IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Alunos da graduação em Design de Moda expõem trabalhos no Espaço Caixa Branca

30 de julho de 2019


Em junho, alunos do 4º semestre da graduação em Design de Moda do IED São Paulo apresentaram seus trabalhos finais de semestre no Espaço Caixa Branca, no Bom Retiro, onde, além de exporem suas criações, viveram na pele a experiência do futuro profissional que os aguardam.


Como parte do projeto interdisciplinar do semestre, orientado pela professora Mariana Gouveia, Bianca Zagolin, Camila Romiti, Clara Whitaker, Leo Borges, Priscilla Moura e Stella Salatine, da graduação em Design de Moda, produziram coleções sobre o tema “Moda e Cidade” para o público infantil ou com mais de 60 anos, considerando as particularidades desses dois alvos e desenvolvendo, a partir do macro, as peculiaridades de cada coleção.

O projeto tem como iniciativa integrar as cadeias da moda e melhorar o processo de aprendizagem do aluno com um entendimento amplo e sistêmico do mercado, conectando conhecimentos, disciplinas e práticas, desde o pensamento da coleção até sua inserção no espaço e na composição da loja, da ilustração à escolha de tecido e aviamentos, e, dessa vez, com o bônus de levar os trabalhos para além das portas do IED.

O Espaço Caixa Branca

Idealizado pela Kite Tecidos e Tendências, “a Caixa Branca é um espaço voltado à inovação, à criatividade e à modernidade, acolhendo variados perfis de eventos relacionados à moda, arte, comunicação e derivados a fim de possibilitar novas experiências inspiradoras e de aperfeiçoamento”, conta o coordenador de marketing da Kite Gabriel Sanchez, que se diz orgulhoso e inspirado pelos alunos do IED. “Termos jovens designers em nosso espaço simboliza a efervescência de novas iniciativas criativas, tão necessárias para a renovação do mercado”.

Com a apresentação dos projetos fora de casa, os alunos também tiveram contato com o processo de negociação do ambiente, gerenciando espaço, regras, evento, horário, logística e convidados em uma abordagem “além da sala de aula, que promove autonomia e um aprendizado para a vida”, ressalta a coordenadora acadêmica da graduação Kátia Lamarca.

A entrega final do trabalho contou com a confecção de quatro looks completos e montagem do showroom, resultados do desenvolvimento individual de cada criação, com “pesquisa imagética, painel semântico, cartela de cores e de tecidos, maquetes têxteis, croquis etc.”, conta a orientadora do projeto. “Estar em um ambiente como o Espaço Caixa Branca foi de extrema importância para o resultado final. Sem dúvida, é muito importante na formação a experiência de criar um ambiente de showroom para apresentar seu produto, como fazemos no mercado”, completa.

Para fechar a experiência, profissionais internos e externos avaliaram as criações segundo critérios de maturidade de aprendizado e qualidade, chamando a atenção para as pesquisas e o aprofundamento dos temas escolhidos, “identificados nos looks – dos croquis aos textos –, na coerência e no alinhamento não apenas das questões técnicas apreendidas na disciplina de Projeto de Coleção, mas dos conteúdos trazidos pelas disciplinas de Marketing, Moda Contemporânea, Visual Merchandising e Design Universal”, comenta Maya Guizzo, avaliadora ao lado de Alexandre Salles e Carolina Glidden Gannon.

Parafraseando a pesquisadora Olga Pombo, para a professora de Moda Contemporânea no IED e integrante do projeto Débora Carammaschi, a interdisciplinaridade volta “como necessidade de uma reconciliação epistemológica do processo de fragmentação dos conhecimentos ocorrido com a revolução industrial” e, além de ter sido fundamental no processo de criação, “gerou trabalhos relevantes que refletiram de maneira criativa sobre nossa cidade e sociedade”, conclui Maya.

Para o coordenador de marketing da Kite, que tem a inovação como um dos pilares principais da empresa, estar atento às dinâmicas de transformações socioculturais e de comportamento do mercado é essencial, e ter uma relação próxima e integrada com instituições de ensino e com o frescor e a energia dos alunos torna essa simbiose perfeita.

(Fotos: Gil Tokio. Clique aqui para ver o álbum completo)


Espaço Caixa Branca
Rua Silva Pinto, 254, 6º andar, Bom Retiro, São Paulo

Professores
Cintia Lie | Débora Carammaschi | Gil Tokio | Gustavo Cavalheiro | Ivani Rozante | Mariana Gouveia | Rodrigo Vilalba

Coordenadores – Graduação em Design de Moda
Kátia Lamarca | Dudu Bertholini

Professores/avaliadores convidados
Alexandre Salles | Maya Guizzo | Carolina Glidden Gannon


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.