IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Visibilidade social por meio da fotografia

26 de fevereiro de 2018

Após de formar em fotografia em 2013, Taís de Aquino ingressou no IED São Paulo para dar continuidade aos seus estudos e formou-se também em Design Gráfico e Digital, em 2017. Para seu trabalho de conclusão de curso, Taís reuniu as duas áreas em um projeto incrível chamado “Residir é Resistir”.

“Como se tratava de um projeto de design gráfico, a solução estaria em comunicar essa situação através de alguma linguagem visual. Então, escolhi a fotografia como ferramenta para isso, e foi aí que aliei minha capacidade como fotógrafa com a de designer gráfica – estudando a fotografia antropológica com a metodologia do design. O resultado foi um projeto de exposição fotográfica de uma série de retratos dos membros das comunidades do litoral do sudeste brasileiro”, detalha a ex-aluna.

O projeto de Taís apresenta o problema residencial das comunidades litorâneas do sudeste brasileiro, que lutam para permanecer em sua região de origem em meio a alta especulação imobiliária. “Bright”, uma das fotografias deste tema, foi selecionada para o cartaz e convite da exposição coletiva “Blurring the Lines” com curadoria de Steve Bisson e Rodrigo Orrantia, em Paris, na Paris College of Art, realizada em novembro do ano passado.

     

Segundo Taís, sua participação nesta mostra aconteceu devido ao convite da coordenadora do curso, Eliane Weizmann, que acompanhou sua banca de TCC e conhecia o interesse da aluna pela fotografia. “Quis participar do processo seletivo, pois nunca havia participado de algum antes, achei que seria uma boa experiência”, relembra Taís, comentando que ficou feliz e surpresa com o resultado.

“Temos muita ansiedade em já chegar em algum lugar ou de sermos reconhecidos logo. Os alunos devem aproveitar ao máximo essa porta que o IED abre para ter novas experiências e conhecer outros profissionais, é realmente enriquecedor para o nosso currículo e bagagem cultural, além de nos impulsionar no mercado de trabalho”, conta a designer e fotógrafa.

Agora Taís volta a São Paulo com a exposição “A fotografia como ferramenta de visibilidade social”, trazendo temas sociais diversos como questões residenciais, raciais e de gênero, com o objeto de dar visibilidade aos assuntos através de fotos. A mostra fica em cartaz de 26 de fevereiro a 19 de março, na recepção do IED São Paulo.

A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE VISIBILIDADE SOCIAL
Data 26 de fevereiro a 19 de março
Visitação segunda a sexta, das 10h às 22h
Local IED São Paulo
Endereço Rua Maranhão, 617 – Higienópolis, São Paulo
Informações 3660 8000
Entrada gratuita


Gabriela Nunes
Formou-se em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Já atuou em assessoria de imprensa e redação de portais e revistas segmentadas. Possui experiência com produção de notícias sobre arquitetura, design e construção sustentável. Atualmente, se dedica à redação de conteúdos no IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Av. João Luis Alves, 13
Urca
22291-090
+55 21 3683 3786

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.