24 maio 2022

O IED propõe para o ano letivo 2022/23, a partir de outubro de 2022, os primeiros cursos de especialização de dois anos de sua oferta.

A seguir as palavras de Riccardo Balbo, Diretor Acadêmico do Grupo IED, com o motivo desta escolha e por que este é o momento certo para abordar estas questões.

“A história do IED é caracterizada por uma linguagem e por uma substância que são provocativas, mas nunca exageradas.

Uma tensão constante – nos cursos, entre professores, nas atividades de design – que leva a questionar tudo, cíclica e constantemente: é a tensão do design, cuja missão é colocar a inteligência a serviço da melhoria do mundo, utilizando o pensamento lateral com competências específicas e uma visão coletiva. O design e o projeto são inovadores pela própria natureza e uma Escola de Design deve ser do mesmo modo.

Escutar e sintonizar-se com as mudanças e as motivações por trás delas, sem preconceitos, é um compromisso que custa esforço e é possível se incluir a todos.

É a maneira do IED de fazer pesquisa, de contribuir para a inovação, equalizando os sinais provenientes das milhares de pessoas que gravitam em nossa rede: professores, estudantes, ex-alunos, empresas, instituições, famílias e outras escolas como a nossa.

Os cursos de especialização de dois anos, que concedem um Diploma de Master de Nível II, visam formar designers visionários, inovadores e transdisciplinares, futuros líderes criativos capazes de enfrentar problemas complexos e provocar mudanças sociais, culturais, ambientais e econômicas positivas, antecipando as necessidades da coletividade com resultados de design inesperados.

A formação de segundo nível e os DASLs que o IED prevê terão sempre uma inclinação transdisciplinar, mesmo que se concentrem em temas relacionados à continuidade com os âmbitos de referência como moda, artes visuais, arte, comunicação e design. Um desafio que tira todos de sua zona de conforto - estudantes, designers, escolas - mas que acreditamos ser a alavanca para ajudar a formar os jovens de uma forma crítica e visionária.

A transição de "project seeker” (que caracteriza os DAPL do IED) para "problem lover" é um salto importante, mas necessário.

Muitas pessoas se perguntam por que o IED decidiu inaugurar sua oferta no Segundo Ciclo de Educação Universitária de Dois anos (DAPL) com o título de Design Transdisciplinar.
O Design hoje vive uma época de sucesso, jamais vivida, na qual também é reconhecido e atribuído o valor de um catalisador metodológico e cultural.

Entretanto, esta abertura e ampliação inesperada oferece seus riscos: uma perda de identidade disciplinar, um enfraquecimento do significado e, sobretudo, uma grande confusão entre metodologias, objetivos, perguntas e respostas.
A primeira questão a ser esclarecida é justamente a interação entre disciplinas: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade não são sinônimos, mas diferentes maneiras com as quais as disciplinas interagem: para enriquecer e equilibrar soluções, para buscar novas soluções ou - no caso da transdisciplinaridade - buscar novas questões, a partir das quais novas disciplinas se fundirão com o tempo.

Para uma escola de Design como a nossa, é importante questionar o futuro: o futuro do Design, o futuro de nossos alunos, o futuro das profissões criativas, o futuro do planeta.
De fato, o DAPL em Design Transdisciplinar não segue os passos da continuidade no âmbito dos cursos de três anos: propõe um método disruptivo, está aberto a todos os perfis, propõe olhares alternativos sobre fenômenos conhecidos por todos e questiona os grandes temas da contemporaneidade: um curso que raciocina como Design mas não necessariamente produz resultados de Design.
Os tópicos de reflexão são a mobilidade e a transformação urbana, observadas através da lente das implicações (as perguntas) em vez de aplicações (as respostas).
Um curso que o MUR reconheceu por sua capacidade de acolher o mandato dos cursos de Mestrado e Diplomas Acadêmicos de Segundo Nível - partindo das habilidades adquiridas para abrir-se a uma visão crítica - e para destacar um método que abre uma visão."

Pode estar interessado em: