IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
LEANDRO GEJFINBEIN

Leandro Gejfinbein

Com mais de 20 anos de atuação em projetos digitais, é hoje Diretor de User Intelligence & Experience Design na Globo.com, liderando uma das mais competentes e referenciadas equipes de design digital do país. Antes disso, ainda em Porto Alegre, trabalhou em projetos para as indústrias financeira, aviação, automobilística, entre outras. Formado em Comunicação, com Especialização em Psicologia, tem Mestrado em Design pela PUC-Rio e MBA pelo Coppead-UFRJ, além de formação executiva que inclui programas em escolas como a Harvard Business School. Em 2018, na PUC-Rio, o Doutorado em Design.

DANIEL MORENA

Daniel Morena

Fundador e Diretor de Tecnologia da 32Bits, onde, há 15 anos, lidera o desenvolvimento e a criação dos mais de 300 projetos e instalações interativas feitas pelo estúdio no Brasil e no exterior, em colaboração com diversos curadores e designers. Entre seus projetos estão o “Beco das Palavras”, no Museu da Língua Portuguesa, “Livro-Obra”, versão digital da obra de Lygia Clark, e os interativos da exposição principal do Museu do Amanhã, que incluem a IRIS, sua assistente digital.

BRUNO DIEGUEZ

Bruno Dieguez

Graduado em Jornalismo e com MBA em Marketing pela PUC-Rio, é professor de TV na instituição. Tem 15 anos de experiência no mercado como produtor, roteirista e diretor.  Trabalhou 8 anos na KN Vídeo e desde 2011 é sócio da Orgânica Produções, consultora butique em soluções audiovisuais. Entre os principais projetos estão os programas Oi Mundo Afora, Vai pra Onde? e MIT TV, coberturas do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week e o treinamento dos participantes dos Jogos Rio 2016.

CHRIS LIMA

Chris Lima

Formada em Comunicação, Design e com MBA em Branding, desde 2002 coordena a Evolutiva Estudio, atendendo a clientes como Editora Zahar, Canal Futura, British Council, Festival Internacional Curta Cinema, Oi Futuro, Jardim Botânico e outros. Atua como consultora na Gestão de Projetos Criativos, gerando inovação de valor e estratégia para o posicionamento de marcas. Desde 2016 é Diretora de Arte da SuperUber. Projetos recentes: Expo “Feathers to the Stars” no Frost Museum – Miami, Festival Lapalê.

DANIELE ARAGãO

Daniele Aragão

Mestranda em Tecnologias de Comunicação e Cultura pela UERJ, é pesquisadora do CiberCog – Laboratório de Cibercultura e Cognição da UERJ, especialista em Marketing pela PUC-Rio e graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Atua como consultora em projetos de planejamento de comunicação e marketing, e gestão de marcas no Bureau de Estilo Renata Abranchs para clientes como Hering, Maria Filó, Biombo, Josefina Rosacor e Salsa (marca de jeanswear portuguesa). Lecionou na ESPM e hoje faz parte do corpo docente da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e do IED Rio, além de ministrar diversos cursos e palestras.

EDUARDO PEREIRA

Eduardo Pereira

Eduardo Pereira é especialista em modelagem 3D e professor certificado de Rhinoceros pelo INT- Instituto Nacional de Tecnologia.  Participou da equipe que fundou o 1o. Lab. de Modelagem 3D, impressão 3D e digitalização 3D no INT em 1997, aplicando e disseminando estas tecnologias em projetos inovadores e pioneiros que vão da Medicina e da Biomecânica à informatização do design de joias. Ministra cursos de Rhinoceros e Prototipagem Rápida desde 1998 para designers de produtos, joias, automóveis, móveis, etc. Fundou a 3Dtec em 2003 para atender no Rio ao setor de treinamentos 3D para essas várias áreas. Já deu aulas em instituições como PUC-Rio, SENAC e IED Rio, e executou joias premiadas em diversos concursos como AngloGold, IBGM, Embrarad, Tahitian Pears Trophy, ICA Design, HRD Awards 2011 Bélgica, etc.

YAMê REIS

Yamê Reis

Yamê Reis é diretora criativa e executiva de moda, com extensa carreira a frente de projetos em empresas de médio e grande porte como Cantão, Le Lis Blanc, Totem e Mercatto. Tem experiência na gestão da área de estilo, com foco em inovação de produto e processos, comandando equipes de criação multidisciplinares nas áreas de estilo, branding, marketing e visual merchandising. Acreditando que moda e arte caminham juntas, Yamê foi figurinista premiada da Cia. de Dança Deborah Colker, trabalhou na Rede Globo e assinou figurinos no cinema e teatro. Possui MBA em Gestão de Negócios de Moda pela FGV, e ao longo de sua carreira, realizou pesquisas orientadas à moda em Nova York, Londres, Paris, Istambul, Hong Kong, Los Angeles, Hawaii e Indonésia. Formada em Sociologia pela PUC-Rio e pós-graduada em sociologia e política pelo IUPERJ.

ARTUR ‘KJá

Artur ‘Kjá

‘Kjá utiliza os signos da cultura urbana contemporânea como mola propulsora de conceitos, ideias e imagens. Trabalha em frentes criativas que incluem o Fuso Coletivo, aulas de Design Thinking no IED, palestras sobre Criatividade, além de Design Gráfico e Arte Visual em seu estúdio, o HC1506. Para estimular o pensamento estratégico, desenvolve projetos de Business Design, junto à Binky, além de clientes como o Parque Lage e o mercado corporativo.

JULIA VIDAL

Julia Vidal

Com graduação iniciada em Diseño Gráfico – Univ. de Buenos Aires e finalizada em Des. Industrial/Com. Visual – Univ. Federal do Rio de Janeiro, Julia Vidal é Pós-graduada em História África-Brasil pela Universidade Católica de Petrópolis, UCP, se especializando em Design de estamparia pelo SENAI CETQT e SENAC. Estilista e pesquisadora das etnias culturais brasileiras, é autora dos livros “O africano que existe em nós, brasileiros.:Moda e design afro-brasileiros” (2015) e “Quintal Étnico.:Cores e vibrações afro-brasileiras” (2015). No mercado há 12 anos com grife de moda que leva seu nome, já lançou 14 coleções temáticas, realizou desfiles no Rio de Janeiro, Brasília, Bogotá e Londres. Idealizou oficinas e cursos a convite do Museu de Arte do Rio, Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, SESC, Secretaria Municipal de Cultura, entre outros. Cria estampas exclusivas para o mercado de moda e para projetos especiais, como para o Hotel Costa do Sauipe Premium, e desenvolve projetos de identidade visual artística com estamparia que vai para figurinos, cenografias e peças gráficas do artista, cria figurinos para TV, teatro e dança. Seu trabalho foi convidado para a exposição conceitual no Fashion Rio 2014, foi selecionada para compor o maior acervo etnográfico do Brasil na Casa de Cultura da América Latina. Ganhou prêmio internacional Shell Live Wire “empresa inspiradora ao redor do mundo – Make the Future”, recebeu o Prêmio de Economia Criativa pelo MINC e foi selecionada para compor o Rio Criativo da SEC/RJ. Hoje é membro da Rede de Iniciativa Jovem e Conselheira da Rede Brasil Afro-empreendedor (REAFRO).

GUILHERME HOWAT

Guilherme Howat

Formado em Desenho Industrial com MBA em gestão empresarial, atua há 19 anos na gestão e no desenvolvimento de projetos de Design alinhados a estratégias de marcas e negócios. Foi professor no Curso Técnico de Design Gráfico do SENAI-RJ, na Pós-graduação em Webdesign da Universidade Estácio de Sá e no curso de Comunicação Social com ênfase em multimídia da Faculdade CCAA. Fez parte da equipe de desenvolvimento de projetos de sinalização para o Metrô Rio, para as venues da Olimpíada Rio 2016 e do Sistema Rio a pé, o maior projeto de sinalização da América Latina.

RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.