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Pós-Graduação

Marketing e Comunicação de Moda

SEMI-PRESENCIAL
400 Horas
17/03/2022
Terças e Quintas: 19h00 às 22h15
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

O primeiro contato do cliente com um produto de moda é por meio de sua imagem, principalmente no digital. Conectar o mundo fashion a seus consumidores de forma inovadora e gerar desejo e negócios é o propósito que une Marketing e Comunicação. Profissionais destas áreas precisam estar constantemente atualizados, afinal, o marketing é parte vital do negócio da moda e deve interagir com a área do design para apresentar o produto da melhor maneira, no melhor contexto, para criar relação com o consumidor.

Para quem?

Para atuar no mercado de moda é preciso construir um repertório atualizado e estratégico que permita conectar o universo fashion ao mundo dos negócios – e da comunicação com os consumidores. A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda recebe profissionais de diversas áreas, além de designers e estudantes interessados em atuar em marketing e comunicação de empresas do setor de moda ou em agências/consultorias especializadas, além de empreendedores que queiram focar na implementação ou melhoria do próprio negócio criativo.

Como é?

O olhar do marketing de moda nos dias de hoje é digital. Pensar em moda significa pensar sua presença on-line: redes sociais, e-commerce, websites. O curso apresenta teoria e história com aprendizado hands-on para provocar insights, além de incentivar nos estudantes um senso de organização estratégica para criar projetos. Professores atuantes no mercado estimulam a construção do conhecimento pela troca de experiências e networking entre alunos, mestres e profissionais convidados.


Este curso é oferecido em ambos os campi do IED no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

CURSO

O mercado de moda cria novidades ao pensar no amanhã, observar e entender os caminhos de diversas tendências. Mas quais são os valores que precisamos ter e entender hoje para encontrar os caminhos mais apropriados? O que esperar e como construir o futuro? É impossível ter certeza do que é novo sem sabermos o que já passou. Ter uma visão abrangente da trajetória da moda no passado, como aspectos histórico-culturais e nomes que influenciaram sua época, e saber conectá-la à cultura, é repertório indispensável para compreender o presente e vislumbrar o que virá no futuro.

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED conta com um time de professoras e professores especialistas em marketing, comunicação e moda, com atuação vasta e influente nas principais mídias que fazem a cobertura deste mercado no mundo. Ao longo da sua jornada, você desenvolverá um projeto para uma marca de moda, com a mentoria de profissionais, que são referência em suas áreas.

Com uma formação em gestão de marketing e comunicação específica para os negócios de moda, você desenvolverá criatividade e visão estratégica – chaves para o sucesso em um mercado extremamente competitivo. O curso ainda estimula liderança e o empreendedorismo, apresenta noções sobre planejamento estratégico e aprofunda conhecimentos sobre marketing e comunicação.


ENTREGA

A pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda é dividida em três módulos. No primeiro módulo, Fundamentos em Moda e Marketing, apresentamos um panorama sobre cultura, história da moda e tendências, assim como conceitos de marketing aplicado à moda, comportamento de consumo, cadeia produtiva, sustentabilidade e valores de mercado. No segundo módulo, vamos nos aprofundar na construção do branding com um olhar contextualizado e conhecer mais sobre disciplinas como Design Thinking, Gestão de Produtos e Serviços de Moda, Visual Merchandising, Pesquisa e Segmentação de Mercado e Varejo de Moda On e Off-line. Nesse momento vamos pensar em estratégias, provocar insights e organizar ideias para elaborar soluções.

Comunicação e Experiência do Cliente é o assunto principal no terceiro e último módulo. Voltaremos nosso olhar, agora atualizado, para o estudo e desenvolvimento da comunicação, sem nos esquecer do design e da tecnologia. A comunicação é parte fundamental da estratégia de marketing, na qual cada palavra e imagem devem ser pensadas para a construção de uma comunidade sólida de seguidores e embaixadores da marca.

Cada módulo é finalizado com um projeto integrado que reúne os principais conhecimentos obtidos dentro do módulo e uma mentoria em carreira. O TCC será feito em equipe, a partir de um briefing fornecido por uma marca de moda, que será objeto de estudo nessa etapa conclusiva. Serão 33 horas de orientação para que o TCC seja concluído, com uma banca examinadora formada por professores especialistas.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


 


Início das aulas: 17/03/2022
Horário: Terças e Quintas: 19h00 às 22h15
Duração: 400 Horas

Valores:
24x de R$ 1.685,25 R$ 1.472,17
E ex-alunos têm mais 25% de desconto. Consulte condições.

COORDENAÇÃO

GLáUCIA NEVES

Sócia-diretora da eConecta Consultoria de Marketing, Gláucia Neves é mestre, pesquisadora e doutoranda no programa de pós-graduação em Comunicação na UERJ, formada em Jornalismo, com MBA em Marketing pela Coppead/UFRJ e tem 25 anos de experiência profissional nas áreas de gestão de relacionamento com clientes e planejamento de marketing, tendo trabalhado em empresas como Infoglobo (Jornal O Globo) e Cantão/Redley. Como professora de Comunicação e Marketing Estratégico, atuou em instituições de ensino e cursos in-company. Atualmente, é professora na ECO/UFRJ e coordenadora da pós-graduação em Comunicação e Marketing de Moda no IED Rio.

PROFESSORES

ANA COTTA

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Mineira formada em design no Rio, Ana Cotta é interessada em criatividade, estratégia e boas histórias de marcas. Trabalhou durante 13 anos na Crama Design Estratégico, onde foi associada e diretora de criação e estratégia. Lá, criou metodologias de trabalho, dirigiu equipes multidisciplinares e desenvolveu projetos diversos, desde Branding até Retail Design. Em 2016, já com alguns cabelos brancos, entende que é hora de construir novas histórias, ainda mais suas. Deixa, então, a Crama para se associar ao Macaco Ciano. Também é graduada em trocadilhos e, feliz ou infelizmente, gosta de praticá-los em suas aulas e workshops. Seus temas favoritos são comunicação, gestão e identidade de marca e design como ferramenta de transformação e inovação.


CYNTHIA STORK

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Publicitária, formada pela UFF e mestre em administração com ênfase em marketing pelo IAG/ PUC-Rio. Especialista em marketing pelo IBMEC, tem ampla experiência em estratégia de marca, comunicação, CRM, internet e eventos desde 2000, passando por empresas como Dia Design Comunicação e SulAmérica Seguros. Possui um blog autoral com foco em moda desde 2007, tendo atuado com branded content para eventos como Niterói em Moda e Fashion Rio. É professora de cadeia de moda e mercado no curso Master Profissional Marketing de Moda do IED Rio.


DANIELE AMARAL

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Diretora de Marketing da marca Lenny Niemeyer, profissional com 17 anos de experiência no Varejo, atuando na Coordenação e Gestão de Visual Merchandising e Marketing, em projetos B2C e B2B, com gestão aplicada nas áreas de VM, CRM, Trade Marketing, Produção Executiva e Assessoria de Imprensa. Especialista em VM e Design de PDV Varejo. Colaboradora em instituições de ensino. Altamente comunicadora e sociável, apaixonada por Arquitetura e Design Sensorial e atleta amadora. Graduada em Gestão de Marketing com Pós-Graduação em Design de Interiores.


DANIELE ARAGãO

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Mestre em Comunicação pela linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Marketing (MBA) pela PUC-Rio e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua há mais de 25 anos em diferentes setores como de infraestrutura, recursos naturais, bens de consumo e serviços, nas áreas de planejamento, comunicação corporativa e mercadológica e gestão de marcas. Trabalhou em diversas instituições como RIOetc, Bureau de Estilo Renata Abranchs, Fundação Renova, Grupo EBX, Crama Design Estratégico, Indio da Costa AUDT, Oz Design, Plan B, FSB Comunicação, dentre outras. Fez parte do corpo docente da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, da ESPM e coordenou o Master Profissional de Marketing de Moda no Istituto Europeo di Design (IED Rio). Atualmente integra a equipe da FutureBrand, uma agência global de branding, e leciona no IED-Rio e na PUC-Minas Virtual.


EDUARDO VARELLA

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Designer pós-graduado em Comunicação, Eduardo Varella soma 23 anos de carreira na indústria criativa. Após passagem por estúdios e agências, foi executivo da Osklen por mais de 11 anos, onde atuou como gestor de comunicação, marketing, experiência de consumo e novos projetos. Foi professor de graduação e pós-graduação por 7 anos e leciona e ministra workshops em diversas instituições. Hoje, dedica-se a consultorias em branding e reposicionamento, comunicação, estruturação de equipes criativas e experiência de consumo.


ELIS MONTEIRO

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Jornalista com MBA em marketing digital pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e executiva formada pela Singularity University (Google/Nasa em curso FIAP/SP), Elis Monteiro tem amplo portfólio de apresentação em eventos nacionais do segmento e eventos corporativos. Cursou o Nanodegree de marketing digital da Udacity. É docente de marketing digital no MBA estratégico de marketing digital, e BI e inteligência competitiva da Universidade Veiga de Almeida (UVA), na pós-graduação de marketing e comunicação de moda do IED e no MBA de Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV).


ELIS VASCONCELOS

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Formada em Jornalismo e em Moda, pós graduada em Pesquisa de Comportamento e Consumo, mestre em Mídia e Cotidiano pela UFF – com pesquisa sobre o papel da confiança no consumo compartilhado – e doutoranda em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, com pesquisa sobre artesanato têxtil e conservação da memória e da tradição através do design. Elis transita há mais de 15 anos pelas áreas de moda, cultura, criação de conteúdo/branded content, pesquisa de tendências e comportamento do consumidor. Fez parte da equipe de pesquisadores das empresas UseFashion , RIOetc, BOX1824 e Bureau de Estilo Renata Abranchs, onde também atuou como coordenadora de conteúdo de mídias sociais. Já participou da equipe de pesquisas de comportamento de consumo para empresas como Canal Multishow, Nivea, Renner e L’Oreal. Atualmente é criadora do ShantiLab, especializado em educação para o consumo.


ELEONORA ALVES

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Eleonora Alves se dedica à pesquisa e desenvolvimento de produtos de moda. Dirige a agência Elephante Amarelo, especializada na triangulação de planejamento, design de produtos e posicionamento de marcas há 14 anos. Atua na coordenação de equipes de design de produtos e consultoria de sortimento e linguagem de estilo a partir de uma metodologia que desenvolve e aprimora valores e competitividade usando ferramentas criativas e estratégicas em abordagens inspirativas e criação de cartela de cores, estamparia, materiais e formas que compõem as coleções de moda. Faz do valor da responsabilidade socioambiental um dos principais critérios que impulsionam seu trabalho na indústria da moda. Formada em Jornalismo pela UFF e MBA em Negócios Sustentáveis pelo IBMEC.


FERNANDA BALDIOTI

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Jornalista com mestrado em Comunicação pela Uerj, também é editora do site #Colabora e colaboradora da versão brasileira do site francês Fashion Network. Foi editora-assistente do site da “Revista Ela”, onde se especializou nas áreas de moda, beleza, gastronomia, decoração e comportamento. Pelo suplemento, participou de coberturas internacionais, mediou talk shows e palestras em eventos como Veste Rio, Casa Cor e Rio Gastronomia, e coordenou a cobertura digital de semanas de moda como São Paulo Fashion Week, Veste Rio, Fashion Rio e a Semana de Moda de Berlim. Também tem experiência em social media e assessoria de imprensa de marcas de moda.


GLáUCIA NEVES

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Sócia-diretora da eConecta Consultoria de Marketing, Gláucia Neves é mestre, pesquisadora e doutoranda no programa de pós-graduação em Comunicação na UERJ, formada em Jornalismo, com MBA em Marketing pela Coppead/UFRJ e tem 25 anos de experiência profissional nas áreas de gestão de relacionamento com clientes e planejamento de marketing, tendo trabalhado em empresas como Infoglobo (Jornal O Globo) e Cantão/Redley. Como professora de Comunicação e Marketing Estratégico, atuou em instituições de ensino e cursos in-company. Atualmente, é professora na ECO/UFRJ e coordenadora da pós-graduação em Comunicação e Marketing de Moda no IED Rio.


LUIZ WACHELKE

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Diretor criativo, professor e artista, Luiz Wachelke é natural de Florianópolis e trabalha com criação desde 2006, quando se formou Designer Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especializou-se em Trend Forecasting pela Central Saint Martins School of Arts and Design e em Fashion Marketing and Communication pelo Istituto Europeo di Design. No mercado há 13 anos, atuou como coordenador de criação e imagem para marcas de moda e hoje trabalha como diretor de arte, stylist e figurinista em projetos do mercado do audiovisual e das artes. Atualmente, dá aulas no IED Rio e na pós-graduação do SENAI Cetiqt.


MAYA MARX

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Doutora em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Espanha (2015). Atua no mercado de moda, com experiência internacional, desde 1998 e como docente na área de design de moda desde 2003. Sua linha de pesquisa acadêmica versa sobre a interação entre arte e moda na atualidade.


MARTA FLEMING

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Sócia-diretora da Fleming Consultoria de Negócios, é pesquisadora nas áreas de Marketing, Estudos de Consumo e Administração. Conta com trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais da área. Leciona em cursos de MBA, pós-graduação e graduação nas área de Marketing e Administração. Doutora pela Unigranrio e Mestre pelo Ibmec, ambos em Administração. Com experiência profissional de mais de 20 anos em multinacionais do mercado financeiro, com atuação nos segmentos de Financiamentos e Seguros para pessoa física, desenvolvendo produtos e canais alternativos para vendas massificadas. Executiva com ampla vivência em organizações com destaque no cenário nacional, como: Ampla/Enel Distribuidora de Energia; Losango (empresa do grupo HSBC/Bradesco) e Banco ABN AMRO.


TELMA AZEVEDO

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Diretora de estilo, com 20 anos de experiência em design e desenvolvimento de produto, tendo passado por marcas como Cantão, Osklen e Animale. Atualmente, é responsável pela direção de estilo da marca Lenny Niemeyer. Formada em Coordenação de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, possui cursos de extensão na Central Saint Martins e na London College of Fashion, além de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação de Moda pelo IED Rio.


YAMê REIS

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Atualmente atuando como coordenadora de Design de Moda no IED-Rio, Yamê é idealizadora e realizadora do Rio Ethical Fashion.
Executiva de Moda Yamê Reis tem carreira desenvolvida na liderança de projetos com forte impacto no mercado brasileiro, potencializando capacidades criativas e gerando novos negócios em empresas como Cantão, Totem e Le Lis Blanc.
Em 2017 fundou a Moda Verde, empresa que atua nas áreas de Educação, Direção Criativa e projetos especiais para Moda Sustentável. Seu objetivo é colaborar com empresas que desejem contribuir de forma positiva para a construção de uma Moda socialmente responsável e com baixo impacto ambiental.
Socióloga e fundadora do Partido Verde nos anos 80, Yamê atuou em projetos pioneiros como Amazon Life (1993), produziu e desfilou a primeira coleção feita com tecidos de hemp para sua marca autoral Yamê Reis (1994) e lançou no Fashion o primeiro jeans orgânico nacional, uma parceria do Cantão com o selo NOW (Natural Organic World) (2007).


VIVIANE SUHET

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Pós-graduação em gestão e administração pela Harvard University, MBA em Varejo pela USP, curso em Varejo pela Manchester University e MBA em marketing digital pela Facha (RJ). Experiência consolidada no varejo e na indústria de moda, ocupando posições de liderança em empresas nacionais e marcas internacionais, como o Grupo Armani Brasil, onde atuou como diretora de marketing e planejamento estratégico.

Início das aulas: 17/03/2022
Horário: Terças e Quintas: 19h00 às 22h15
Duração: 400 Horas

Valores:
24x de R$ 1.685,25 R$ 1.472,17
E ex-alunos têm mais 25% de desconto. Consulte condições.

DISCIPLINAS
FASE I – FUNDAMENTOS EM MODA E MARKETING
Panorama e Tendências18h
Cultura e História da Moda18h
Marketing Aplicado à Moda18h
Comportamento de Consumo18h
Cadeia Têxtil e a Nova Indústria18h
Sustentabilidade e Novos Valores de Mercado18h
FASE II – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Design Thinking no Negócio de Moda18h
Gestão de Produtos e Serviços de Moda18h
Branding18h
Visual Merchandising18h
Pesquisa e Segmentação de Mercado18h
Varejo de Moda On e Off-Line18h
FASE III – COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Planejamento de Comunicação18h
Plataformas Digitais18h
Relações Públicas18h
Imagem de moda18h
Marketing de Relacionamento18h
Inteligência de Mercado18h
Projeto Integrado e Mentoria36h
Trabalho de Conclusão de Curso40h
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