IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Studio Olho | Escritório de Design de ex-alunos

16 de julho de 2020

Não é a primeira vez que compartilhamos histórias de parcerias que surgiram nos corredores do IED. Os cursos são celeiros de novas ideias e projetos que muitas vezes ganham a cidade, tornando-se empreitadas e negócios reais. Formamos os nossos para encarar de frente os desafios do mercado. Conheça Júlio Honaiser e Bianca Sieberer, mais uma dupla dinâmica que se formou durante o curso Saperfare em Design de Interiores.

 

• Quando você escolheu o curso de interiores do IED, quais eram os planos?

Na verdade, venho de um universo um pouco distante do design. Sou jornalista formado pela PUC-Rio que trabalhou na área por cerca de dez anos. No entanto, nos últimos três, comecei a sentir vontade de apostar em algo que mexesse diretamente com a minha capacidade de criação. A verdade é que, dentro do jornalismo, sempre estive ligado ao que se convencionou chamar “Segundo Caderno”, os espaços nos veículos destinados às artes plásticas, cinema, teatro, dança, literatura, moda, design. Então, de alguma maneira, o meu interesse na área sempre foi latente. Foi quando decidi, ainda trabalhando em uma redação de jornal, apostar no curso do IED. Seria uma forma de testar o meu interesse pelo universo e um facilitador pelo tempo de duração e carga horária. É um modelo de curso que combina com quem está trabalhando paralelamente. Então o fiz. E foi exatamente o que eu precisava para afirmar que precisava encerrar um ciclo e começar outro.

• A sua sócia é uma ex-colega de classe? Como aconteceu esta parceria durante o curso?

Sim. Conheci a Bianca Sieberer porque fomos colegas de turma, a que se formou no fim de 2019. Logo de cara tivemos uma dupla afinidade: de personalidade e estética. Compartilhamos a mesma visão sobre o design e a arquitetura e isso foi fundamental. Logo começamos a fazer todos os trabalhos em grupo do curso juntos. Quando estávamos caminhando para o fim do período, numa conversa, decidimos unir forças. Foi o embrião do que se transformaria mais tarde no Studio Olho. Brinco que começamos em regime de “soft open”: pegando pequenos projetos e conhecendo ainda mais um ao outro. Isso foi essencial para tomarmos o segundo passo e criarmos de fato nosso escritório.

 

• O que o curso trouxe de mais importante para a realização do seu projeto?

Além de ter contribuído diretamente para a nossa ampliação do olhar em relação ao design, o curso Saperfare de Interiores nos colocou em contato com professores que atuam no mercado e que possuem a expertise de anos de prática; cada qual com suas características e visões sobre a área. O IED é um lugar que encoraja o aluno a desbravar o novo e se arriscar, dando para isso conhecimento teórico e técnico. Vejo como uma porta de entrada nesse universo.

• O que você espera do futuro nesta nova empreitada e projeto de vida? E como o IED te ajudou de alguma maneira a chegar lá?

Queremos nos inserir no mercado de interiores como um escritório autoral, mas com projetos comprometidos com os desejos dos clientes. Acreditamos que o design e a arquitetura só alcançam sua real finalidade quando estão a serviço de alguém que o/a desfruta. A ideia é que o Studio Olho se torne uma espécie de portal, para dentro do qual o cliente entrará à procura de si mesmo e de seus desejos em relação ao tipo de ambiente que deseja. Nosso compromisso é com o aconchego e com uma simplicidade, que refletem muito o que esperamos do segmento daqui pra frente. Acreditamos numa casa que conversa com seu morador, que o abraça e não o oprime.

O curso valoriza muito a liberdade criativa, o mergulho no processo de criação sem amarras ou barreiras. Como disse acima, ele ajuda a ampliar o olhar e serve como um excelente termômetro de quais são suas intenções dentro do  universo do design.


Roberta de Freitas
"As mãos no texto, o olho no design e o coração na trilha sonora." Formada em Jornalismo pela PUC-Rio, atuou no mercado da música e do audiovisual. Com extensão em Design Gráfico pelo IED Rio, assina agora os textos da sede carioca.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 36833786 ou +55 21 979170110

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.