IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

2ª EDIÇÃO TAB: DESIGN E INOVAÇÃO

30 de outubro de 2017

A segunda edição da TAB – Design em Movimento, realizada no último sábado (28) incentivou os alunos a colocar os conhecimentos em prática e promoveu trocas e experiências aos participantes

Reunindo o melhor do universo criativo e inovador, pela segunda vez (confira como foi a primeira aqui) o encontro contou com a exposição de alunos e ex-alunos do IED São Paulo, que hoje participam também da feira de design Samambaia com suas marcas, entre elas: Xirê Ateliê, Fernando Cuccolo e Morttale.

Marcando presença novamente, o espaço com curadoria de Ideias Diferentes apresentou seus produtos e exibiu tutoriais de produtos criativos. Além da Central Livros, que trouxe publicações sobre arquitetura, design, arte, fotografia e moda com 50% de desconto, também houve uma intervenção ao vivo dos alunos de Automotive Design, nomeada SpeedSkecth, realizada ao longo do evento.

Como novidade da edição, a ex-aluna de Design de Moda, Fernanda Weber, expôs as coleções da marca Zaya Atelier, criada por ela há um ano e focada em peças básicas e atemporais. “O legal dessa feira é mostrar pessoas que estão começando, não só designers já reconhecidos. Isso dá um gás para quem está começando e permite o contato de conversar com quem está sentado ao lado, saber como as pessoas chegaram aqui”, comenta a designer.

Para Flávia Marieta Rigoni, da marca de joias Marieta Rigoni, iniciativas como a TAB são importantes para colocar os conhecimentos em prática. “O designer, para fazer o que acredita, tem que abrir a própria marca. E é importante mostrar essa possibilidade para os alunos, incentivá-los, poder fazer suas próprias peças, vender, etc”, explica a designer e pesquisadora de joias de Belo Horizonte.

Flávia fala ainda sobre a importância em fazer trocas. “Participar de feiras é onde você faz contatos. Para quem está começando, tem que mostrar o seu produto, ter o feedback do consumidor, é um passo de formiga, tem que ir indo aos poucos mesmo”, ela acredita.

“O interessante de vir para essa feira é porque já é um público que conhece e aprecia o design, sabe o valor do trabalho da pessoa”, ressalta Helena Maia, que se formou em moda em Florianópolis. A profissional conta com a marca homônima de produtos para decoração e tecidos, em que produz as próprias estampas, aliando seu gosto por design gráfico ao processo de estamparia.

Abordando conceitos de sustentabilidade aplicados à produção e aos produtos, a designer Dani Loren, criadora da marca dGreenSP, focada em Sustainable Design Thinking, participou do evento com suas peças de mobiliário. Segundo ela, a importância da TAB se reflete na reunião de projetos novos com quem já está no mercado. “O mais importante é fazer a troca de experiências de quem já está atuando e já bateu a cabeça vários anos, isso pode acelerar o processo dos outros através do conhecimento adquirido”, afirma Dani.

A feira contou ainda com a participação dos expositores Felipe Luna, Henrique Stabile, Bravio Studios e a Stopa Lab, empresa de mobiliário que agora também promove cursos de marcenaria. Agregando ainda mais criatividade ao evento, a marca Lufuchs organizou uma oficina de customização de dockside, em que os participantes puderam pintar, personalizar e levar para casa os modelos.


Gabriela Nunes

Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Já atuou em assessoria de imprensa e redação de portais e revistas segmentadas. Possui experiência com produção de notícias sobre arquitetura, design e construção sustentável. Atualmente, se dedica à redação de conteúdos no IED São Paulo.


IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID