IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

 Redesenhanho a cidade

14 de dezembro de 2017

A história da Praça Cidade de Milão começou em 1962, através de um acordo entre as prefeituras de São Paulo e Milão, em que as cidades declararam-se como “gêmeas”, surgindo a partir de então diversas ações para estreitar seus laços.

Localizada próximo ao Parque Ibirapuera, na zona sul paulistana, um dos elementos principais da praça é a fonte, constituída, ao centro, pelos brasões das cidades de Milão e São Paulo, nas laterais, por quatro estátuas: Noite, Aurora, Crepúsculo e Dia, réplicas de obras renascentistas de Michelangelo, que estão na Capela dos Médici, em Florença, Itália.

Abandonada desde a última revitalização, em 2004, a praça precisava novamente passar por uma requalificação e, por isso, a prefeitura da cidade junto ao embaixador italiano Antonio Bernardini, convidaram o IED São Paulo a liderar esse processo.

“O IED tem como missão o fomento da cultura do design no Brasil. Fazemos isso em diversos formatos, com faculdade, com cursos de graduação, pós-graduação e extensão, com centro de pesquisa e com apoio à empresas e entidades públicas”, conta o diretor geral do IED São Paulo, Victor Megido, revelando que o convite foi muito bem-vindo.

De acordo com o diretor, colocar o design como protagonista em um projeto como este ressalta sua importância, além de demonstrar como o design pode gerar inclusão social e ambiental. “Hoje a praça está esquecida e graças a um projeto de design, paisagismo, e iluminação, sua vida foi resgatada. Vamos levar a possibilidade das pessoas estarem lá, pensado com o olhar do design, pensando no usuário”, enfatiza Megido.

O projeto engloba áreas de intervenção de restauro, paisagismo, iluminação e design de interação. Para isso, foi formado um colegiado de profissionais que pudessem olhar através do design a revitalização dos espaços, contando com o arquiteto e paisagista Ricardo Rossin, a arquiteta lighting designer Luciana Guerra, o UX designer Leandro Velloso – os três também atuam como professores da pós-graduação do IED São Paulo – e o restaurador especializado em patrimônio, Olympio Augusto Ribeiro.

“Buscamos entender quais eram as deficiências que a praça tinha para podermos contribuir de maneira mais especifica, mais harmoniosa. Nesse caso, havia uma fonte, que foi requalifica há tempos atrás, mas passou por uma série de vandalismos. Poder devolver e provocar afetividade da comunidade em volta é um sucesso”, afirma o arquiteto e coordenador da pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo, Alexandre Salles, que está à frente do projeto.

Para Salles, essa entrega é uma oportunidade do IED São Paulo ser um propositor e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de ser um agente efetivo de mudança num espaço que é necessário para a cidade. “Fundamentamos a interação com a cidade mesmo, como um propositor, um agente, um apoio. Não só em espaços como esse, queremos uma interação maior, para mostrar como nosso DNA é contributivo para a requalificação espacial e transformação de vida”, ele conclui.

A reinauguração oficial da requalificação da praça Cidade de Milão foi no domingo, 17 de dezembro, com apresentação de coral, músicas italianas, além da presença do prefeito da cidade e do embaixador da Itália.

Como parte do projeto “Monumentando e Restaurando a Cidade”, a faculdade integra a parceria Italia per San Paolo, em articulação com a Prefeitura de São Paulo, o Consulado Geral da Itália em São Paulo e a ITA – Italian Trade Agency, com patrocínios da Pirelli e da TIM.

 

 


Gabriela Nunes
Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Já atuou em assessoria de imprensa e redação de portais e revistas segmentadas. Possui experiência com produção de notícias sobre arquitetura, design e construção sustentável. Atualmente, se dedica à redação de conteúdos no IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.