IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Kleber Terradas e Tarcísio Nogueira: designers automotivos do IED São Paulo vão à China

20 de março de 2019

Com trajetórias similares encorajadas por infâncias criativas, livres e criadoras, foi natural que Kleber Terradas e Tarcísio Nogueira levassem adiante a vontade de produzir coisas e construir novas possibilidades na graduação em Design de Produto, ponto de encontro e partida para o Design Automotivo.

Fascinado pela transformação e materialização de palavras em formas, no penúltimo ano de faculdade, Kleber foi introduzido a dois ex-alunos designers automotivos do IED São Paulo – Pedro Guarinon, da Ford Austrália, e Fernando Morita, designer sênior da Ford Bahia e coordenador do curso de One Year em Automotive Design –, que o motivaram a fazer seu primeiro curso na área, aprendendo sobre o processo de conceituação e harmonização de um carro e reconhecendo o alto nível de exigência e excelência necessários para disputar as pouquíssimas vagas do setor.

Mesmo sem expectativa de trabalhar no ramo, manteve-se próximo dele e bastou uma palestra com Adriano Pellegrini no IED São Paulo, muito esforço e dedicação para que mergulhasse nesse universo pelo antigo curso de pós-graduação em Transportation Design, atual One Year em Automotive Design.

Tarcísio, por sua vez, vendo a paixão por carros aflorar-se ao longo da graduação na Universidade de Franca, onde conseguiu dar início – e introduzir ao calendário da cidade – à corrida de soap box, foi apresentado ao IED por seu orientador, que acreditava no Instituto como a melhor porta para o meio profissional no segmento automotivo e, com isso em mente, mudou-se para São Paulo três anos depois de formado e iniciou a mesma pós-graduação que Kleber Terradas.

“Foram dois anos de estudos intensos”, afirma Tarcísio, que viajou e apresentou seu trabalho de conclusão de curso nos estúdios da Jaguar após uma parceria inédita entre IED e a montadora inglesa.

Além das “broncas” e ensinamentos de designers como Arthur Martins (VW, GM, PSA, Faraday Future e Evelozcity), Daniel Nozaki, (VW, Ford, GM, PSA Group), Fernando Morita, e Guilherme Vittori (Amoritz GT), Kleber relembra a parceria entre IED e Mercedes Benz que concedeu a ele, autor do melhor projeto, a oportunidade de trabalhar por seis meses no estúdio da empresa, onde conheceu o designer e ídolo Maurício Cavalheiro e trabalhou em uma série de projetos, alguns dos quais já lançados no mercado.

Em entretempos de trabalho, após serem convidados por Morita a fazer parte de uma parceria com a Fiat em 2016 para desenvolver o carro perfeito para São Paulo de 2026, Tarcísio e Kleber voltaram ao IED no Lab automotivo, onde foram surpreendidos com uma nova oportunidade: trabalhar em Xangai, na China.

“É engraçado pensar como fez bem ter passado pelo IED. Abriu uma porta para o outro lado do mundo”.

Com 400 profissionais entre designers e engenheiros, os designers automotivos do IED São Paulo hoje prestam serviços para diversas montadoras no estúdio independente Yanfeng:

“É legal chegar aqui e ver que diversos designers brasileiros são referência para eles, assim como o próprio Fernando Morita, Arthur Martins, Pedro Guarinon e Milton Tanabe”, conta Tarcísio, “já colocamos a mão na massa em diversos projetos, como pick-ups, SUV, Hatch, Keycars, caminhões leves e pesados, entre outros, e não pretendemos parar por aqui”.

“Os meses aqui são incríveis, ótimos projetos, ótimas oportunidades, portas que se abrem, (…) um boom de oportunidades automotivas”, Kleber escreve na madrugada do outro lado do mundo. “Com o uso de bastante mão de obra intelectual estrangeira, todos os estúdios de todas as montadoras estão aqui. Como será o futuro dos transportes? É a pergunta que os chineses querem responder”.

Conheça mais o trabalho de Kleber e Tarcísio!


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.