IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Mostra Doc: 100 ANOS BAUHAUS

11 de setembro de 2019

O IED Rio e o Goethe-Institut, convidam você para a Mostra Doc | 100 Anos Bauhaus, duas noites com exibição de filmes e bate-papo.

Com curadoria do Goethe-Institut, nos dias 17 e 18 de setembro a biblioteca do IED vai virar cine clube. 

Os filmes serão comentados pelo professor Claudio Lamas e a entrada é gratuita. 

 

Confira nossa programação:

Terça-feira 17 Setembro às 19h:

Exibição do documentário: Construindo o Futuro – 100 anos de Bauhaus (Von Bauen der Zukunft – 100 Jahre Bauhaus)

Data de lançamento: 2018, Alemanha

Direção: Niels Bolbrinker, Thomas Tielsch

Legendado em Português

Inscreva-se para o dia 17!

 

Sobre a obra: Há 100 anos, uma utopia artística radical nasceu em uma pequena cidade alemã. A Bauhaus foi uma das contribuições mais significativas para a cultura no século 20 e muitos ainda se inspiram nela, dos designers da Apple à vanguarda da arquitetura.

Assista ao trailer!

 

Quarta-feira 18 Setembro às 19h:

Exibição do documentário: Bauhaus: Modelo e Mito (Bauhaus – Model and Myth)

Diretor: Niels Bolbrinker, Kerstin Stutterheim

Data Lançamento: 2009, Alemanha

Legendado em Inglês

Inscreva-se para o dia 18!

Sobre a obra: Fundada em Weimar em 1919, a escola Bauhaus, que procurava conciliar artes e ofícios e criar uma nova estética que servisse à indústria, era inegavelmente a escola de arte, design e arquitetura mais importante do século XX. Considerada hoje como referência, a Bauhaus é mais do que apenas edifícios cúbicos e cadeiras de tubo de aço. O corpo docente incluía artistas importantes, como Wassily Kandinsky, Lyonel Feininger, Paul Klee e Oskar Schlemmer, e arquitetos como Walter Gropius e Mies van der Rohe. O filme analisa as origens pós-Primeira Guerra Mundial da Bauhaus e sua influência revolucionária. Ele revela a verdadeira história por trás de seu fechamento e o conluio político entre alguns de seus membros na Alemanha nazista, com base em relatos de ex-alunos e trechos de arquivo que revelam as visões de alguns dos ex-professores da escola.

Assista ao trailer!

Sobre o professor Claudio Lamas:

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (1982), especialização em Ergonomia pela Fundação Getúlio Vargas (1989), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2012). Até 2018 foi Professor assistente 1 do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto. Atua principalmente nos seguintes temas: história do design, história do design no Brasil e história do design aeronáutico, tendo publicado o livro Luftwaffe Confidential – Fundamentals of modern aeronautical design, publicado pela editora alemã EQIP, em 2012. Atualmente participa dos seguintes cursos do IED: Design de entretenimento, Design de produto e Design de mobiliário.


Roberta de Freitas
"As mãos no texto, o olho no design e o coração na trilha sonora." Formada em Jornalismo pela PUC-Rio, atuou no mercado da música e do audiovisual. Com extensão em Design Gráfico pelo IED Rio, assina agora os textos da sede carioca.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.