Sabe aquela sensação de que as 24 horas do dia não parecem ser suficientes? Isso pode ser um sinal de que você precisa aumentar sua produtividade. 

A boa notícia? É possível virar esse jogo!

Com algumas dicas infalíveis, você poderá fazer mais em menos tempo, sem abrir mão da qualidade. 

Com isso, logo verá os resultados aparecerem na sua carreira. Quer saber o que fazer? Veja 5 dicas para aumentar a sua produtividade!

Por que caprichar na produtividade no trabalho?

Tudo bem, você já entendeu que precisa fazer mudanças no seu dia a dia para resolver essa questão. 

Mas, afinal, por que ser produtivo tem tanto impacto no seu trabalho?

A resposta depende de conhecer o impacto dessa característica tão desejada na sua imagem profissional e na sua performance. 

Capacidade de entrega com qualidade

Imagine que você comece a levar menos tempo para concluir as tarefas. Mais que isso: consegue fazer o que precisa ser concluído, entregar tudo no prazo e ainda é capaz de fugir de erros e retrabalhos. 

Não se trata de um superpoder: significa que a produtividade está em alta.

Quando essa habilidade é desenvolvida, sua capacidade de entrega se multiplica.

E o melhor é que você pode desenvolvê-la sem deixar a qualidade de lado, o que vai garantir a entrega eficiente de trabalhos bem-feitos! Quer coisa melhor?

Atuação dinâmica e flexível

Quando você desenvolve a capacidade produtiva, toda a sua forma de trabalho muda. 

Como os prazos já não são um problema, é possível encaixar melhor um imprevisto ou uma mudança de rota nas suas tarefas, por exemplo.

Também fica mais fácil se adaptar a novas demandas e até crescer com elas. Em um mercado tão dinâmico e que exige uma resposta rápida, isso faz a diferença.

Destaque no ambiente profissional

Caprichar na produtividade faz com que seu rendimento vá às alturas! 

Você produzirá mais e melhor e criará um ritmo que, pode acreditar, não passará despercebido. Então, isso não deixa de ser um caminho para obter destaque profissional.

Isso significa ganhar a confiança no ambiente de trabalho e transmitir uma imagem de alguém que comporta mais responsabilidades. 

Espaço para viver novos desafios

Quando tudo o que você faz é correr atrás do prejuízo, tentando dar conta de tudo, é impossível se envolver com novos projetos. 

Afinal, as responsabilidades atuais já são impactantes o suficiente, o que significa que não há como explorar novos desafios.

Por outro lado, com maior capacidade de entrega de resultados, é possível ter novas experiências.

Isso ajuda a evitar o tédio e, principalmente, ficar mais próximo de gerar um impacto significativo!

Produtividade - dicasComo turbinar o seu nível de produtividade?

Algumas dicas são fundamentais para aumentar sua produtividade. Confira, a seguir, algumas delas.

1. Organize-se e conheça as prioridades

Muitas vezes, a bagunça é uma das vilãs de um cotidiano improdutivo. Então, nada mais justo que começar com uma boa organização.

Isso até tem a ver com a sua mesa de trabalho, mas está muito mais relacionado às suas tarefas.

Portanto, é essencial conhecer o que você precisa fazer, definir prazos e entender as características das tarefas. A partir disso, defina a relevância de cada atividade e estabeleça as prioridades.

2. Conheça os seus padrões mentais

Trabalhar a mente é essencial para produzir mais. É possível entender o que estimula seu cérebro e como fazê-lo funcionar melhor.

Se você sabe que o e-mail é uma fonte de procrastinação, retire os alertas de mensagens e deixe para conferi-lo em intervalos.

Se as redes sociais causam distração, delete os aplicativos do celular.

O importante é conhecer os seus padrões de comportamento para favorecer o que for positivo e mudar o que atrapalha a conquista de resultados.

3. Crie rajadas produtivas

Outra dica para ter resultados melhores envolve criar períodos altamente produtivos, nos moldes de uma rajada de impacto.

Em vez de tentar dar conta de tudo por horas seguidas, defina um período de 30 ou 45 minutos exclusivamente dedicado a uma tarefa.

Nesse momento, você pode conseguir fazer muito mais do que se passasse várias horas a fio com a tarefa em mãos, por exemplo.

É claro que cada atividade tem o próprio período, então é importante avaliar o que faz sentido para o seu dia a dia para criar esses momentos altamente focados.

4. Delegue o que for possível

Deixar de fazer algo também é uma forma de conseguir fazer mais. Não entendeu? Pois saiba que isso tem a ver com a habilidade de delegação.

Em vez de centralizar todas as tarefas, procure distribuí-las dentro do que for possível.

Se você trabalha em equipe, não faz sentido deixar tudo sob sua responsabilidade. 

Em vez disso, é muito mais produtivo que as tarefas sejam distribuídas de acordo com interesses, habilidades e conhecimentos.

Ao final, vai ser possível notar como acompanhar e gerenciar leva menos tempo que executar — e pode gerar resultados ainda melhores.

5. Tenha momentos de descanso

Aumentar a produtividade não significa trabalhar o tempo todo, sabia? 

Na verdade, é importante relaxar um pouco para que o cérebro não perca a concentração tão facilmente. 

Na sua jornada diária, separe alguns minutos para descansar e até fazer algo não relacionado ao trabalho.

No dia a dia, em geral, tenha sempre períodos no dia para deixar o trabalho de lado para, justamente, estar pronto para ele da melhor maneira!

Deixe sua produtividade em alta!

Aumentar a produtividade é possível e não exige grandes mudanças milagrosas. 

Com novos (e melhores) hábitos, você terá a chance de entregar mais e, assim, alcançar os seus objetivos profissionais.

Se quiser mais dicas sobre o mercado de trabalho e vida de estudante, assine nossa newsletter — é gratuita, exclusiva e sem spam!