IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Design de Mobiliário ganha destaque com exposições dentro da programação #DWnoIED

1 de agosto de 2017

 

De 8 a 18 de agosto, o pátio do IED São Paulo, recebe três exposições simultâneas de mobiliário, criadas especialmente para o DW! São Paulo Design Weekend“Móvel Brasileiro Contemporâneo”, “Híbridos e Multifuncionais: Hackeando os Mestres” e “Protótipos da Casa”.

O design expositivo leva a assinatura do premiado Ricardo Pessuto, engenheiro agrônomo, paisagista e designer. O profissional foi um dos principais destaques da Casa Cor 2017, onde lançou seu primeiro móvel, o banco Catuaba, desenvolvido como parte de sua pesquisa como aluno do One Year em Design de Mobiliário do IED São Paulo.

“O apresentado pelo IED no DW! 2017 é integrar três exposições em um mesmo espaço, o pátio da faculdade, que está sendo reinaugurado. É uma área generosa, de mais de 500 m2, com pé direito alto. Decidi utilizar a neutralidade do concreto, em blocos de diferentes tamanhos, construindo uma espécie de pirâmide inca. O ferro e o paisagismo irão completar a composição, com uma sinalização que demarcará as propostas junto com a iluminação. Queremos valorizar o design de móveis brasileiro e mostrar suas várias possibilidades”, afirma Pessuto.

Para Victor Falasca Megido, diretor-geral do IED Brasil, nosso país tem uma grande tradição e distinção nos projetos de mobília. “Nossa força está nos materiais e, sobretudo, na criação. A cultura da cópia precisa chegar ao fim. Há enormes talentos entre profissionais consagrados e nomes das novas gerações. Ótimos exemplos dessa combinação podem ser vistos nas exposições e conteúdos apresentados no IED durante o DW!”, completa.

 

Design autoral e indústria

Sob o tema “Design autoral e indústria”, as iniciativas são resultado de uma parceria entre o Instituto Europeu de Design, a Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, a Eucatex, o Instituto Leo Madeiras e a ADP – Associação de Designers de Produto, por meio de seu núcleo de mobiliário.

Participam as marcas Artefama, Butzke, Flexform, Lazzari, Ornare e Saccaro, com criações dos designers ngelo Duvoisin, Anna Scotta, Baldanzi & Novelli, Bruno Faucz, Rejane Carvalho Leite, Roque Frizzo, dentre outros, além de desenvolvimentos de seus próprios estúdios.

As exposições:

“Móvel Brasileiro Contemporâneo”

A exposição Móvel Brasileiro Contemporâneo, organizada pela Abimóvel e pelo Instituto Europeu de Design, com design expositivo de Ricardo Pessuto, apresenta criações recentes de ngelo Duvoisin, Anna Scotta, Baldanzi & Novelli, Bruno Faucz, Rejane Carvalho Leite, Roque Frizzo, Studio Saccaro, dentre outros, para as marcas Artefama, Butzke, Flexform, Lazzari, Ornare e Saccaro.

Lançamentos e apostas das marcas estão entre as peças selecionadas, que contemplam diversos segmentos da indústria, como móveis para áreas externas, para escritórios e para interiores de residências, com destaque para cadeiras, poltronas e mesas.

“Hackeando os Mestres”

O projeto Híbridos e Multifuncionais será lançado durante o DW! 2017 no IED São Paulo, tendo como sua primeira etapa a exposição Hackeando os Mestres, que apresenta protótipos inspirados em grandes designers. É uma iniciativa da Eucatex, Grupo Leo Madeiras e Instituto Europeu de Design – IED, com direção criativa do designer Christian Ullmann.

“Nos propusemos uma situação ideal. Pensar o mobiliário residencial das próximas décadas. Para isto, decidimos olhar o que aconteceu nos últimos 100 anos. O exercício está sendo muito inspirador e o apresentamos em forma de uma exposição, que é, ao mesmo tempo, uma provocação e uma homenagem, hackeando os mestres do passado em busca de respostas, a partir da abordagem do design”, define Christian.

O projeto Híbridos e Multifuncionais propõe pensar o mobiliário residencial do futuro, explorando novos materiais e modos construtivos com a versatilidade necessária para atender diferentes perfis de pessoas em pequenos espaços residenciais e comerciais. Combina design e inovação para o desenvolvimento de uma nova geração de mobiliário fabricado em chapa de MDF.

“Protótipos da casa”

O IED São Paulo apresenta a mostra Protótipos da casa, com projetos de mobiliário criados por alunos de graduação em Design: Produtos e Serviços e do One Year em Design de Mobiliário, sob curadoria de Andrea Bandoni e Alexandre Salles, designers e coordenadores acadêmicos.

Alguns destaques apresentados durante o DW! são a mesa Namoo, da aluna de graduação Michelle Kim, exposta nas semanas de design de Milão e de Londres recentemente e um banco da série Catuaba, do designer e paisagista Ricardo Pessuto, aluno do One Year em Design de Mobiliário e destaque na última edição da Casa Cor.

Participam também da mostra Ricardo Fontenelle (mesa Extensão), Leon Ades (banquinho 8 graus), Daniela Duran (banco Popa), Marcela Albarelli (banco-sapateira Rá-Tim-Bum), Vinicius Vono (cadeira Samurai), da graduação do IED, e os profissionais Beatriz Rezende, Ressoi Pierozan, Gabriela Gaillard e Fábio Cecília, alunos do curso de mobiliário da faculdade.

Serviço

Exposições:
– “Móvel Brasileiro Contemporâneo”
– “Híbridos e Multifuncionais: hackeando os mestres”
– “Protótipos da casa”
Local: Pátio do IED São Paulo
Endereço: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Período: 8 a 18 de agosto
Horários: segunda a sexta, das 8h às 22h
Entrada livre | Haverá serviço de valet disponível no local.


Camilla Carvalho

É jornalista e especialista em redes sociais. Trabalha como produtora de conteúdo, é content hunter do IED São Paulo e fundadora do www.mademoiselleparis.com.br.
Instagram: @mademoiselleparis


IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID