IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Levi’s Geração 501

14 de setembro de 2018

Movimento criado pela Levi’sGeração 501 ocupa Casa de Cultura Laura Alvim, durante três dias, com shows, bate-papos e moda

Criado em 2018 para fortalecer ainda mais os valores e causas da Levi’s e propor uma reflexão na forma de agir e pensar, o Geração 501 volta ao Rio de Janeiro e ocupa a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, de 14 a 16 de setembro. O movimento, que vai além da moda, apresenta uma programação diária gratuita, que reúne shows, bate-papos e oficina de customização. De sexta-feira a domingo, todas as atrações vão ao encontro de questões que guiam o Geração 501. Entre elas diversidade, igualdade de gêneros, direitos de minorias, inclusão, liberdade de expressão e sustentabilidade.
Queremos fazer desse espaço múltiplo um palco de debates e de reflexão, para dar voz a uma geração que deseja respeito, representatividade e mudanças. Tudo isso por intermédio da interação entre artistas, criadores, pensadores e público”, diz Marina Kadooka, gerente de marketing da Levi’s, no Brasil.

Bate-Papos IED #Geração 501

Parceiro da Levi’s, o IED-Rio – Istituto Europeo Di Design –, que abrigou o Geração 501, em maio, quando se comemorou os 145 anos do primeiro jeans da história, em todo o mundo, participa do movimento, mais uma vez. Agora, por meio dos bate-papos IED #Geração 501, com curadoria de Melina Dalboni, coordenadora do Master Profissional em Marketing de Moda, do IED-Rio.
Na sexta-feira, dia 14, às 19h, Luana Génot, que também foi aluna no curso Marketing de Moda, e atualmente é professora no IED Rio, fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e uma das principais referências em igualdade racial, mediará uma conversa sobre o tema. Ela dividirá a mesa com Luana Cooper, fundadora do portal de beleza negra Tombay, e com Helena Gusmão, sócia da agência de modelos Jacaré Moda.
Já no sábado, a jornalista Márcia Disitzer, professora no IED, estará à frente de uma conversa sobre o estilo e a atuação de influenciadores da periferia do Rio, tema de seu mais recente livro, Potência Popular Carioca (editora Casa da Palavra). Ela conversará com a editora do site Zona Norte, Carol Rabello, e com Rafa Joaquim, criadora e diretora criativo do Coolhunter, laboratório de inovação estética baseado nas manifestações culturais das periferias.
Shows, Festas e Customização
O Geração 501 vai receber ainda a Tailor Shop, estação de customização, onde as pessoas poderão reinventar suas peças e dar “uma nova vida” a elas. O espaço abrigará uma oficina de upcycling em parceria com a Ahlma. A etiqueta de moda colaborativa modificará peças Levi’s, trazidas pelo público. Os jeans serão personalizados pela marca de up cycling Mig Jeans e a artista Joana Uchôa atuará como facilitadora do workshop de customização.
Indo cada vez mais ao encontro da combinação entre jeans e música, a Levi’s abre espaço, na programação diária de apresentações, para destaques da nova cena musical. Entre eles o núcleo criativo Suricato, de folk rock, do músico Rodrigo Suricato, e o grupo 2 Reis, encabeçado por Theo e Seba. Filhos do músico Nando Reis, eles tocam composições próprias, além de clássicos do rock brasileiro.
Outra atração é o duo Qinho canta Marina, liderado pelo vocalista, compositor e guitarrista Marcus Coutinho, que apresenta hits da cantora, com uma roupagem contemporânea. As meninas cariocas do Abronca, por sua vez, reforçam o movimento feminino do rap, no Brasil, enquanto o trio Flerte mostra canções autorais, além de clássicos internacionais e da MPB repaginados. Já o projeto Paulo Dalagnoli recebe Amigos mostra a vertente musical do ator.
Depois dos shows, o primeiro andar da Casa Laura Alvim se transformará em uma grande pista de dança e dará lugar às festas Heavy Baile, na sexta, e Disritmia, no sábado. Para fechar a programação, no domingo, o cortejo Technobrass vai colocar o público para se mexer, com sua mistura, cheia de suingue, de fanfarras cariocas com a pulsação da música eletrônica.
Levi’s Geração 501 RJ
Data: de 14 a 16 de setembro de 2018
Local: Casa de Cultura Laura Alvim
Avenida Vieira Souto 176, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
Tel.: 21 2332-2016
Horário de Funcionamento: sexta-feira, das 18h à 1h, sábado, das 14h à 1h, e domingo, das 14h às 19h
Evento aberto ao público, mediante à lotação da casa
 
Programação
Sexta-Feira, 14 de setembro:
18h às 22h- Tailor Shop Levi’s x Ahlma
19h às 20h- Painel IED #Geração 501, com Luana Génot, Luana Cooper e Helena Gusmão
20h20 às 21h- Show de Abronca
21h20 às 22h20 Show de Qinho canta Marina
22h à 1h- Festa Heavy Baile
Sábado, 15 de setembro:
14h às 22h- Tailor Shop Levi’s x Ahlma
16h às 17h- Painel IED #Geração 501, com Márcia Disitzer, Carol Rabello e Rafa Joaquim
17h30 às 18h30- Show de Flerte
19h30 às 20h30- Show de 2 Reis
21h às 22h- Show de Suricato
22h à 1h- Festa Disritmia
Domingo, 16 de setembro:
14h às 19h- Tailor Shop Levi’s x Ahlma
16h ás 17h- Show acústico de Paulo Dalagnolli recebe Amigos
17h às 19h- Cortejo Technobrass (pátio)

Roberta de Freitas
"As mãos no texto, o olho no design e o coração na trilha sonora." Formada em Jornalismo pela PUC-Rio, atuou no mercado da música e do audiovisual. Com extensão em Design Gráfico pelo IED Rio, assina agora os textos da sede carioca.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.