A grande concorrência, associada à instabilidade do mercado brasileiro, leva milhares de pessoas a buscarem qualificação.

Por isso, manter-se atualizado e relevante é uma missão que também cabe às instituições de ensino superior. Foi pensando nisso que o IED criou o One Year, modalidade de curso de extensão com um ano de duração.

O IED se antecipou às tendências de mercado para elaborar cursos com propostas enriquecedoras para a vida profissional do aluno. Assim, criou mais essa opção que se soma ao seu portfólio de cursos.

Antes de saber mais sobre essa modalidade de extensão, vamos entender quais as opções de estudos realizados após uma graduação existentes no mercado. Veja a seguir.

Quais são os tipos de cursos feitos após uma graduação?

Existem algumas alternativas para estudar após terminar uma faculdade. As mais conhecidas são as pós-graduações lato sensu e stricto sensu. Mas para quem deseja algo mais curto e intensivo, os cursos de extensão são uma boa opção.

Saiba mais sobre cada uma dessas modalidades de curso.

A pós-graduação stricto sensu tem foco acadêmico e é voltada para qualificar profissionais que queiram trabalhar como professores e pesquisadores em instituições de ensino superior. Engloba os cursos de mestrado e doutorado.

Já as pós-graduações lato sensu têm foco em aprimorar uma carreira com conhecimentos práticos, distribuídos em uma carga horária extensa.

Além dessas opções, também existem os cursos de extensão, que possuem uma carga horária menor e intensa, se comparado com uma pós-graduação. Por ter um caráter voltado à prática profissional, é tão rico em conhecimento quanto uma pós-graduação.

Ao fazer qualquer uma dessas modalidades, os profissionais podem ter acesso melhores a oportunidades de carreira, cargos de liderança e salários mais atrativos.

E qual é a proposta do curso de extensão One Year?

Esse formato de extensão é exclusivo do IED. Em um único curso, o One Year combina uma visão estratégica de mercado ao empreendedorismo, associado a fatores como criatividade e vivência.

Os cursos One Year, como o nome sugere, têm um ano de duração e são marcados por um forte caráter prático. Ao longo desse período, os alunos se aprofundam em estudos, na cultura e no modelo organizacional de marcas líderes de diversos segmentos de negócios.

Como é a estrutura dos cursos One Year?

Os cursos são realizados em modelos presencial e semipresencial, com aulas concentradas em finais de semana alternados. O modelo foi pensado para reunir participantes de todo o Brasil e, assim, promover diversidade e intercâmbio cultural.

Todos os cursos contam com, no mínimo, 144 horas de disciplinas em sua fase principal. Entretanto, existem horas extras de uma segunda fase, que é um dos grandes diferenciais do curso.

Imersão internacional: um dos maiores diferenciais do One Year

O One Year existe nas modalidades Creative Course e Executive Course, focados em criação ou negócios, respectivamente. Além disso, todos os cursos contam com uma semana intensiva internacional.

Durante esse período, os transparentpharmacy.net alunos têm uma experiência realizada em uma ou mais capitais criativas do IED, localizadas na Itália ou na Espanha.

Quais temas estão disponíveis na modalidade One Year?

Diversos cursos do IED já estão disponíveis para alunos que buscam impulsionar suas carreiras por meio do One Year. Dentre eles, podemos destacar:

Future Studies

O curso de Future Studies é voltado para profissionais que querem se especializar em analisar cenários futuros para áreas de pesquisa, desenvolvimento, marketing e inovação. Ele estimula a transformação de projetos, espaço de trabalho e relacionamentos interpessoais.

Todo o curso será focado sobre três pilares de desenvolvimento:

  • Pensar futuros: momento de conhecer diversos pontos de vista e abrir a mente para futuros possíveis, acessíveis e inclusivos.
  • Planejar futuros: momento de maior conexão com o mercado e com as práticas de pesquisa e construção de futuros.
  • Criar futuros: exercer a prática junto aos mentores, a fim de criar futuros para empresas/organizações parceiras e compartilhar os resultados na jornada do curso

Joias: Design & Negócios

Já o curso de Joias: Design & Negócios estimula o aluno a vivenciar o Design de Joias, conhecer sua história e experimentar as técnicas de ourivesaria e de gestão de negócio aplicadas ao mercado atual.

Os professores possuem vasto conhecimento e vivência no setor. Desse modo, os alunos terão uma visão real do mercado e de suas oportunidades. 

Além disso, os participantes estarão em um ambiente ideal para quem deseja entrar na área, expandir negócios ou começar seu networking.

Design de Mobiliário

O curso de Design de Mobiliário tem um programa avançado para a formação de designers que estejam interessados em atuar nas áreas de criação e produção.

As disciplinas fomentam a inovação sobre utilização de novas matérias-primas, processos fabris e procedimentos de gestão. Tudo isso conectado a questões atuais de sustentabilidade, globalização e identidade cultural.

Em quais áreas serão os próximos cursos?

Em breve, os profissionais que querem se aprofundar no mercado da moda poderão contar com dois novos cursos no modelo One Year. O primeiro deles será sobre Gestão de Startup de Moda, e o segundo, Cultura Material, Consumo e Moda.

Além desses e dos cursos já apresentados, outras opções disponíveis no IED são:

Percebeu como os cursos na modalidade One Year foram pensados para revolucionar seu potencial em apenas um ano? 

Foco em prática, imersão em uma abordagem europeia, intercâmbio cultural e muita vivência e networking são os grandes diferenciais dessa modalidade de extensão.

Se você pretende adquirir uma grande bagagem cultural e profissional em apenas doze meses, conheça um pouco mais sobre os cursos de extensão na modalidade One Year do IED.