IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
DANIELE ARAGãO

Daniele Aragão

Mestranda em Tecnologias de Comunicação e Cultura pela UERJ, é pesquisadora do CiberCog – Laboratório de Cibercultura e Cognição da UERJ, especialista em Marketing pela PUC-Rio e graduada em Comunicação Social pela UFRJ. Atua como consultora em projetos de planejamento de comunicação e marketing, e gestão de marcas no Bureau de Estilo Renata Abranchs para clientes como Hering, Maria Filó, Biombo, Josefina Rosacor e Salsa (marca de jeanswear portuguesa). Lecionou na ESPM e hoje faz parte do corpo docente da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e do IED Rio, além de ministrar diversos cursos e palestras.

EDUARDO PEREIRA

Eduardo Pereira

Eduardo Pereira é especialista em modelagem 3D e professor certificado de Rhinoceros pelo INT- Instituto Nacional de Tecnologia.  Participou da equipe que fundou o 1o. Lab. de Modelagem 3D, impressão 3D e digitalização 3D no INT em 1997, aplicando e disseminando estas tecnologias em projetos inovadores e pioneiros que vão da Medicina e da Biomecânica à informatização do design de joias. Ministra cursos de Rhinoceros e Prototipagem Rápida desde 1998 para designers de produtos, joias, automóveis, móveis, etc. Fundou a 3Dtec em 2003 para atender no Rio ao setor de treinamentos 3D para essas várias áreas. Já deu aulas em instituições como PUC-Rio, SENAC e IED Rio, e executou joias premiadas em diversos concursos como AngloGold, IBGM, Embrarad, Tahitian Pears Trophy, ICA Design, HRD Awards 2011 Bélgica, etc.

YAMê REIS

Yamê Reis

Yamê Reis é diretora criativa e executiva de moda, com extensa carreira a frente de projetos em empresas de médio e grande porte como Cantão, Le Lis Blanc, Totem e Mercatto. Tem experiência na gestão da área de estilo, com foco em inovação de produto e processos, comandando equipes de criação multidisciplinares nas áreas de estilo, branding, marketing e visual merchandising. Acreditando que moda e arte caminham juntas, Yamê foi figurinista premiada da Cia. de Dança Deborah Colker, trabalhou na Rede Globo e assinou figurinos no cinema e teatro. Possui MBA em Gestão de Negócios de Moda pela FGV, e ao longo de sua carreira, realizou pesquisas orientadas à moda em Nova York, Londres, Paris, Istambul, Hong Kong, Los Angeles, Hawaii e Indonésia. Formada em Sociologia pela PUC-Rio e pós-graduada em sociologia e política pelo IUPERJ.

ARTUR ‘KJá

Artur ‘Kjá

‘Kjá utiliza os signos da cultura urbana contemporânea como mola propulsora de conceitos, ideias e imagens. Trabalha em frentes criativas que incluem o Fuso Coletivo, aulas de Design Thinking no IED, palestras sobre Criatividade, além de Design Gráfico e Arte Visual em seu estúdio, o HC1506. Para estimular o pensamento estratégico, desenvolve projetos de Business Design, junto à Binky, além de clientes como o Parque Lage e o mercado corporativo.

JULIA VIDAL

Julia Vidal

Com graduação iniciada em Diseño Gráfico – Univ. de Buenos Aires e finalizada em Des. Industrial/Com. Visual – Univ. Federal do Rio de Janeiro, Julia Vidal é Pós-graduada em História África-Brasil pela Universidade Católica de Petrópolis, UCP, se especializando em Design de estamparia pelo SENAI CETQT e SENAC. Estilista e pesquisadora das etnias culturais brasileiras, é autora dos livros “O africano que existe em nós, brasileiros.:Moda e design afro-brasileiros” (2015) e “Quintal Étnico.:Cores e vibrações afro-brasileiras” (2015). No mercado há 12 anos com grife de moda que leva seu nome, já lançou 14 coleções temáticas, realizou desfiles no Rio de Janeiro, Brasília, Bogotá e Londres. Idealizou oficinas e cursos a convite do Museu de Arte do Rio, Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, SESC, Secretaria Municipal de Cultura, entre outros. Cria estampas exclusivas para o mercado de moda e para projetos especiais, como para o Hotel Costa do Sauipe Premium, e desenvolve projetos de identidade visual artística com estamparia que vai para figurinos, cenografias e peças gráficas do artista, cria figurinos para TV, teatro e dança. Seu trabalho foi convidado para a exposição conceitual no Fashion Rio 2014, foi selecionada para compor o maior acervo etnográfico do Brasil na Casa de Cultura da América Latina. Ganhou prêmio internacional Shell Live Wire “empresa inspiradora ao redor do mundo – Make the Future”, recebeu o Prêmio de Economia Criativa pelo MINC e foi selecionada para compor o Rio Criativo da SEC/RJ. Hoje é membro da Rede de Iniciativa Jovem e Conselheira da Rede Brasil Afro-empreendedor (REAFRO).

GUILHERME HOWAT

Guilherme Howat

Formado em Desenho Industrial com MBA em gestão empresarial, atua há 19 anos na gestão e no desenvolvimento de projetos de Design alinhados a estratégias de marcas e negócios. Foi professor no Curso Técnico de Design Gráfico do SENAI-RJ, na Pós-graduação em Webdesign da Universidade Estácio de Sá e no curso de Comunicação Social com ênfase em multimídia da Faculdade CCAA. Fez parte da equipe de desenvolvimento de projetos de sinalização para o Metrô Rio, para as venues da Olimpíada Rio 2016 e do Sistema Rio a pé, o maior projeto de sinalização da América Latina.

SUZANE QUEIROZ

Suzane Queiroz

is an architect who has been working with set design for 21 years. In 2007, she founded the enterprise Pândega, where she does a multidisciplinaire work on set design creations at areas such as teather, shows, stands, exhibitions and runways. Her work has gained national and international acknowlege, winning prizes such as the IDEA Brazil. Suzane was elected the Interior Designer of the Year in 2010 and 2012 by the Columnists Prize.

FERNANDO VACCARI

Fernando Vaccari

Formado em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produtos pela UFRJ, Fernando Vaccari iniciou sua carreira desenvolvendo maquetes, mock-ups e modelos para o cinema, televisão e fotografia, se especializando em efeitos especiais e de cena. Essa experiência permitiu novas oportunidades em diversas áreas como cenografia, design de interiores e iluminação. Hoje, além de dar aulas de design e processos produtivos, também é sócio e designer de uma fábrica de luminárias.

KARINA ISRAEL

Karina Israel

é diretora executiva com pós-graduação em Gestão de Empresas da Universidade Nova de Lisboa e em Cultura, Mídia e Informação na USP, e mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade de Salamanca. Tem mais de 20 anos de atuação profissional e é considerada uma das pioneiras no desenvolvimento de negócios de interatividade no Brasil, tendo começado a carreira na MediaLab nos anos 90. Dirigiu a produção na Ogilvy Interactive em São Paulo e, em Portugal, criou a divisão de publicidade da YDreams, precursora do movimento de brand experience no mundo, liderando as primeiras atividades interativas em tempo real em dispositivos móveis, outdoors e lojas-conceito do Ocidente. Em 2010 retornou ao Brasil para assumir a direção executiva da YDreams Brasil.

DANIEL PRADO

Daniel Prado

tem longa trajetória de liderança em projetos multimídia e negócios na internet para empresas como Xerox, Embratur, Petrobras e Ministério da Educação. Começou a carreira com infraestrutura de redes e no desenvolvimento de sites, integrou a equipe do MediaLab, montou a Agente Web e trabalhou na Agência Nacional de Saúde. É integrante do primeiro time de YDreamers no Brasil, onde é diretor de tecnologia. Com atuação próxima ao departamento de criação, seu principal papel é elaborar o aspecto tecnológico em novos projetos e fazer a gestão das equipes de desenvolvimento e TI. É professor de webmarketing na Escola de Criação da ESPM, onde está lançando uma oficina sobre Arduíno e Internet das Coisas.

RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID