Data

25 Julho 2026

Horário

11:30 - 14:30

Local

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - Brasil

Formato

Presencial

Garanta sua presença no Sympla ao final da página!

Neste workshop mão na massa, os participantes serão convidados a vivenciar o processo de criação e confecção de alianças em prata a partir da técnica tradicional da forja.

Com a orientação de André Caperutto, cada participante receberá uma barra de prata e irá explorar etapas fundamentais do trabalho joalheiro, compreendendo como gesto, matéria e técnica se conectam na construção de uma peça única e autoral.

Ao longo da atividade, será possível experimentar o processo de transformação do metal até a finalização da aliança, imprimindo identidade, textura e personalidade em cada criação.

Mais do que produzir um acessório, o encontro propõe uma imersão no universo da joalheria contemporânea, aproximando os participantes dos processos criativos, artesanais e conceituais que envolvem o design de joias.

Uma experiência ideal para quem deseja conhecer de perto o curso One Year em Joias: Design & Negócios, do IED São Paulo.

 

Programação do Evento:

9h00 – Credenciamento

9h30 – Welcome Coffee e Networking

10h00 – Palestra de abertura - Design para Transições: Metadesign e a Revolução Regenerativa com Caio Vassão

11h30 - Workshop I Criação e Confecção de alianças forjadas em Prata

 

Garanta sua vaga no Sympla!

Link do Sympla

 

Participante:

André Caperutto

Graduado em Arquitetura e pós-graduado em Design Estratégico, é autor de joias e artista plástico. Com grande produção a partir de 1997 e dando aulas desde 2000, atuou como designer da Mirandouro Joias e expôs suas obras no Mercado Mundo Mix, no Espaço Galeria Paludeto, Feninjer, IED SP (DW 2017/DW 2018/DW 2019), além de feiras e lojas colaborativas. Foi selecionado para criar e desenvolver o troféu “Mulher Brasileira”, premiação da Rede Mulher, que contemplou personalidades femininas de destaque. Já ministrou cursos EAD e teve participações em programas de TV aberta. Possui amplo conhecimento sobre técnicas e materiais, trabalhando com metais nobres, pedras, madeiras e resinas na busca da joalheria contemporânea.

Pode estar interessado em:

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Styling e Suas Vertentes

Neste workshop, Drica Cruz conduz uma conversa aberta sobre as múltiplas vertentes do styling contemporâneo e os diversos caminhos profissionais que se abrem para quem deseja atuar na área.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra de Abertura I Design para Transições: Metadesign e a Revolução Regenerativa

Nesta palestra, Caio Vassão convida o público a refletir sobre o papel do design diante desses desafios complexos e interconectados, apresentando o metadesign como uma abordagem capaz de apoiar processos de transformação cultural, social e sistêmica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra I O designer na era da IA: co-criação por meio da UX/UI

Nesta palestra, Marcelo Falco propõe uma reflexão prática sobre a co-criação entre designers e ferramentas de IA generativa, explorando como UX e UI podem se integrar a novos fluxos criativos, estratégicos e colaborativos.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Roda de Conversa I Transição Tecnológica e Econômica no Retail Design

Nesta roda de conversa, Cintia Lie, Fabrizzio Topper e Indio San discutem como o Retail Design vem se adaptando a um cenário em que tecnologia, criatividade e impacto social precisam coexistir de forma estratégica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I A Casa Antes da Forma: Habitar em Transição

Neste workshop experiencial, Ila Rosete, Christian Krulikowski e Daniel Prazeres convidam os participantes a refletirem sobre os novos modos de habitar e sobre aquilo que existe antes da forma, do layout e da especificação técnica.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Oficina de desenho e criação de calçados, bolsas e roupa

Neste workshop, os participantes serão convidados a experimentar o universo criativo do desenvolvimento de produtos de moda, explorando processos ligados ao desenho, conceito e construção visual de calçados, bolsas e roupas.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Roda de Conversa I O que o Salone del Mobile revela sobre transições do design?

Nesta roda de conversa, Laercio Marques, Alexandre Salles, Anelise Campoi e Priscila Pirane compartilham leituras e percepções sobre os principais sinais observados na edição 2026 de um dos eventos mais relevantes do cenário global do design contemporâneo.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Workshop I Comunicação do Futuro: Workshop de especulação criativa

Neste workshop, Natalie Davantel convida os participantes a explorarem a especulação criativa como ferramenta para imaginar novos cenários, linguagens e experiências comunicacionais mais humanas, sensíveis e conectadas aos desafios contemporâneos.

Workshops

25 julho 2026 - 25 julho 2026

São Paulo

Palestra I Contexto de Moda e Marketing Contemporâneo

Nesta palestra, Antonio Slusarz e Ricardo Alexandre Bontempo apresentam uma leitura contemporânea sobre as mudanças que vêm redesenhando o mercado fashion, abordando desde os novos hábitos de consumo até o impacto da tecnologia e dos dados na comunicação de moda.