IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Drawing and Thinking

ONLINE
48 horas
EM BREVE
terças e quintas
das 19h às 22h
Tenho interesse
Sexo

Quer mais informações?

Por quê?

O curso explora diferentes formatos e aplicações do desenho e desenvolve a percepção visual e da criatividade através de seu estudo e prática, estimulando o pensamento teórico e reflexivo no campo das artes aplicadas com um olhar crítico e renovador sobre a geração da imagem e a própria produção artística.

Para quem?

Designers, arquitetos, estilistas, ilustradores, tatuadores e estudantes universitários de campos similares que tenham interesse em desenvolver competências que correlacionam percepção visual e aplicações da prática do desenho livre ou de observação com o objetivo de se (re)posicionar profissionalmente no campo da comunicação visual.

Como é?

O curso abrange a prática do desenho, sua aplicação, estilos e abstrações, desenvolvendo uma percepção visual concreta do mundo físico e apresentando o desenho como um meio de comunicação visual e expressão pessoal importante para a atividade profissional, fornecendo conhecimentos técnicos e teóricos para a produção de informação visual a partir da ilustração.


ETHOS CRIATIVO

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


Início das aulas: EM BREVE
Dias: terças e quintas
Horário: das 19h às 22h
Duração: 48 horas

COORDENAÇÃO

CARLOS MACHADO

Formado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes (UFRJ), Carlos Machado é professor de desenho com licenciatura em Artes pela Cândido Mendes. É ilustrador e membro da Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Foi coordenador de design de equipe multidisciplinar responsável pela apresentação do projeto da nova exposição do Museu Nacional, convênio estabelecido entre CNPq e UFRJ. Lá, também especializou-se em ilustração científica. Foi professor de desenho na Escola de Belas Artes; das disciplinas de Desenho, Ilustração Científica e Ilustração Editorial no curso de Artes Visuais da Faculdade Pestalozzi; das disciplinas de Desenho e Projeto de Identidade Visual no curso técnico de Comunicação Visual do Centro de Formação Profissional de Artes Gráficas SENAI, no Rio de Janeiro. É criador, juntamente com o Anima Mundi, e orientador do ateliê de desenho Anima Mundi.

Início das aulas: EM BREVE
Dias: terças e quintas
Horário: das 19h às 22h
Duração: 48 horas

DISCIPLINAS
Apresentação e conceitos gerais, cases, desenho como meio de comunicação
Identificar as modalidades cognitivas verbal, sequencial e simbólica; e sensorial, holística e concreta; realismo, síntese e simbolização, exercícios e prática de desenho
Postura e uso dos materiais básicos para a prática do desenho; desenho e aplicações profissionais, exercícios e prática de desenho
A linha clara, sua variação no contornar das formas e o valor do traço; as relações de proporção, a percepção da perspectiva
Produção de exercícios e esboços; forma, ideia e conteúdo, exercícios e prática de desenho
Conteúdos emocionais; a ilustração como meio de comunicação: mistério vs. clareza, exercícios e prática de desenho
A ilustração como ferramenta profissional; aspectos formais, simbólicos e artísticos, exercícios e prática de desenho
Estilos através de suas abordagens técnicas; análise técnica e estética das muitas aplicações da imagem ilustrada, exercícios e prática de desenho
Método de trabalho e processo criativo; referências e pesquisa iconográfica, exercícios e prática de desenho
A prática profissional, relações de trabalho e ética profissional; a ilustração profissional e o trabalho autoral; o profissional que, em sua atividade profissional, precisa ilustrar, exercícios e prática de desenho
Como propor um projeto — apresentação / ideia / desenvolvimento / contrapartidas
Projeto — fase 1: concepção e pré-propostas
Projeto — fase 2: proposta e desenvolvimento do trabalho
Projeto — fase 3: desenvolvimento do trabalho e produção
Projeto — fase 4: produção, refinamento e prototipação
Apresentação do projeto
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.