IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Livro ilustrado na graduação do IED integra programa de educação básica do Governo

24 de outubro de 2018

Lucas Gini é figura recorrente quando pensamos em casos de sucesso que surgiram por aqui e, hoje, dois anos após sua graduação em Design Gráfico e Digital, ele volta à pauta na Revista IED com mais uma conquista pelo livro Vicente sem dente.

 

Com a proposta de ilustrar um livro infantil para disciplina do curso em Design Gráfico e Digital, Lucas Gini convidou seu amigo Pedro Kastelic a criar uma história inédita para o trabalho, como já contamos aqui.

Passada a entrega, e então de férias da faculdade e da agência onde trabalhava, o designer revisitou o projeto e decidiu levá-lo adiante, fazendo alguns ajustes e redesenhando as ilustrações originais. Com a história e arte prontas, Lucas e Pedro logo viram Vicente sem dente integrar à lista de obras da editora Bamboozinho, fato que os levou a um passo mais próximo da finalidade dessa matéria:

Nesse mês, o livro foi selecionado para compor o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Governo Federal, cujo objetivo é disponibilizar gratuitamente materiais didáticos, pedagógicos e literários a escolas públicas de educação básica e instituições de ensino infantil!

 

“Não sei muito bem o que declarar”, conta Lucas, “pra ser sincero, só estou muito feliz de fazer parte disso e de conseguir dar uma micro contribuição para a educação e causas mais nobres fazendo o trabalho que amo de design e ilustração”.

Escrita em rimas terminadas em -ENTE, a obra auxilia na alfabetização e estimula a reflexão sobre a construção das palavras, e inclui glossário para, de forma simples, apresentar o significado de vocábulos mais complexos ao leitor em formação. O livro conta ainda com aplicativo de jogos gratuito que promove uma aprendizagem didática e interativa.

Sob a mesma estética e sintaxe, a dupla acaba de lançar Princesa Tereza, que narra a história de uma menina pouco convencional em se tratando de uma princesa no imaginário ainda vigente, e leva temas atuais de forma leve e educativa ao universo infantil.

 

Além das obras literárias, Lucas atua como freelancer em projetos de design gráfico, tipografia e ilustração.

Conheça mais sobre ele aqui!


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.