IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Especialista do IED SP responde: Visual Merchandising

25 de Fevereiro de 2016

Quem possui experiência com o setor varejista sabe que nem sempre é fácil conquistar a atenção e, mais importante, a confiança do cliente. A qualidade do produto ou serviço é fundamental, mas às vezes não é suficiente para interferir na decisão de compra. Por isso, a aplicação de técnicas de Visual Merchandising (VM) é tão importante.

Para entender melhor essa questão, fizemos 3 perguntas para a arquiteta e professora do IED São Paulo, Cintia Lie, cujas respostas você pode ler abaixo:

Cintia_Lie_140x160IED São Paulo: Como o Visual Merchandising pode trazer benefícios para uma marca/empresa varejista?

?Cintia Lie: O VM (Visual Merchandising) tem o papel de contribuir como ferramenta estratégica porque materializa a essência da marca? ?dentro do espaço. Ele organiza o espaço pela distribuição dos produtos e a forma como os expõe, facilitando a leitura visual ao consumidor e despertando sensações favoráveis à marca. Também cria estímulos sensoriais ativando a curiosidade, o envolvimento com o produto, a marca, o espaço e o cliente.

IED São Paulo: O que acontece quando empresas/ marcas varejistas não adotam técnicas de VM? 

?Cintia Lie: A falta de entendimento sobre como, onde e quando aplicar as ferramentas de VM? afetam diretamente a imagem da marca. São impactos que podem afetar profundamente o futuro do negócio, uma vez que interfere na exposição dos produtos, no resultado das vendas e no envolvimento (ou falta de envolvimento) do cliente.

IED São Paulo: O que há de novidade ou de diferencial no curso de VM do IED São Paulo?

?Cintia Lie: O curso que o IED oferece procura abranger todas as etapas e facetas que o VM possui. Ele não se restringe apenas à criação de uma vitrine ou ?orientar sobre as tendências de moda, mas oferece ao aluno um processo completo do que é esta profissão e seus desdobramentos. Desde o desenvolvimento de uma loja, a exposição valorizada dos seus produtos, passando pela ambientação temática coerente com a marca, até a oportunidades de estreitar a comunicação com os clientes diretos e indiretos.

***

Gostou da abordagem do IED São Paulo para o Visual Merchandising? O curso de extensão em VM está com matrículas abertas. Saiba todos os detalhes aqui!


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID