IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
Extensão

Design integral de espaços e luz

ONLINE
60 horas
EM BREVE
segundas e quartas
das 19h30 às 22h30
Tenho interesse
Sexo

Quer mais informações?

Por quê?

O mercado de design de espaços enxerga cada vez mais a importância da iluminação artificial e natural no desenvolvimento de projetos comprometidos com o bem-estar dos usuários, tanto por sua relevância energética quanto pelo bem-estar e pela saúde. No IED, o aluno amplia e aprofunda capacidades criativas a partir de uma abordagem conceitual focada em processos de pensamento e criação, que permitem o aprendizado do design de espaços enraizado nos aspectos humanos e sensoriais a partir da modelagem da luz.

Para quem?

Profissionais com experiência em design de espaços — arquitetos, designers, lighting designers, cenógrafos —, que buscam ampliar e aprofundar capacidades criativas e conhecimentos sobre luz natural e artificial no processo criativo, com potencial de tornar seus projetos mais plenos de significado e relevância para os tempos atuais.

Como é?

O curso é uma jornada pelo universo do design de espaços a partir da interação entre a luz e os materiais. Utilizando uma metodologia integral e conceitual de projeto, o aluno desenvolve a capacidade de pensar espaços multissensoriais, inovadores e surpreendentes a partir desta integração, tendo a luz como elemento estruturador de ritmo, sistema espacial e atmosfera a partir do estudo aprofundado e empírico de seu comportamento no espaço.


Ethos Criativo

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: EM BREVE
Dias: segundas e quartas
Horário: das 19h30 às 22h30
Duração: 60 horas

COORDENAÇÃO

DIANA JOELS
Diana Joels é arquiteta, urbanista e Architectural Lighting Designer MSc, com 20 anos de experiência profissional no design de iluminação arquitetônica no Brasil, na Suécia e Espanha, onde atuou no premiado escritório de projetos artec3 studio. Adquiriu experiência como educadora no Lighting Laboratory do Instituto Real de Tecnologia (KTH) em Estocolmo, onde foi professora e coordenadora de dissertações de mestrado. Ao retornar ao Brasil, passou a dividir sua atividade profissional entre projetos, consultorias e atividades educacionais no universo da iluminação dos espaços construídos, com ênfase em metodologia e design process com abordagem conceitual e integral. É membro profissional AsBAI e membro educador APDI.

PROFESSORES

JOSEP FERRANDO

-

Josep Ferrando é arquiteto catalão que combina o design e a construção com suas atividades acadêmicas. Ministra aulas em diferentes universidades desde 1998, tais como: Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB), La Salle Engineering y Architecture School, University of Illinois at Chicago (UIC), IED Barcelona y Escola de Disseny i Art de Barcelona (Eina). Foi professor convidado da Hochschule für Technik Zürich (HSZT), Escola da Cidade em São Paulo, Universidade Positivo (UNICENP) em Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad Torcuato di Tella de Buenos Aires (UTDT). Seu trabalho tem sido exibido em diversos países, como Estados Unidos, Suíça, Suécia, Noruega e Portugal.


ALEXANDRE SALLES

+

Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana formado pela FAU-USP. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo, possui vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Fundou, em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.


PEDRO VARELLA

+

Pedro Varella é arquiteto formado pela FAU/UFRJ (2011) com extensão acadêmica na escola de arquitetura Paris-Malaquais e mestrado na área de teoria do projeto no PRO-ARQ UFRJ (2016). Possui formação complementar pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV-RJ), onde estudou entre 2007 e 2010. É coautor do livro Rio Metropolitano: guia para uma arquitetura, publicado em 2013 com bolsa de pesquisa da FAPERJ. Em 2015, foi vencedor do prêmio de arquitetura do Instituto Tomie Othake Akzonobel com o projeto Cota 10. Atualmente, é professor de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e, desde 2015, leciona no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro.

Início das aulas: EM BREVE
Dias: segundas e quartas
Horário: das 19h30 às 22h30
Duração: 60 horas

DISCIPLINAS
Metodologia — Design integral e conceitual
Aproximação temática — experiências multissensoriais
Teoria e cases — espaço, luz e matéria
Projeto — espaço multissensorial
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.