Sua mensagem foi enviada com sucesso, em breve entraremos em contato.
Vivemos em uma sociedade em ritmo acelerado de mudança, na qual a transição rumo à sustentabilidade é imperativa. E só uma mudança de mindset para projetar novos estilos de vida e modelos produtivos que possam criar um futuro possível. Nesse cenário, a economia criativa se destaca cada vez mais como poderosa ferramenta de valorização dos patrimônios locais e desenvolvimento sustentável, e o design se depara com o grande desafio de assumir um novo papel estratégico, visto sua capacidade de organização entre atores, técnicas e tecnologias. O curso apresenta o design em sua abordagem territorial, que busca dinamizar e promover o reconhecimento dos valores e qualidades locais, funcionando como mediador entre produção e consumo, tradição e inovação. Propõe uma avaliação dos diálogos possíveis entre design e artesanato como mecanismos de promoção da autonomia e resiliência dos locais.
Para todos os designers e não designers que acreditem no poder da criatividade e do “saber fazer” como alternativas para atender às necessidades sociais e, ao mesmo tempo, criar novas relações ou colaborações sociais.
O curso propõe a partilha de conhecimentos sobre economia criativa, design e artesanato através de conteúdo teórico com professor especialista, apresentação de cases nacionais e internacionais, análise de estudos de caso e discussões participativas, a fim de visualizar novos caminhos e alternativas guiados pelo design para colaborar na construção de um futuro possível através do estudo de modelos criativos e inovadores de empreendimentos de base artesanal, sustentáveis, locais e com foco nas pessoas.
COORDENAÇÃO
Designer, professora e pesquisadora brasileira, atualmente baseada na cidade do Porto, Portugal. Mestre em Design Industrial e de Produto pela Universidade do Porto e doutoranda no programa doutoral em Design das Universidades do Porto e Aveiro. Especialista em design estratégico, inovação e economia criativa, estuda o design como ferramenta de impacto para mudanças positivas nos negócios, sociais e ambientais. Atuou na área do design industrial por mais de 20 anos, desenvolvendo produtos e projetos de iluminação. Na área acadêmica desde 2006, já lecionou em diversas universidades no Brasil em cursos de graduação e pós-graduação em design. Atualmente, é investigadora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, responsável pela coordenação das atividades da “Oficina Design”, um projeto de design para sustentabilidade e inovação social da Câmara Municipal de Matosinhos, ADEIMA e o Design Studio FEUP. É também consultora em design, com atuação em projetos que visam a aplicação do design estratégico como ferramenta de transformação, em parceria com importantes instituições brasileiras como o IPTI — Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, SEBRAE e IED Brasil.
Início das aulas: Em breve
Dias: segundas e quartas
Horário: das 17h às 20h
Duração: 12 horas
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000