IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
LIBERO

Design de Carnaval: Figurino

PRESENCIAL
32 horas
a definir
a definir
Inscreva-se
Quer mais informações?
Sexo




Por quê?

O Carnaval é uma das principais receitas da economia criativa carioca, e apenas em 2017, atraiu R$ 3 bilhões em investimentos. Profissionais formados por essa indústria vão atuar em áreas como figurino e cenografia para cinema, teatro e televisão.

 

Para quem?

Amantes do carnaval, curiosos, estudantes e profissionais da área ou interessados em conhecer a dimensão projetual da maior festa do mundo.

 

Como é?

Em parceria com a Escola de Samba Mangueira, o curso oferece uma experiência imersão no processo de criação de figurinos de carnaval, através de uma abordagem projetual.

 



Design + Carnaval = IED Rio.

No curso Design de Carnaval, o aluno vai aprender essa equação na prática, por meio de uma experiência de imersão no processo criativo de figurinos da Estação Primeira de Mangueira.

A partir da ótica do design, o aluno vai entrar em contato com as práticas de artesania do carnaval, desenvolvendo e executando um projeto de figurino.

Contamos com um time de profissionais de parar a nossa avenida!

Na ala dos professores temos Ney Madeira, cenógrafo, figurinista, arquiteto e mestre em teatro. Leciona no Curso de Licenciatura em Teatro e no Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá.

Contamos também com Leandro Vieira que se tornou famoso por ter sido campeão no grupo Especial do Rio de Janeiro no seu ano de estreia como figurinista da Mangueira.

Na coordenação de tudo está Guido Conrado, dramaturgo e teórico teatral formado pela UNIRIO e mestre em Filosofia da Arte e Estética, pela PUC-Rio.

Sob o acompanhamento de profissionais da Mangueira, ele participará de um laboratório criativo, e aprenderá na prática todas as etapas de criação de um figurino de escola de samba.

Através de uma visita técnica à fábrica de carnaval da Mangueira, o curso oferece ao aluno um contato direto com a realidade de um mercado que movimenta recursos da ordem dos bilhões. Um grande projeto criativo, que confirma a vocação inovadora da cidade onde o samba nasceu.

Ao final do curso, o aluno terá uma fantasia própria, para levar para casa e brilhar no portfólio e na avenida.

‘Me leva que eu vou, sonho meu, atrás da verde rosa só não vai quem já morreu…’ (Samba Enredo da Mangueira para o Carnaval de 94).

Inscrições e matrícula

Para iniciar o processo de inscrição, clique no botão Inscreva-se e preencha as informações solicitadas. Em seguida, entraremos em contato com as instruções para marcar a entrevista (quando necessário), e efetivar a matrícula. O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.


Informe os dados abaixo para baixar o arquivo

Baixe o programa do curso

COORDENAÇÃO

GUIDO CONRADO

Guido Conrado é dramaturgo e teórico teatral formado pela Uni-Rio e mestre em Filosofia da Arte e Estética, pela PUC-Rio, possui grande experiência em gestão do ensino superior, formulação de currículos e gestão de projetos artísticos e educacionais. Coordenou o Curso de Artes Visuais, Figurino e Indumentária da Faculdade Senai-Cetiqt entre 2007 e 2014 e participou do Grupo de Estudos da Cadeia Produtiva do Figurino, na linha de pesquisa em Economia Criativa da Gerência de Inovação, Estudos e Pesquisa. Participa de congressos, palestras, workshops e seminários, sempre discutindo as relações entre arte, inovação, moda, cultura e economia criativa, vestuário e sociedade. Atualmente é um dos sócios da empresa In_Comum Coletivo, responsável por processos criativos e gestão de projeto.

Início previsto: a definir
Dias: a definir
Horário: a definir
Duração: 32h

Valores: a definir

*O curso poderá ser adiado ou cancelado caso não alcance a quantidade mínima de alunos.

PARCERIAS

CURSOS RELACIONADOS
a definir
400 horas
PRESENCIAL
Design do Entretenimento
28/08/2018
310 horas
PRESENCIAL
Design de Moda
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.