IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

#IEDTalks: Conceitos de Visual Merchandising

27 de setembro de 2017

Cintia Matuzawa, Coordenadora e professora do curso de Retail Design & Visual Merchandising no IED, fue convidada para dar um #IEDTalks no Shopping Iguatemi, para compartilhar seus conhecimentos e experiência com o Visual Merchandising.

 

 

Com um approach claro e direto ao ponto, e exemplos rebuscados, a designer e arquiteta apresentou conceitos imprescindíveis para o planejamento e a apresentação de uma loja de sucesso, o chamado visual merchandising, que tem grande influência nas empresas do setor de moda.

 

 

Alguns dos conceitos discutidos foram o Storytelling, as escalas e os tipos de exposição (confiram imagens abaixo).

 

 

Exemplos inspiradores de grafismos, geometrías e estampas foram um complemento que apresentou os resultados de vitrines de grandes marcas – a teoria bem executada na prática.

 

 

“O visual merchandiser vai estabelecer locais específicos para a exposição de produtos. Irá providenciar mudanças periódicas para que o produto seja percebido de outras formas e sob novos ângulos. Sua responsabilidade é levar intenções de novidades e hierarquia de importância entre os produtos oferecidos.”

– Cintia Matuzawa

 

 

Cintia Matuzawa

Arquiteta formada pela UEL, mestranda em Comunicação e Semiótica Puc SP c/ MBA em Trade Marketing. Trabalha desde de 2001 na área de retail design e visual merchandising. Coordenadora e professora do curso de Retail Design & Visual Merchandising no IED – Istituto Europeo di Design; VP de premiação da Popai.Shop Brasil; Palestras e workshops na Couromoda, Abicalçados, Francal, Abrin, Sebrae e Senac; Coordena departamento de VM para Fashion Shop e participa em projetos especiais de VM na Burberry; Vencedora do prêmio Lojas Pequenos formatos – Loja Zonna do Aroma pela RDI – Retail Design Institute em 2016; Trabalhou na Le Lis Blanc – Restoque, Fukuoka Arquitetura, Zonna do Aroma, Grupo Avenida, Natura, Thelure e Ethnix.


Irina Gatsalova

Irina Gatsalova estudou arquitetura de interiores na Universidad San Francisco de Quito, moda na Faap e Hotelaria na Anhembi Morumbi. Seu histórico profissional inclui tradução e redação na Sputnik Brasil, parte da agência de notícias Russia Today em Moscou, Rússia, e organização de vernissages em galerias de arte. Com vivência internacional em Moscou, Quito, Madrid e Roma, possui experiência nas áreas de vendas ligadas à arte e design, relações públicas, tradução, e social media marketing. Atualmente, se dedica à content hunting no IED São Paulo e é artista visual no www.irinagatsalova.com.


IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID