Gostaria de crescer profissionalmente e garantir seu lugar no mercado de trabalho? Então, você precisa de um plano de carreira!

Com ele, você descobrirá exatamente onde quer e pode chegar. Não sabe por onde começar? Aproveite a leitura e descubra as melhores dicas.

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é uma ferramenta usada para que você planeje seu futuro dentro de uma organização. Ou então, em relação à sua profissão, caso você ainda esteja no primeiro emprego.

Ele é, geralmente, realizado junto ao setor de RH. Mas você também pode determinar certos objetivos por conta própria.

Para estrutur√°-lo, ser√° preciso levar em conta seu desempenho e sua motiva√ß√£o no trabalho. O planejamento √© dividido em cargos e fun√ß√Ķes para que se determine uma progress√£o at√© que voc√™ chegue ao seu objetivo.

E cumpra o tempo esperado para isso, o que √© mais importante. Al√©m disso, se voc√™ precisar correr atr√°s de novas capacita√ß√Ķes e habilidades, poder√° se preparar tamb√©m de acordo com essa linha do tempo estabelecida.

Existem dois tipos de plano de carreira. Veja um pouco mais sobre cada um deles!

Plano de carreira em Y

Neste modelo, o formato da letra Y é levado em conta. Em um cargo específico, o colaborador chega a uma bifurcação.

Isso significa que dever√° escolher entre se tornar especialista ou gestor. √Č indicado para setores diversos, como ind√ļstria farmac√™utica e de alimentos, tecnologia e engenharia.

Pois, neles, é preciso certo nível de conhecimento técnico. A escolha pela carreira de especialista é a mais comum.

No entanto, para setores administrativos, comerciais e de marketing, a escolha √© pela gest√£o. Se tornar l√≠der de equipes e assumir coordena√ß√Ķes de √°reas √© a fun√ß√£o designada.

Plano de carreira em W

O plano de carreira em W, por sua vez, determina que ao invés de ser especialista ou gestor, o profissional pode se tornar um gestor de projetos.

Ou seja, ele não é exatamente aquele líder tradicional, que se preocupa com o desenvolvimento de outras pessoas e setores. Ele, na verdade, acompanha projetos específicos, unindo as duas propostas apresentadas no modelo Y.

Atua de maneira mais t√©cnica e consultiva. √Č uma op√ß√£o que ainda est√° ganhando for√ßa nas empresas.

Mas que se você conseguir conquistar, com certeza terá muito sucesso! E ainda vai implementar uma inovação dentro do seu local de trabalho.

Plano de carreira planejamento

Por que todo profissional precisa ter um?

J√° percebeu como tudo na nossa vida precisa de planejamento?

Se você quer fazer um curso de graduação ou especialização, comprar um carro ou se mudar de casa, precisa parar, analisar e se programar.

Com suas demandas profissionais, isso não é diferente! O plano de carreira é feito para que você possa atingir seus objetivos. Tanto dentro da empresa dos seus sonhos como de forma independente.

Mais oportunidades de trabalho e atualiza√ß√Ķes

Ele ajudará a determinar suas buscas e/ou oportunidades de trabalho, a moldar seu currículo e a montar um portfólio para seus trabalhos.

Assim, voc√™ conseguir√° at√© mesmo encontrar forma√ß√Ķes e cursos que deixem voc√™ mais perto de seus objetivos.

Melhor planejamento do futuro

Mas atenção! Nem tudo acontece de imediato, ok?

Muitas vezes, alguns anos são necessários para que você tenha retorno. Em especial, em relação à tão sonhada estabilidade financeira.

Mas com um bom planejamento, você não ficará acomodado esperando isso acontecer. Pelo contrário, conseguirá enfrentar seu caminho com determinação e ter um excelente desempenho por onde passar.

Crescimento profissional onde você trabalha

Saiba que as empresas também ganham ao investir em planejamento para seus colaboradores.

Elas conseguem reter talentos, percebem mais motivação no ambiente de trabalho, formam líderes com a verdadeira essência do negócio e ainda são capazes de atrair novos colaboradores para a equipe.

Portanto, procure descobrir se a organização em que você trabalha se disponibiliza a ajudar a criar esse direcionamento com e para você, por meio do RH. Se não, é hora de repensar se este é mesmo o melhor lugar para seu desenvolvimento profissional!

Como criar um bom plano de carreira?

Mas e aí, o que é preciso para criar um bom plano de carreira? O passo a passo está aqui!

Faça mapeamentos

Para seu planejamento, você precisa mapear três coisas diferentes.

Primeiro, seu lado pessoal. Voc√™ identifica seus valores, interesses, motiva√ß√Ķes e inseguran√ßas. Enfim, definir√° tudo o que move voc√™ e lhe d√° vontade de ser um grande profissional.

Segundo, suas competências. Crie uma listinha com todas as suas habilidades e qualidades. Pense no que diferencia você de um grupo e como você se destaca em meio a concorrência.

Terceiro, seu mercado! Qual √© a sua √°rea, cargo e fun√ß√£o? E aonde voc√™ quer chegar? O que √© preciso ter para esse objetivo? √Č poss√≠vel driblar algum obst√°culo? Coloque isso no papel para chegar ao seu plano de a√ß√£o.

Crie seu plano de ação

Em seguida, você pode começar a criar seu plano de ação!

Com base em suas metas principais, avalie o que você já tem para chegar até lá. Pense também em suas potencialidades: seus pontos fortes e fracos ajudarão a definir o que você pode valorizar e o que tem que melhorar.

Trace estratégias

Pode ser que, com o que você tenha hoje, ainda não consiga completar sua jornada rapidamente. Entretanto, não é motivo para jogar a toalha!

Pelo contrário, você deverá ser estratégico. Tome nota do que precisa fazer e das experiências que precisa ter.

Assim, conseguirá definir melhor as providências a serem tomadas, dentro da sua realidade atual.

Inspire-se em exemplos de sucesso

Com certeza, você conhece profissionais de renome que servem de inspiração.

Até mesmo dentro da empresa que você trabalha deve ter alguém conhecido que teve uma trajetória de sucesso.

Ent√£o, fa√ßa dessas pessoas bons exemplos para voc√™. Aprenda tudo o que puder e, diante da possibilidade, tire suas d√ļvidas e pe√ßa conselhos.

Plano de carreira: um guia para crescer profissionalmente

O plano de carreira √© importante para toda e qualquer profiss√£o. E √© algo indispens√°vel dentro de empresas de grande e pequeno porte, al√©m de profissionais aut√īnomos.

Portanto, não deixe esse planejamento de lado! Invista, anote tudo e trabalhe com foco para chegar ao cargo que você sempre quis.

Gostou do que viu por aqui? Assine nossa newsletter para mais dicas do mercado de trabalho e da vida de estudante!