Research & UX
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.