IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Um dia de festa

27 de Março de 2018

O IED DAY contou com oficinas, bate-papos, exposição e muita criatividade

 (FOTOS: RODRIGO DOLORES)

Compartilhar um pouco da cultura do design que o IED São Paulo respira em seu dia a dia foi o ponto de partida da primeira edição do IED DAY, evento realizado no último sábado (24/03). Ao longo do dia, uma série de atividades e ações ocuparam o pátio, algumas salas de aula da faculdade, além da própria fachada que passou a ser uma obra de arte para o bairro.

Com um projeto assinado pela grafiteira Mari Mats, o prédio ganhou uma cara nova com o desenho criado pela artista, dando ao IED a identidade visual divertida e inspiradora que já é a sua proposta como instituição.

Ao longo da tarde, oficinas promovidas por professores, ex-alunos e convidados fizeram com que os participantes colocassem a mão na massa e fizessem criações próprias. No pátio, por exemplo, a oficina de customização dada pela designer Lu Fuchs estimulou a criatividade ao proporcionar que cada participante levasse uma peça para personalizá-la, seja com novos cortes, desenhos livres ou com estêncil, usando uma variedade de tintas, sprays, aplicações de fitas e rendas.

Ainda no pátio, a Mari Mats também promoveu a oficina de stickers, ensinando algumas dicas para a criação de adesivos exclusivos, enquanto a Marquesa Amapola fez diversas poses para o professor Gil Tokio e os participantes da oficina de desenho, que teve como tema central “modelo vivo burlesco.”

Já nas salas de aula, com a oficina de estamparia manual dada pela Maria Cau Levy, os participantes aprenderam as técnicas de estêncil e aplicaram seus desenhos, com formatos e cores próprias, em bandeiras. Enquanto isso, o designer Vitor Inoue do Ateliê Vinco promoveu a oficina de encadernação, em que ensinou três técnicas de costura de cadernos, além de customização com colagens.

Em paralelo, no laboratório de joias do IED, duas turmas puderam criar as próprias alianças em prata, passando por todas as etapas, desde martelar a peça até a solda final, com instrução do professor André Caperutto, durante a oficina de joalheria.

Além disso, um palco montado no pátio recebeu um workshop de beleza com o cabeleireiro e maquiador Denny Azevedo, em que o profissional ensinou ao vivo técnicas e maneiras de recriar penteados com dicas práticas para o dia a dia. Na sequência, a arquiteta e escritora Stephanie Ribeiro e os convidados Adriana Silva, Dorly Neto e Robinho Santana realizaram um bate-papo sobre “As Intersecções nos Processos Criativos.”

Encerrando as atividades do palco, nosso professor de Produto e Sustentabilidade e coordenador de projetos do CRIED, Christian Ullmann, ao lado de Marli Brandão e Sandra Nedopetalski, falaram sobre o livro “Brasil Faz Design – Criatividade brasileira no cenário internacional”, que são coautores.

Já o fotógrafo Andy Salomão participou com sua exposição “Compondo Singularidades”, que faz um paralelo entre a calmaria e o frenético, com o olhar do profissional indo de um extremo a outro.

Mantendo a animação ao longo da tarde, Mari Mats tocou um DJ set completo do ragga/dancehall ao dubstep, seguido de um DJ set do Venga-Venga, com um som tropical e extravagante. Também completaram a festa o food truck Haya com sanduíches de falafel, a bicicleta de sorvete Le Botteghe di Leonardo, o Café Bike Oliver Brown e o CUBQ servindo drinks.

Confira todas as fotos do IED DAY!


Gabriela Nunes
Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Já atuou em assessoria de imprensa e redação de portais e revistas segmentadas. Possui experiência com produção de notícias sobre arquitetura, design e construção sustentável. Atualmente, se dedica à redação de conteúdos no IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.