IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Italian Design Day celebra a força do design italiano em debate sobre cidade aumentada

21 de março de 2019

Precursor do que intitulou “cidade aumentada” e “humanidade aumentada” aplicando tecnologia ao contexto urbano, Maurizio Carta é o convidado internacional a vir ao IED em São Paulo em comemoração ao dia do design italiano


Como parte da programação do Italian Design Day, evento instituído pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália para celebrar a força do design italiano em diversas cidades ao redor do mundo, no dia 29 de março, das 17h às 19h, o Istituto Europeo di Design – IED em São Paulo recebe o convidado internacional e referência mundial em cidades inteligentes Maurizio Carta, autor de Augmented City, Dynamics of Periphery, The Fluid City Paradigm e mais de 300 publicações.

Denominado embaixador da edição de 2019, Maurizio discute o tema “Cidade aumentada – design e criatividade como elementos transformadores dos territórios urbanos” ao lado do arquiteto e urbanista Pedro Évora e Andrea Matarazzo em debate mediado por Alexandre Salles.

Retratando as cidades como organismos vibrantes de lugares e comunidades, dados e informações, ações e reações, geradas pelos usuários e pelo ambiente, Maurizio levanta questionamentos sobre nossa capacidade de construir ambientes urbanos mais eficientes, perceber necessidades, e agir cotidianamente para todos os moradores em um metabolismo circular.

No formato mesa redonda e com intérpretes simultâneos, o autor do paradigma da Augmented City – uma cidade que capta as demandas de uma sociedade cada vez mais reticular e interligada com base no conhecimento e na criatividade –, propõe que a cidade aumentada não pertença a um futuro longínquo, mas a um presente já em transformação.

Organizado em parceria com o Consulado Geral da Itália em São Paulo, Istituto Italiano di Cultura, Italian Design Day e Vivere all’Italiana, o debate conta com a presença do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, diretor do Istituto Italiano di Cultura, Michele Gialdroni, e diretor geral do IED no Brasil, Fábio Palma.


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.