IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
SAPERFARE

Design de Mobiliário

PRESENCIAL
270 horas
25/09/2018
terças e quintas
Das 19h30 às 22h30
Inscreva-se
Quer mais informações?
Sexo




Por quê?

Para aprender design de mobiliário na prática, adquirindo autonomia criativa por meio de projetos reais do mercado.

 

Para quem?

Interessados por design de mobiliário que desejem ingressar na área, ou profissionais criativos que buscam complementar sua formação por meio de experiências práticas.

 

Como é?

O curso funciona como um estúdio de design, e os alunos desenvolvem um projeto para a empresa Meu Móvel de Madeira, que pode ser selecionado e prototipado ao final do curso.

 


A indústria de móveis nacional só tem crescido, aquecida pela procura por produtos acessíveis e capazes de atender às necessidades econômicas e estéticas do usuário.

No curso Design de Mobiliário, o aluno aprende que para se destacar neste mercado, é preciso mais do que fazer móveis.

Ao longo das aulas, ele é estimulado a observar as inúmeras possibilidades da área, adquirindo a autonomia criativa necessária para inovar.

Em contato com empresas parceiras como Meu Móvel de Madeira e Precious Plastic, o aluno entra em contato com uma diversidade de técnicas, processos e materiais, e adquire uma perspectiva global do mercado.

Ao final do curso, o aluno desenvolve um projeto para a Meu Móvel de Madeira, que poderá ser selecionado e prototipado.

CONTEÚDO

  • MÓDULO 1
    O primeiro projeto do curso abrange questões básicas e fundamentais para atuação como designer de produtos e de mobiliário. Os alunos são estimulados a desenvolver um projeto experimental, exercitandoas novas capacidades e habilidades aprendidas no módulo.
  • MÓDULO 2
    O segundo projeto será desenvolvido em grupos de 3 ou 4 pessoas, em colaboração com a Meu Móvel de Madeira (MMM), e contemplará o desenvolvimento de um móvel a ser vendido online, destinado ao mercado brasileiro. Este processo percorre todas as fases necessárias ao desenvolvimento de um projeto para uma empresa. Do encontro com o cliente ao briefing e desenvolvimento das ideias, o aluno deverá conceber um produto observando a capacidade técnica de produção da empresa, a logística de entrega e a montagem.
    Após a apresentação final feita à MMM, se o projeto for selecionado, a MMM executará o primeiro protótipo. Este trabalho proporciona ao aluno o conhecimento prático de todas as etapas de desenvolvimento de um projeto de acordo com a realidade industrial. Ao longo do módulo, o aluno precisará observar os limites de fabricação, custo e variadas complicações que envolvem o desenvolvimento de um móvel para a indústria.
  • MÓDULO 3
    O terceiro projeto é a concepção de um móvel que deve ser desenvolvido dentro de um Fab-Lab. O aluno seguirá o processo de desenvolvimento do projeto com ênfase especial no usuário, na pesquisa e no uso de novos materiais que possam ser trabalhados com as tecnologias disponíveis nos Fab-Labs. Este processo visa o desenvolvimento da criatividade através da liberdade de criação, observação das necessidades do usuário e conhecimento de novos materiais e possibilidades de fabricação em pequena escala, abrindo os horizontes para a utilização de tecnologias modernas na fabricação das próprias ideias.
  • DISCIPLINAS DO CURSO:
    • Digital
    • História do design de mobiliário
    • Metodologia
    • Pesquisa
    • Processo | Métodos de fabricação e Tipologia de materiais
    • Modelismo
    • Projeto 1
    • Projeto 2 – MMM
    • Projeto 3 – Fab Lab

Depoimento de Alunos

A experiência no curso foi muito boa, eu gostei bastante. Sou designer de produto, formada em Desenho industrial, mas eu nunca tinha atuado muito na área. Resolvi fazer uma reciclagem e descobri esse curso no IED, eu achei bastante interessante porque eu sempre curti design de móveis e achei bem válido fazer uma especialização para tentar me reinserir no mercado. E o curso em si foi ótimo, especialmente a questão do networking que rola durante o curso, tendo contato com vários designers atuantes no mercado, é uma experiência muito boa.”

 

MARCELA RIBAS FERREIRA
FORMADA NO CURSO SAPERFARE EM DESIGN DE MOBILIÁRIO

 

 

CONVIDADOS E VISITAS TÉCNICAS
Durante os módulos, serão realizadas visitas técnicas a oficinas e empresas parceiras, como o FAB Lab e a MMM. O curso também conta com participações de designers convidados, especialistas em diferentes áreas do mercado de móveis, como sustentabilidade e produção. A escolha dos convidados pode variar de
acordo com o tipo de projeto desenvolvido pela turma.

Inscrições e matrícula

O primeiro passo para o processo de matrícula é o preenchimento da carta motivacional, acesse aqui. Assim podemos conhecer um pouco mais seus interesses e os coordenadores vão conhecer o perfil de cada candidato.
Após o envio da sua carta, aguarde nosso contato com mais informações e instruções.

Pagamento em até 48x

Confira as opções parcelamento estendido via via Sicred ou Intersector. Preencha o formulário “entre em contato para mais informações”.


Informe os dados abaixo para baixar o arquivo

Baixe o programa do curso

COORDENAÇÃO

FLAVIA SOUZA

É formada em Desenho Industrial e tem master na Scuola Politécnica de Design em Milão. Colaborou com o Studio Sottsass Associati, desenvolvendo objetos, mostras, internos de iate e casas. No próprio estúdio, desenhou vasos em vidro serigrafado para Egizia, prata para Pampaloni, Inox para Brognoli, cristais para Colle, decoração para Muraoca, porcelanas para Rosenthal, móveis para Edra, joias para San Lorenzon e luminárias para Tecnodelta e Bright. Desenvolveu projetos em cerâmica no Centro Europeu de Cerâmicas, na Holanda. Foi premiada na Alemanha com brinquedos no concurso “Lorenz”; recebeu o prêmio Macef 2002; foi selecionada pela ADI Design Index e recebeu o prêmio “The best Yachts of 2002 – Show Boats Awards”, com Motor Yacht Skat.

 

Próxima turma:

Início previsto: 25/09/2018
Dias: terças e quintas
Horário: de 19h30 às 22h30
Duração: 270 horas + 40 horas de módulo internacional (opcional)

Investimento: 12x R$ 2.214,00

Confira as opções parcelamento estendido via via Sicred ou Intersector. Preencha o formulário “entre em contato para mais informações”.

*O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.

PARCERIAS

CURSOS RELACIONADOS
25/09/2018
270 horas
PRESENCIAL
Design de Interiores
2019
400 horas
PRESENCIAL
Design de Espaços – Metodologia MA.DE.IN
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.