IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
MASTER PROFISSIONAL

Design Editorial

PRESENCIAL
400 horas
14/09/2018
Aulas quinzenais
Sextas das 18h30 às 22h30 e sábado das 9h às 18h
Inscreva-se
Quer mais informações?
Sexo




Por quê?

O curso Master Profissional em Design Editorial orienta e fornece suporte para a criação, o planejamento e a realização de projetos editoriais únicos e autorais. Estimula o aluno a pensar o processo editorial com exercícios de saberes que podem ser aplicados em outras linguagens do design.

Para quem?

Profissionais graduados, pesquisadores, educadores nas áreas de design, produção gráfica, comunicação e artes, entre outras áreas do mercado gráfico e editorial.

Como é?

Ampliar o repertório cultural e visual do aluno, as noções de estética e o conhecimento específico do design editorial. Durante o curso desenvolve-se uma publicação, percorrendo as etapas de construção, edição, produção e finalização. 

 


A arquitetura do design editorial articula forma e conteúdo, texto e imagem, desenha mensagens seguindo uma linha editorial que com linguagem visual equilibrada, desperta a curiosidade do leitor e transmite informação para inúmeras pessoas.

O curso Master Profissional em Design Editorial forma profissionais especialistas, aptos a atuar na criação, planejamento e realização de projetos editoriais, produzidos de forma ética, ampliando o seu campo de atuação no mercado de trabalho.

CONTEÚDO

MÓDULO 01 | PENSAR E PLANEJAR (100H)
Teoria e prática. Apresentação da história, motivando um pensamento contemporâneo que investiga, examina e avalia. Trabalha o exercício do olhar, a criatividade, percepção, síntese, organização e flexibilidade, mostrando os instrumentos necessários para a construção de um planejamento de trabalho com foco e dinâmico.

  • Disciplinas
    • Projeto Editorial 1 – Maria Helena Pereira da Silva (24h)
    • História do Design Editorial – Ana Dias (16h)
    • Design Editorial Contemporâneo – Felipe Taborda (16h)
    • Ética e Design Editorial – Cristine Nogueira (16h)
    • Tipografia 1 – Carlos Horcades (16h)
    • Leitura e Escrita – José Enrique Barreiro (12h)

 

MÓDULO 02 | CONSTRUIR (120H)
Teoria e prática. Orienta o aluno a desenvolver projetos de design editorial exercitando a criatividade, a capacidade de visualização e o poder de decisão, estabelecendo um diálogo entre o pensar e o
fazer. Criando o hábito da pesquisa para a confecção de um projeto, estimulando a participação e cooperação, através da escuta e do diálogo com os profissionais envolvidos no processo de trabalho e relação com o cliente.

  • Disciplinas
    • Projeto Editorial 2 – Maria Helena Pereira da Silva (48h)
    • Produção Gráfica 1 – Helena de Barros (16h)
    • Ilustração – Ricardo Cunha Lima (16h)
    • Fotografia – Simonetta Persichetti (12h)
    • Tipografia 2 – Rodrigo Saiani (16h)
    • Infografia – Ricardo Cunha Lima (12h)

 

MÓDULO 03 | PRODUZIR E MOSTRAR (100H)
Teoria e prática. Apresenta ferramentas de trabalho que permitam a transformação dos projetos editoriais em produtos concretos e inovadores. Levantamento de formas da viabilização da publicação ou exposição do objeto físico ao público leitor.

  • Disciplinas
    • Projeto Editorial 3 – Maria Helena Pereira da Silva (40h)
    • Produção Gráfica 2 – Christiane Mello (16h)
    • Livro Digital – Christiano Mere (16h)
    • Mercado Editorial – Alice Galeffi (16h)
    • Retrospectiva Editorial – Maria Helena Pereira da Silva (12h)

Inscrições e matrícula

Para iniciar o processo de inscrição, clique no botão Inscreva-se, preencha todas as informações solicitadas e faça upload do seu CV. O currículo será analisado por nossa equipe e em seguida, entraremos em contato com as instruções para marcar a entrevista (quando necessário), e efetivar a matrícula. O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.

Pagamento em até 48x

Confira as opções parcelamento estendido via via Sicred ou Intersector. Preencha o formulário “entre em contato para mais informações”.

*O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum.


Informe os dados abaixo para baixar o arquivo

Baixe o programa do curso

COORDENAÇÃO

MARIA HELENA PEREIRA DA SILVA

é arquiteta, especialista em Ensino da Arte pelo Instituto de Artes da UERJ e Escola de Artes Visuais do Parque Lage, designer na Azeviche Design, desenvolve projetos gráficos, editoriais e design visual em espaços culturais. Iniciou seus trabalhos na Galeria de Arte São Paulo, foi editora de arte da Revista Galeria e desenhou os catálogos da Casa da Fotografia Fuji, entre outros. É autora do design visual do Museu da Gastronomia Baiana – Senac Bahia. Embaixadora do Design e membro do Comitê do Design Latino, Universidade de Palermo, Buenos Aires. Foi professora de design gráfico editorial e tipografia na Universidade Salvador – Unifacs e de representação gráfica na Escola de Belas Artes – UFBA. Coordenou as oficinas de design do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Em 2005, criou o projeto educacional GiRO Design Social.

 

Próxima turma:

Início previsto: 14/09/2018
Dias: sextas e sábados quinzenais
Horário: sextas das 18h30 às 22h30 e sábados das 9h às 18h
Duração: 400 horas + 40 horas de módulo internacional (opcional)

Investimento: 14 x R$ 2.224,00

Confira as opções parcelamento estendido via via Sicred ou Intersector. Preencha o formulário “entre em contato para mais informações”.


CURSOS RELACIONADOS
31/08/2018
270 horas
PRESENCIAL
Design Gráfico
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.