IED
na DW! 2022

 

Indio San/ Midjourney
Indio San/ Midjourney

Sonhar Design

Há 11 anos que a cidade de São Paulo sedia um dos maiores e mais relevantes eventos de design do mundo: a DW! São Paulo Design Weekend. Desde o início, o Istituto Europeo di Design fez parte deste movimento que celebra o Design como um importante hub.

Para a edição deste ano, que acontecerá presencialmente no IED SP nos dias 8 e 9 de setembro, vamos abordar a temática do "Sonhar Design" de maneira colaborativa com alunos(as), docentes, parceiros e cidadãos com o objetivo de sonhar o design ampliado a novos contextos atentos às demandas e desejos da sociedade do presente e do futuro.

A programação aqui no IED também conta com uma exposição no pátio entre os dias 5 e 20 de setembro, para apresentar à comunidade novas possibilidades e experiências que exploram novas premissas de caráter regenerativo dedicadas à construção de melhores futuros.

Queremos buscar juntos novas, necessárias e urgentes abordagens, ferramentas e metodologias centradas na vida, voltadas à equidade, apoiadas em responsabilidade socioambiental e diversidade por meio da exploração de possibilidades plurais e experimentações de reflexão e cocriação para projetar e prototipar formas mais responsáveis de fazer design.

Nossa missão como escola de design é constituir e desenvolver visões de futuros que sejam plurais e colaborativas, sensíveis a seu tempo e território, críticas e democráticas para sermos capazes de projetar o design, continuamente, refletindo, posicionando-se, explorando e criando novas possibilidades – sonhando novas possibilidades. 

Por isso, convidamos toda a comunidade a refletir se é possível sonhar com outras possibilidades de cidade, de produção, consumo e de vida. Vamos incorporar novas perspectivas e discussões a fim de expandir as fronteiras do design, bem como identificar os caminhos que nos trouxeram até aqui para compreender os desafios contemporâneos. Mas será que isso é o suficiente?

Participe da 11ª edição da DW! e vamos sonhar Design juntos. 

Confira a programação completa do evento:

Programação Completa

De 05 a 20 de setembro

Local: Pátio IED SP - aberta ao público

 

SONHAR DESIGN

Nosso desejo é sermos capazes de sonhar um outro design e desenvolver novas soluções e metodologias apoiadas em abordagem sistêmica e que prescindam de um posicionamento político estabelecendo-se em duas dimensões e escalas de discussões: temporal e, portanto urgente, e espacial, sob a perspectiva territorial repensando os processos para que sejam mais abertos e democráticos, de modo plural e colaborativo

A proposta é apresentar à comunidade novas possibilidades e experiências que exploram o conceito original, expandem o campo, estabelecem novos parâmetros e instauram novas premissas por uma atividade projetual de caráter regenerativo dedicada à construção de melhores futuros.

Todos os trabalhos e obras expostas se organizam para oportunizar o mapeamento deste novo território que o Design, sonhado e projetado por nós - alunas e alunos, egressos, docentes e convidados dos cursos de design de produto e serviço, mobiliário, jóias, moda, gráfico e digital, food design, design estratégico e design de interiores, pode ocupar e transformar.

 

 

08/09 - das 14h às 15h
Abertura da Food Design Week - Food Design World: Brasil x Europa

Participação: Sergi Freixes coordenador do curso Master em Food Design, Christian Ullmann co criador do Food Design Lab e curador da Food Design Week , Luiz Milleck organizador do Observatório de Food Design no Brasil e representante da Rede Latino Americana de Food Design.

Evento online

Assista aqui!

 

09/09 - das 14h às 16h
Food Connect Design:  talks e insights

Participação: Carla Pernambuco, Felipe Ribenboim e Alberto Gonçalves Neto. Mediação Mariana Bacci.

Evento presencial - auditório

Descritivo: Uma conversa sobre o universo de food design, seus métodos e novas possibilidades. O papel do food design no redesenho do sistema alimentar. Reconexão com a origem da comida, novas tecnologias, oportunidades para produtos e marcas brasileiras.

Encerrado

 

09/09 - das 16h às 18h
Workshop Food Design Futures: Food Design para sonhar e projetar o Futuro da Alimentação

Facilitação: Mariana Bacci e Christian Ullmann

Evento presencial - auditório

Descritivo: Food Design é um convite para criar novas formas de se relacionar com o alimento, invisível para a maioria das pessoas. O ato de se alimentar é individual e está inserido em um contexto rico em memórias e cultura. A revolução da cadeia do alimento começa no prato, mas vai muito além dele. O que sonhamos e podemos projetar para o Futuro da alimentação? 

Encerrado

08/09 - das 17h às 18h
Palestra: Lançamento do livro digital Lixo Invisível

Palestrantes: Anderson Penha, Christian Ullmann e Fabiano Virginio | CR+IED 
Convidados especiais: Integrantes do Coletivo Lixo Invisível 

Evento presencial - auditório

Receitas de Design para você ressignificar o destino dos resíduos produzidos na sua casa, de forma consciente e criativa.

Encerrado

 

 

08/09 - das 18h às 20h
Workshop: Vamos fazer joias com o resíduo que produzimos?

Oficineiras: Ana Borba e Giuliana Mantovi

Evento presencial - lab design

A proposta do Movimento Lixo Invisível é ressignificar o descarte doméstico. Nesse contexto, criamos a oficina de joias onde a criatividade será incentivada através da manipulação de materiais com diversas técnicas para a criação de acessórios contemporâneos.

Vagas limitadas. 

Encerrado

08/09 – das 18h às 19h
Bate-papo: Madeira Brasileira Aplicada ao Design

Palestrante: Pedro Galaso

Evento presencial - auditório

Com a proposta de educar e desenvolver métodos criativos no uso da madeira, o bate-papo com Pedro Galaso sobre a madeira brasileira aplicada ao Design apresenta o novo curso de extensão do IED Brasil, e busca mostrar como o uso dessa matéria prima para a fabricação de móveis foi transformado ao longo do tempo. Vamos apresentar um panorama sobre o uso da madeira e sua versatilidade de aplicação em diferentes contextos, e os desafios do mercado de móveis e arquitetura.
O curso tem previsão de início no dia 24/10, com aulas online às segundas e quartas, das 19h às 22h. Participe da nossa conversa e saiba mais!

Encerrado

08/09 - das 19h às 21h30 
Palestra: Diálogo e Exibição: Estudos e Projetos Experimentais

Participação: 

Alunos pesquisadores da pós-graduação em Design Estratégico

Alexandra, Guilherme, Maria Carolina, Sarah, Victória,Amanda, Gabriel, Paula, Renata, Thiago Bruna D’avila, Aline Fialho, Isadora Mattos, Ana Beatriz Martins, Lucas Navarro, Malu Lasaro, Jose Campos e Vivi Tavares

+ Convidados do universo da politica, tecnologia e design 

Carlota Mingolla, Elle Aquino, Billy Garcia e Anderson Penha

Evento presencial - auditório

Descritivo: Toda estética reflete uma ética. O design é uma expressão da forma como vemos e compreendemos o mundo ao nosso redor e o por vir. Nas aulas de Design Experimental, no curso de Design Estratégico, estimulamos o pensamento crítico-criativo e realizamos estudos e especulações sobre caminhos e possibilidades. Ao longo do período de isolamento social e pós-isolamento utilizamos nossas aulas e laboratórios para elucubrar sobre a "Construção de diálogos à mesa em tempos de polarização", "a oculpação da Corpocidade durante o confinamento social" e um possível "Congresso futurista em um mundo de virtualidades". Estes estudos e ensaios são uma forma de despertar para os riscos e oportunidades que nos apresentam adiante e também de uma forma estimular o uso mais aberto da criatividade para além da restrições impostas no dia a dia.

Encerrado

09/09 - das 12h às 13h

Peugeot Lab: Design

Palestrantes: Fernando Pastre Fertonani - Exterior Shape Designer da Peugeot e Gustavo Greco - sócio e diretor de criação da Greco Design e Fernando Prates. 

Evento presencial - auditório

Descritivo: o time Design da Peugeot promove uma imersão ao design da marca

 

Encerrado

09/09 - das 13h30 às 17h
Workshop: Perspectivas sobre o futuro do ensino de Design

Participantes e convidados: Camilla Annarumma, Priscila Mattucci, Rafael Toledo e Rafaela Cossielo

Evento presencial - sala 11

Descritivo: Diante do desafio de sonhar um novo design e de projetar continuamente o design, construindo visões de futuros plurais e colaborativas, propomos um workshop para cocriar novas perspectivas sobre o futuro do ensino de design. Com a facilitação dos designers de serviço Camilla Annarumma, Rafael Toledo e Rafaela Cossielo, pesquisadores sobre o ensino do design e a facilitação visual da designer e visual thinker Priscila Mattucci, convidamos todas e todos a se juntarem para, a partir do uso de métodos e ferramentas próprias do campo do design, repensarmos a jornada dos estudantes de design, refletindo sobre um futuro em que o design, de fato, assuma seu protagonismo diante das questões sociais, tecnológicas, políticas, ambientais e econômicas.

Vagas limitadas (20).

Encerrado

09/09 - das 17h00 às 18h15

Talk Diálogos entre as práticas pedagógicas e profissionais do design de serviço

Participantes e convidados:  Rafael Toledo,  Camilla Annaruma, Maria Alice Gonzales e Caio Falocci

Evento presencial - sala 11

Descritivo: O design de serviço é um campo que tem atraído atenções da academia e do mercado brasileiro nos últimos anos. Questões sobre a necessidade / importância da aproximação entre a academia e o mercado são emergentes, bem como uma reflexão sobre qual deve ser o perfil do egresso para atender às demandas profissionais do campo. Nesse sentido, convidamos especialistas do campo - tanto sob a perspectiva acadêmica quanto sob a perspectiva profissional - para apresentarem suas visões e, posteriormente, debaterem com o público presente sobre as aproximações e distanciamentos entre as práticas pedagógicas e profissionais do design de serviço.

Encerrado

09/09 - das 18h30 às 19h30

Design de mobiliário: produto ou serviço? I Tuim móveis por assinatura

Convidados: Pâmela Paz e Thais Behar

Mediadora: Graziela Nivoloni

Evento presencial - sala 11

Descritivo: O que está mudando em relação aos novos comportamentos de consumo? De móveis a livros, de automóveis a mochilas, o que compramos e o que acessamos? Design de serviço e os novos modelos de negócios que transformam produtos em soluções e experiências. Para discutir e compreender como o mercado e os usuários tem se comportado individualmente ou em rede, mediados pelas inovações tecnológicas, e os distintos formatos de consumo que tem emergido, receberemos Pâmela Paz, fundadora e CEO da Tuim Móveis por assinatura.

Inscreva-se

Local: Pátio IED SP - aberta ao público

A festa de encerramento da 11ª edição do DW! 2022 será no pátio do Istituto Europeo di Design, junto com a festa de encerramento do evento Lettering For All, que acontece na Ziv Gallery, no Beco do Batman. Teremos a participação de artistas expositores nessa grande celebração, com a banda Baile Geral, composta por cinco músicos tocando clássicos do Jazz, Rock e Pop, e do DJ Vitello, que fará a discotecagem durante os intervalos.

 

*Evento sem inscrição, sujeito à lotação por ordem de chegada.