IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Smart Cities e o Novo Desenho Urbano

PRESENCIAL
24 horas
Reserve sua vaga
Sábados, das 09h às 13h
Sexo

RESERVE SUA VAGA! PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE NOVAS TURMAS:

Por quê?

Como serão as cidades do futuro em um cenário onde 70% da população mundial ocupa as zonas urbanas? Se essa previsão da ONU se concretizar até 2050, repensar a mobilidade e sustentabilidade nas cidades é o desafio atual para quem pretende entrar no mercado das Cidades Inteligentes. A sustentabilidade determinará o design urbano, suas ações, planos, projetos de cidades contemporâneas e respectivas infraestruturas, mas será que as novas tecnologias estão aliadas a esse processo de construção? Como os conceitos das Smart Cities podem auxiliar no planejamento e desenho de uma cidade mais criativa, inovadora, humana e sustentável?

Para quem?

Profissionais de design, interiores, arquitetura, urbanismo, engenharia e das mais variadas formações, que buscam fazer parte do planejamento e desenvolvimento urbano, com olhar voltado à sustentabilidade e humanização dos espaços coletivos, precisam estimular sua criatividade e inovação de forma disruptiva e sustentável sobre o novo desenho das cidades contemporâneas e futuras. O curso livre Smart Cities e o Novo Desenho Urbano do IED Rio apresenta os diferentes conceitos de Cidades Inteligentes, assim como as práticas necessárias para evolução dos espaços públicos.

Como é?

Os participantes recebem o desafio de planejar e propor ações, planos ou projetos para uma cidade mais inteligente e sustentável, utilizando ferramentas e tecnologias adequadas. Serão apresentados em aula visão e conceitos de planejamento urbano baseados em inovação, design, criatividade e liderança em nossas cidades contemporâneas, imersas em transformações e adaptações, para que ao final do curso os participantes possam escolher um objetivo de desenvolvimento sustentável e uma meta (estipulados pela Agenda 2030 da ONU) para produção de um design, projeto que contribua com a construção de uma cidade mais inteligente para todos.


CURSO

Parece coisa do futuro, mas falar em Cidades Inteligentes já é um desafio do presente: como transformar as cidades contemporâneas de modo que os espaços coletivos atendam a crescente população urbana e ofereçam soluções capazes de possibilitar um acesso rápido e fácil a diferentes serviços, como mobilidade, saúde e educação?

O curso Livre Smart Cities e o Novo Desenho Urbano apresenta os conceitos desse modelo de cidade, onde um conjunto de soluções para problemas urbanos é implementado com uso de tecnologias da informação e comunicação, a fim de oferecer serviços mais efetivos e com uma maior capacidade de atendimento.

A coordenadora e professora do curso, Rosana Motta Gomes, é arquiteta e urbanista da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro há 21 anos, pós-graduada em Administração Pública, com vasta experiência em planejamento urbano, desenhos urbanos, planejamento estratégico, macroplanejamento e estudos relacionados às Smart Cities


ENTREGA

O curso Livre Smart Cities e o Novo Desenho Urbano do IED Rio apresenta os diversos conceitos das Cidades Inteligentes ao redor do mundo e sua relevância para as próximas gerações, assim como as atuais, no desenvolvimento urbano responsável e sustentável. O novo desenho das cidades no contexto da pandemia e o desafio da Agenda 2030 da ONU, que resultou na criação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), serão alguns dos pontos de partida em nossa jornada. Para isso, apresentaremos detalhadamente a Agenda 2030, seus respectivos objetivos e suas 169 metas, com exemplos bem sucedidos no Brasil e no mundo.

Como é possível planejar uma cidade mais criativa e inovadora, mas que também seja mais humanizada e sustentável?

O curso propõe uma reflexão acerca da importância da gestão participativa para construção das Smart Cities, tendo o cidadão como elemento fundamental para mudança no trato comportamental e para desconstrução de antigos modelos. Ao final do curso, cada participante escolherá um objetivo e uma meta da Agenda 2030 para desenvolver um projeto de Cidade Inteligente que seja criativo, sustentável, eficiente e inovador.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: Sábados, das 09h às 13h
Duração: 24 horas

COORDENAÇÃO

ROSANA MOTTA GOMES

Arquiteta e Urbanista da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (concursada há mais de 21 anos). Encantada pelos desafios do Planejamento Estratégico e do Planejamento Urbano Sustentável das cidades e pela temática de Cidades Inteligentes e a Indústria 4.0. Rosana dedica-se atualmente ao Sistema Municipal de Informações Urbanas (SIURB) da cidade do Rio de Janeiro, destacando o seu papel inovador como ferramenta estratégica para o planejamento das cidades contemporâneas.

Principais áreas de atuação no âmbito da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro como servidora pública municipal (estatutária): Pós-Graduada em Administração Pública – CEPERJ; Arquiteta e Urbanista da Coordenadoria Técnica de Informações da cidade do Instituto Pereira Passos (SIURB/data.rio), lotada atualmente na gerência de Estudos Ambientais e Mudanças Climáticas; Realização de diversos artigos de autoria própria para publicação no data.rio, Revista Cidade INOVA e congressos nacionais e internacionais com as temáticas Smart Cities, Políticas Públicas, Gestão Pública e Planejamento Urbano Sustentável; Realização do capítulo 2 (Planejamento Urbano e Infraestrutura) do livro Smart Cities – Cidades Inteligentes nas Dimensões: Planejamento, Governança, Mobilidade, Educação e Saúde; Palestrante em workshops e seminários com temas relacionados ao Planejamento Urbano, Administração Pública, Sistema de Informações Urbanas e Smart Cities.

Atuações passadas no âmbito da Prefeitura da cidade do Rio: Titular das desapropriações no Plano de Mobilidade Urbana da cidade do Rio de Janeiro no âmbito da Secretaria Municipal de Urbanismo (desapropriações para a implantação da Transolímpica, Transoeste, Transcarioca e Transbrasil entre outras); Plano Diretor (monitoramento das políticas setoriais) – Coordenadoria de Macroplanejamento – SMU; Projetos Urbanos: Porto Maravilha, praças e parques, entre outros projetos – Centro de Arquitetura e Urbanismo – SMU; Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro; Pesquisa iconográfica/periódicos sobre a cidade do Rio de Janeiro; Estudos e pesquisas na Secretaria Municipal de Fazenda para implantação de equipamentos públicos na cidade do Rio; Assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Urbanismo.

Início das aulas: Reserve sua vaga
Horário: Sábados, das 09h às 13h
Duração: 24 horas

DISCIPLINAS
As Smart Cities: conceito e relevância3h
Planejando uma cidade mais criativa, inovadora, humana e sustentável3h
Plano de Desenvolvimento Sustentável – PDS3h
O novo desenho das cidades no contexto da pandemia e o desafio da Agenda 2030 da ONU3h
Detalhando a Agenda 2030 da ONU e suas 169 metas3h
Cidades e comunidades sustentáveis – ODS 113h
Design urbano e projetos no viés da sustentabilidade3h
Gestão participativa em cidades e sua contribuição para as Smart Cities3h
CURSOS RELACIONADOS
31/08/2022
SEMI-PRESENCIAL
Design Gráfico e Digital
Reserve sua vaga
SEMI-PRESENCIAL
Design Thinking: Mente, Método e Prática
EM BREVE
PRESENCIAL
Design integral de espaços e luz
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.